A ASSOCIAÇÃO
PRIMEIRA PESSOA
GUIAS
NOTÍCIAS
EDITORA PÚBLICA
REDE
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN
Jeduca | Associação dos jornalistas de educação
notícia

#ContePraJeduca

30/11/2018

Reportagens de educação de jornalistas de todo o Brasil postadas no último mês com #conteprajeduca

Matéria sobre o ensino de música
Fábio Tito/G1

“Como o professor pode agir em caso de perseguição?” é o título de reportagem de Leonardo Valle, no site do Instituto Net Claro Embratel, na qual o jornalista enfatiza que, além da busca de soluções jurídicas, é preciso fortalecer o diálogo na escola.

Na reportagem “Vamos combater o preconceito?”, publicada na Nova Escola, Beatriz Vichessi apresenta, a partir da perspectiva de estudantes e professores que sofrem discriminação no ambiente escolar, estratégias e propostas para o enfrentamento desse problema.

A jornalista Renata Cafardo apresentou e analisou uma das propostas do presidente da República eleito Jair Bolsonaro para a educação infantil: a oferta de vagas em creches mantidas por instituições religiosas, mediante vouchers concedidos às famílias. A reportagem, intitulada “Plano de Bolsonaro une criação de creche e ensino religioso” foi publicada no Estadão.

Em sua coluna dominical no jornal O Estado de S. Paulo, Renata analisou o tratamento dos então candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro e Fernando Haddad dão à reforma do ensino médio em seus programas de governo.

A Folha de S.Paulo lançou mais uma edição do Ranking Universitário Folha (RUF), projeto coordenado por Sabine Righetti.

“Lei que torna o ensino de música obrigatório na rede pública completa dez anos, mas não é implementada” é o título da matéria assinada por Vanessa Fajardo no G1. O texto aponta a baixa oferta de cursos de graduação na área de música como um dos entraves para a plena implementação da lei.

Paulo Saldaña, da Folha de S.Paulo, publicou a reportagem “Governo de SP não consegue atender 60% da demanda de obras em escolas”. Um dos motivos é a redução do orçamento:

O Porvir publicou a matéria “Documentário sobre grêmio de escola pública retrata atuação política de estudantes”, assinada por Fernanda Nogueira, sobre o filme “Eleições”, de Alice Riff, que se passa numa escola estadual de São Paulo.

A revista Ensino Superior publicou a reportagem “Competências para o mercado: todos precisam ser líderes?”, de Diegro Braga Norte, discute a necessidade de as instituições de ensino superior atuarem em prol do desenvolvimento de diversas habilidades socioemocionais, além da liderança.

 

##ContePraJeduca

parceiros mantenedores
Fundação Lemann
Telefonica Fundação / Vivo
Instituto Ayrton Senna
Instituto C&A 25 anos
Instituto Natura
Instituto Unibanco
Itau Social
Itau
Moderna
parceiros institucionais
ABRAJI
Campanha Nacional pelo direito à educação
CENPEC
JeffreyGroup
OEI
Parto Lauand
Todos pela educação
Cooperação reperesentação do Brasil
primeira pessoa