A ASSOCIAÇÃO
PRIMEIRA PESSOA
GUIAS
NOTÍCIAS
EDITORA PÚBLICA
REDE
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN
Jeduca | Associação dos jornalistas de educação
notícia

Jeduca participa de painel sobre dados digitais e transparência

09/05/2018

Organizado pela OEI, evento nesta 5ª-feira vai tratar de ferramentas digitais que facilitam o monitoramento de políticas públicas de educação e de como a imprensa pode se apropriar dos dados

Neves, da CGU: destaque para importância do conceito de governo aberto
Ascom CGU

A Jeduca participa nesta quinta-feira (10/5) da mesa "O que a internet pode dizer sobre educação - ferramentas que tornam o aprendizado mais democrático", que será realizada no Auditório do Saber da feira Bett Educar. Promovido pela OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura), o debate vai tratar de ferramentas digitais que facilitam o monitoramento de políticas públicas de educação, da necessidade de garantir transparência aos dados e de como imprensa e a sociedade podem ter acesso às informações.

 

"O Brasil tem um volume grande de dados sobre educação, nos três níveis de governo. Um dos temas da mesa será dar uma visão geral das informações já disponíveis e de como jornalistas e a sociedade podem se apropriar delas", diz um dos debatedores, Otávio Neves, diretor de Transparência e Controle Social da Controladoria Geral da União (CGU). Também participarão do painel Alexandre Mathias Pedro, responsável pela recém-lançada plataforma Recursos Educacionais Digitais do Ministério da Educação; Paulo Saldaña, diretor da Jeduca e repórter da Folha de S. Paulo; e o executivo da plataforma QEdu César Wedemann.

 

Tão importante quanto o volume dos dados é a transparência deles. "A OEI acredita que o acesso aos dados deve fazer parte do processo para se atingir um maior patamar da qualidade da educação, pois apenas com um debate aberto e amplo é possível alcançar uma real democratização e uma melhoria do ensino no Brasil”, afirma a organizadora do evento.

 

“O uso de dados públicos é parte essencial da missão fiscalizatória do jornalismo", diz Saldaña. "Reforçar canais de transparência, seja pelas demandas jornalísticas ou compromissos públicos, é sinal de fortalecimento da democracia." O diretor da Jeduca vai falar sobre como a imprensa tem utilizado esse canais de transparência e de meios para aperfeiçoar o acesso aos dados.

 

A CGU já faz um monitoramento geral do atendimento, por parte de estados e municípios, dos dispositivos da LAI (Lei de Acesso à Informação) por meio da Escala Brasil Transparente. Neves reconhece que é preciso avançar, mas acredita que o debate sobre transparência deve caminhar paralelamente ao do conceito de governo aberto. "Há um passo além do prestar contas, que é o de criar instrumentos para que governo e sociedade possam trabalhar juntos."

 

Um exemplo citado pelo representante da CGU é o QEdu, plataforma que facilita a visualização de dados oficiais sobre educação. "Ela acabou se voltando como valor agregado para o próprio governo aplicar na administração pública."

 

O público do painel vai receber dicas práticas de como acessar informações por meio de plataformas como o eSic (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão), Portal da Transparência, Portal de Dados Abertos e QEdu. Alexandre Mathias Pedro vai apresentar a Recursos Educacionais Digitais, ou plataforma MEC RED, por meio da qual educadores podem compartilhar, em um único lugar, vídeos, animações e outros recursos digitais gratuitos.

 

A Bett Educar está sendo realizada no São Paulo Expo, no km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes, zona sul de São Paulo. Jornalistas podem se credenciar para cobrir o evento neste link.  

 

 

#transparencia #OEI #CGU

parceiros mantenedores
Fundação Lemann
Telefonica Fundação / Vivo
Instituto Ayrton Senna
Instituto C&A 25 anos
Instituto Natura
Instituto Unibanco
Itau Social
Itau
parceiros institucionais
ABRAJI
Campanha Nacional pelo direito à educação
CENPEC
JeffreyGroup
OEI
Parto Lauand
Todos pela educação
Cooperação reperesentação do Brasil
primeira pessoa