A ASSOCIAÇÃO
PRIMEIRA PESSOA
GUIAS
NOTÍCIAS
EDITORA PÚBLICA
REDE
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN
Jeduca | Associação dos jornalistas de educação
notícia

Jeduca realiza mesa-redonda sobre educação midiática

10/05/2019

Evento gratuito será na terça-feira (14/5), às 15h30, e integra a programação da Bett Educar 2019

Oficina do programa Leitura Crítica de Notícias, da BBC
BBC News Brasil

Os desafios da produção e divulgação de informações no ambiente digital será um dos temas de debate da mesa-redonda “Jornalismo e educação midiática”, promovida pela Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) na próxima terça-feira, 14/5, às 15h30. O evento é gratuito e integra a programação da Bett Educar 2019.

 

Participam do debate Patrícia Blanco, presidente-executiva e do conselho diretor do Instituto Palavra Aberta, e Paula Idoeta, repórter da BBC News Brasil e coordenadora do projeto Beyond Fake News - Leitura Crítica de Notícias. A mediação será da jornalista Marta Avancini, editora pública da Jeduca. 

 

A Bett Educar 2019 é um evento de educação e tecnologia, que ocorre de 14 a 17/5 em São Paulo. A programação do congresso da Bett Educar pode ser conferida no site do evento

 

Este é o segundo evento da Jeduca em 2019 sobre o papel do jornalismo no contexto atual de reconfiguração da produção e da difusão de notícias, num cenário em que a mídia tradicional e o noticiário disputam espaço com as redes sociais e as fake news. Em março, a associação realizou o seminário “Jornalismo de educação na era da desinformação”.

 

O assunto também será o tema do 3.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca nos dias 19 e 20 de agosto, em São Paulo.

 

Na mesa-redonda “Jornalismo e educação midiática” serão apresentadas as iniciativas do Instituto Palavra Aberta e da BBC News Brasil na área de educação midiática.

 

O instituto criou o programa Educação Midiática, voltado para professores e estudantes (9 a 14 anos). “Neste momento de grandes discussões sobre a desinformação online, as notícias falsas e a proliferação de conteúdos de ódio, a educação midiática é fundamenta para que as crianças e os adolescentes desenvolvam um senso crítico e saibam se movimentar nas redes sociais e no ambiente digital”, analisa Patrícia Blanco.

 

O programa Educação Midiática possui diversas vertentes, entre elas destaca-se a formação a distância de professores, envolvendo cerca de 2,7 mil docentes. O objetivo é formar professores aptos a lidar com os conteúdos relacionados à educação midiática no contexto da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do  6.º ao 9.º ano do ensino fundamental.

 

 A BBC News Brasil mantém o programa Leitura Crítica de Notícias, versão brasileira de uma iniciativa global da BBC lançada em março no país. Desde então, já foram realizadas oficinas para 600 estudantes em São Paulo. “O objetivo é incentivar a educação midiática de jovens e alertar para o avanço da desinformação online”, explicar a jornalista Paula.

 

Serviço

Mesa redonda Jornalismo e educação midiática
Evento grátis, aberto a todos os interessados, que integra a programação da Bett Educar 2019
Local: Auditório 3 da Bett Educar 2019 - Transamerica Expo Center (Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro, São Paulo/SP)
Horário: 15h30

#paulaidoeta #educaçãomidiática #jeduca #jornalismoeeducaçãomidiática #patríciablanco #congressointernacionaldejornalismodeeducação #betteducar

parceiros mantenedores
Fundação Lemann
Telefonica Fundação / Vivo
Instituto Ayrton Senna
Instituto Natura
Instituto Unibanco
Itau Social
Itau
Moderna
parceiros institucionais
ABRAJI
Campanha Nacional pelo direito à educação
CENPEC
OEI
Parto Lauand
Todos pela educação
Cooperação reperesentação do Brasil
primeira pessoa