A ASSOCIAÇÃO
PRIMEIRA PESSOA
GUIAS
NOTÍCIAS
EDITORA PÚBLICA
REDE
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN
Jeduca | Associação dos jornalistas de educação
notícia

Leia o #conteprajeduca de abril

03/05/2019

Educação de jovens e adultos, as idas e vindas no MEC e o aumento da presença de imigrantes entre os estudantes da rede estadual de São Paulo são alguns dos temas das reportagens publicadas no mês

Aumentam as matrículas de imigrantes
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Ana Carolina Moreno fez uma série de reportagens para o G1 sobre a EJA (Educação de Jovens e Adultos) na qual fala sobre a redução do número de escolas que atendem a modalidade; aborda o Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos); e conta a virada de vida de Maria das Neves, de 55 anos, após concluir o ensino médio.

A Agência Brasil publicou reportagem de Mariana Tokarnia baseada em dados do questionário socioeconômico do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que revela que a maioria dos estudantes gosta de estudar língua portuguesa e matemática.

A repórter Paula Paiva Paulo, do G1, publicou reportagem sobre o aumento do número de estudantes estrangeiros na rede estadual de ensino de São Paulo. De acordo com o texto, em 2019, o aumento foi de 18% em relação ao ano passado, totalizando 11.905 matrículas.

“O melhor da escola é o professor, avaliam os estudantes” é o título de reportagem assinada pelos jornalistas Marina Lopes e Vinícius de Oliveira sobre os resultados da segunda fase da pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção, publicada no site Porvir.

O repórter Paulo Saldaña publicou na Folha de S.Paulo a matéria “Ministério Público no TCU quer apuração de efeitos de crise no MEC”, sobre as disputas de influência que resultaram em mais de 20 demissões durante a gestão de Ricardo Vélez Rodríguez. O jornalista também é o autor das reportagens “MEC vai retomar programa de apoio para implementação de Base Curricular” , e “MEC quer avaliação de alfabetização de 2019 apenas em amostra de escolas”.

#viníciusoliveira #paulosaldaña #paulapaivapaulo #mec #marinalopes #marianatorkarnia #imigração #EJA #conteprajeduca #bncc #anacarolinamoreno #alfabetização

parceiros mantenedores
Fundação Lemann
Telefonica Fundação / Vivo
Instituto Ayrton Senna
Instituto Natura
Instituto Unibanco
Itau Social
Itau
parceiros institucionais
ABRAJI
Campanha Nacional pelo direito à educação
CENPEC
OEI
Parto Lauand
Todos pela educação
Cooperação reperesentação do Brasil
Moderna
primeira pessoa