A ASSOCIAÇÃO
PRIMEIRA PESSOA
GUIAS
NOTÍCIAS
EDITORA PÚBLICA
REDE
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN
Jeduca | Associação dos jornalistas de educação
notícia

Leia o #ContePraJeduca de março

01/04/2019

Entre outros temas, matérias abordaram a política de alfabetização do MEC, educação domiciliar e as bolsas da Fapesp

O edital do PNLD 2021 foi pauta na mídia
Agência Brasil

A jornalista Ana Carolina Moreno publicou uma matéria no G1 que mostra que o número de escolas com nomes de militares diminuiu 26% na última década.

 

No Globo, Victor Farias noticia que o CNE (Conselho Nacional de Educação) anulou parecer que previa investimento mínimo por aluno. Sobre o mesmo assunto, no G1, Mateus Rodrigues publicou que o "Conselho disse não ter competência para definir investimento por aluno na educação pública".

 

A repórter Mariana Tokarnia mostra que o Brasil avança em aprendizagem, mas mantém a desigualdades entre ricos e pobres, em reportagem baseada em levantamento do Todos pela Educação, publicada na Agência Brasil.


No Estadão, Renata Cafardo publicou uma reportagem analisando a influência de grupos religiosos na defesa do ensino domiciliar junto ao governo. Na Folha, Paulo Saldaña informou que o Executivo deverá enviar um projeto de lei ao Congresso regulamentando o homeschooling no Brasil, abandonando a estratégia anterior, que previa encaminhamento da proposta via medida provisória.


A minuta do decreto sobre a política de alfabetização do MEC foi revelada em post assinado por Renata Cafardo no blog + Educação, do Estadão. E Paulo Saldaña noticiou na Folha a indefinição quanto à realização das avaliações oficiais em 2019 e ao edital PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) de 2021, para compra de livros de ensino médio.

O site da Fiquem Sabendo, agência independente de dados públicos, divulgou que o valor das bolsas de mestrado e doutorado da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) é o menor em nove anos.

O jornalista Etiene Gonçalves publicou em seu blog notícia sobre a entrega do selo Escola Legal, do Conselho Municipal de Educação de Porto Velho, capital de Rondônia, a 18 escolas.

#pnld2021 #políticadealfabetização #renatacafardo #paulosaldaña #mec #fapesp #fiquemsabendo #folha #etienegonçalves #estadão #escolalegal #conteprajeduca

parceiros mantenedores
Fundação Lemann
Telefonica Fundação / Vivo
Instituto Ayrton Senna
Instituto Natura
Instituto Unibanco
Itau Social
Itau
Moderna
parceiros institucionais
ABRAJI
Campanha Nacional pelo direito à educação
CENPEC
JeffreyGroup
OEI
Parto Lauand
Todos pela educação
Cooperação reperesentação do Brasil
primeira pessoa