A ASSOCIAÇÃO
PRIMEIRA PESSOA
GUIAS
NOTÍCIAS
EDITORA PÚBLICA
REDE
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN
Jeduca | Associação dos jornalistas de educação
notícia

Periferia inspira grandes histórias de educação

10/07/2018

No podcast da Jeduca, a repórter da Agência Mural Cíntia Gomes conta seu trabalho de desbravar as áreas mais pobres das grandes cidades sem estereótipos

Cíntia Gomes, da Mural

Histórias positivas podem inspirar professores, estudantes, pais e responsáveis, acredita a repórter e editora da Agência Mural Cíntia Gomes. O foco do veículo é a cobertura das periferias da Grande São Paulo, sempre buscando histórias que saiam do estereótipo da violência e da falta de estrutura. A educação é uma das áreas prioritárias da Mural, que pode ser acessada no  endereço http://www.agenciamural.org.br/.

 

 

Cíntia é a entrevistada desta edição do "Fala Jornalista", podcast da Jeduca com jornalistas que atuam na área de educação. “Escola pública não tem muita estrutura, isso não mudou. Mas a gente vê que, mesmo sem estrutura, alunos e professores, por meio de algum projeto ou ação, de algum grupo, fazem coisas super bacanas”, diz.

 

A Agência Mural publicou, por exemplo, a história de professores, que, na ausência de funcionários, se revezaram na limpeza da escola estadual Pedro Alexandrino, zona norte da capital; de alunos que assumiram a gestão e revitalizaram a biblioteca de outra escola e de Wesley Carlos Soares, que aos 12 anos lançou o livro “A poesia corre em minhas veias”, sobre a história negra do Brasil.

 

“Isso acaba estimulando também os alunos a quererem participar mais, a entenderem mais a sua realidade. Acaba que é uma coisa que não acontece só ali na escola, ele leva para fora e acho que para a vida”, diz a jornalista.

 

Cíntia fala ainda o que acha de como a periferia é retratada na grande imprensa e critica a falta de cobertura de assuntos que interessam a essas regiões. “O nosso sonho era que a Mural deixasse de existir porque a gente se sentiria contemplado pela grande imprensa, com a cobertura da periferia. Já tem oito anos que a gente está aí e isso não mudou muito.”  

 

Cíntia será uma das participantes do 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de agosto, em São Paulo. O foco do congresso este ano será as eleições. “É muito importante a gente ter um congresso voltado para jornalistas, voltado para educação e, nesse momento de eleição, para que realmente seja dada a importância e o olhar devido para educação”, diz.

 

Acesse as reportagens citadas no podcast:

 

Mais de 20 cidades da Grande São Paulo dificultam acesso à informação pública

 

Sem funcionários, professores e alunos revezam limpeza de escola na zona norte

 

Alunos assumem gestão e revitalizam biblioteca de escola na zona norte

 

Aos 12 anos, menino de Perus publica livro de poesia sobre história negra no Brasil

#FalaJornalista #CintiaGomes #2ºCongressodaJeduca #2ºCongressoInternacionaldeJornalismodeEducacao #AgenciaMural

parceiros mantenedores
Fundação Lemann
Telefonica Fundação / Vivo
Instituto Ayrton Senna
Instituto C&A 25 anos
Instituto Natura
Instituto Unibanco
Itau Social
Itau
Moderna
parceiros institucionais
ABRAJI
Campanha Nacional pelo direito à educação
CENPEC
JeffreyGroup
OEI
Parto Lauand
Todos pela educação
Cooperação reperesentação do Brasil
primeira pessoa