A ASSOCIAÇÃO
PRIMEIRA PESSOA
GUIAS
NOTÍCIAS
EDITORA PÚBLICA
REDE
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN
Jeduca | Associação dos jornalistas de educação
notícia

Veja destaques do Relatório de Atividades de 2017 da Jeduca

03/04/2018

Número de associados aumentou 46% em relação ao ano anterior, chegando a 700 pessoas, de 25 unidades da Federação; Jeduca promoveu ou apoiou 7 webinários e participou de 11 eventos

Congresso foi um dos pontos altos da Jeduca em 2017
Alice Vergueiro/Jeduca

O número de associados da Jeduca aumentou em 46% em 2017 em relação ao ano anterior, chegando a 700 membros de 25 unidades da Federação. A associação promoveu ou apoiou ao longo do ano sete webinários sobre temas relevantes da educação e contou com a participação de representantes em 11 eventos, como debatedores ou mediadores. Outra importante iniciativa foi o início do trabalho com estudantes de jornalismo, por meio de participação em bancas de conclusão de curso. Este ano estão programadas ainda mais inserções, com workshops e palestras sobre jornalismo de educação em faculdades.

 

Esses são alguns dos destaques do Relatório de Atividades de 2017 da Jeduca, documento que sistematiza as realizações da associação. Um dos pontos altos do ano foi o 1.º Congresso de Jornalismo de Educação. Durante dois dias (28 e 29 de junho), 409 pessoas de diferentes regiões do país acompanharam 17 mesas com 44 debatedores. O evento, avaliado como “ótimo” e “bom” por 90% dos participantes, apareceu nos trending topics do Twitter. O próximo Congresso será em agosto, nos dias 6 e 7, e terá como foco a cobertura de eleições do ponto de vista da educação.

 

A Jeduca também atuou em prol do trabalho jornalístico em situações nas quais ficou caracterizado que havia obstáculo para a atividade profissional e fez papel de mediadora entre grupos de jornalistas e fontes oficiais, sempre que necessário – como ocorreu em 6 de dezembro, quando a associação promoveu uma entrevista coletiva via WhatsApp com o presidente do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps, no contexto da fase final dos debates que antecederam a votação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Ao todo, 46 jornalistas associados participaram da coletiva.

#RelatoriodeAtividades #Jeduca

parceiros mantenedores
Fundação Lemann
Telefonica Fundação / Vivo
Instituto Ayrton Senna
Instituto C&A 25 anos
Instituto Natura
Instituto Unibanco
Itau Social
Itau
parceiros institucionais
ABRAJI
Campanha Nacional pelo direito à educação
CENPEC
JeffreyGroup
OEI
Parto Lauand
Todos pela educação
Cooperação reperesentação do Brasil
primeira pessoa