19 A 23 OUTUBRO // ‘20
Para ter direito ao certificado você deve ter participado de pelo menos 50% do evento. Caso não tenha conseguido assistir às mesas ao vivo, elas estarão disponíveis aqui por até 30 dias após o final do evento. Quando atingir a participação necessária, será possível baixar o certificado em pdf aqui.
O JORNALISMO DE EDUCAÇÃO NA PANDEMIA
O JORNALISMO
DE EDUCAÇÃO
NA PANDEMIA
19 A 23 OUTUBRO // ‘20
inscreva-se!
O JORNALISMO DE EDUCAÇÃO NA PANDEMIA

Seja bem-vindo ao 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação!

O evento promovido anualmente pela Associação de Jornalistas de Educação, a Jeduca, desde 2017, será realizado totalmente online neste ano, entre os dias 19 e 23 de outubro. A inscrição é gratuita.


O #Jeduca2020 tem como tema central “O jornalismo de educação na pandemia - O que fizemos até aqui e como continuamos na retomada”, com atenção especial para a cobertura jornalística no contexto atual e para as questões educacionais que surgiram em 2020. Entre elas, o agravamento das desigualdades e os grandes desafios de professores, estudantes e gestores diante deste cenário.


A programação tem dois eixos: jornalismo e educação.


As mesas focadas em jornalismo debaterão os novos desafios da cobertura no contexto atual, que envolvem medo de contaminação, reportagens in loco prejudicadas, mudanças na relação com fontes e com governantes. Também serão temas de debate a valorização da informação de qualidade durante a pandemia e a cobertura de educação nas eleições municipais deste ano.


As discussões com mais ênfase na educação tratarão de temas como desigualdade, tecnologia, aprendizagem e os imensos desafios da retomada das aulas neste segundo semestre. E ainda: o que a pandemia pode deixar de boas lições para a educação?


As mesas e mini-cursos estão distribuídas nos 5 dias de evento (segunda a sexta-feira), com debates gravados ou ao vivo, todos transmitidos por meio deste site para todos os inscritos cadastrados - para participar das palestras, basta fazer o seu login nos dias e horários que estão informados na programação.Todas elas terão tradução em Libras.


A gravação de algumas das mesas é uma opção que prioriza a qualidade de imagem, conectividade e tranquilidade para palestrantes e participantes, para que os debates possam fluir bem, sem quedas de conexão. Para todas elas, sejam ao vivo ou gravadas, os participantes estão convidados para enviar perguntas prévias via congresso@jeduca.org.br.


Os participantes poderão solicitar certificado de participação ao final do congresso e, para recebê-lo, devem participar de pelo menos 50% do evento.  


A Jeduca é uma associação criada em 2016 por jornalistas para apoiar colegas que trabalham com o tema.


Acompanhe a Jeduca nas redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin) para não perder as novidades sobre o congresso e, caso tenha dúvidas, escreva para congresso@jeduca.org.br.

// CONFIRA NOSSA AGENDA
// SEGUNDA-FEIRA, 19 de outubro
10h00
A credibilidade do jornalismo em tempos de coronavírus

Em meio a uma enxurrada de informações falsas, o jornalismo tradicional conseguiu retomar a credibilidade durante a pandemia? Os convidados falaram sobre a importância da informação de qualidade neste ano e, ao mesmo tempo, de como informar bem um público muitas vezes já exausto diante da grande quantidade de notícias. E como ficou o jornalismo de educação nesse contexto?

VEJA COMO FOI
14h00
Jeduca entrevista: secretários estaduais e municipais falam sobre educação na pandemia

Como os Estados e municípios estão se organizando para retomada das aulas presenciais, o que e como fizeram para garantir as aulas remotas durante a pandemia, especialmente diante da omissão do MEC.

VEJA COMO FOI
// TERÇA FEIRA, 20 de outubro
10h00
O jornalismo de educação e a pandemia

Jornalistas de diferentes estados e regiões falam sobre o próprio trabalho durante o ano e sobre os desafios, tanto na produção de notícias quanto na vida pessoal. Os profissionais tiveram que se adaptar a um cenário de isolamento social, com escolas fechadas e uma série de novos protocolos de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus.  Ao final da conversa, eles deixam a indicação de algumas de suas matérias neste período de pandemia. Confira aqui

VEJA COMO FOI
14h00
O coronavírus e as desigualdades educacionais

Para discutir a situação dos mais vulneráveis e mais afetados durante o período de isolamento social, a mesa trouxe pessoas ligadas diretamente ao dia a dia da escola que falaram sobre dificuldades durante o período de ensino remoto e no retorno às aulas presenciais. Também forma debatidos os efeitos vistos para os próximos anos e o que aprendemos com tudo isso.

VEJA COMO FOI
16h00
Mini-curso: Dados e microdados que ajudam a entender a educação

Como acessar o site do Inep, baixar os dados do Censo Escolar e do Saeb e fazer cruzamentos entre as duas bases que podem gerar matérias próprias.

VEJA COMO FOI
// QUARTA FEIRA, 21 de outubro
10h00
As eleições e a Covid

A discutiu o que muda na cobertura das eleições municipais diante da pandemia. Como o pleito influencia a decisão de abrir ou não as escolas? É possível mostrar a situação de creches e escolas sem poder fazer a cobertura presencial? Medidas como avaliações externas de aprendizagem serão consideradas em avaliações dos prefeitos?

VEJA COMO FOI
14h00
Os desafios do jornalismo independente de educação nos EUA e no Brasil

Sarah Garland, editora-executiva de The Hechinger Report, conta como funciona o site de notícias que cobre exclusivamente educação nos EUA, há 20 anos. Com financiamento de fundações, possui ao menos 25 profissionais em atividade, que focam em assuntos relacionados à desigualdade e inovação. Como é esse trabalho? Como se sustentam? Como têm se saído na pandemia? Ela conversa com Tatiana Klix, que traz também a experiência do Porvir, no Brasil.

VEJA COMO FOI
16h00
As vozes conservadoras na educação
Visões conservadoras na educação ganharam força no debate nacional após a eleição de Jair Bolsonaro. No centro dessas discussões, a ênfase na disciplina escolar, princípios religiosos, campanhas contra abordagens de temas, como questões de gênero, e entendimentos de que o setor é dominado por pensamentos de esquerda. Há divergências com relação a esses temas mesmo dentro desse universo? Conheça mais a fundo essas visões
VEJA COMO FOI
// QUINTA FEIRA, 22 de outubro
10h00
O que será das universidades federais no pós-pandemia?

Setor vive falta de oferta de ensino remoto, cortes de verbas e adiamento do Enem.

VEJA COMO FOI
14h00
A pandemia e a volta às aulas em diferentes países

Professores e diretores de escolas do Chile, Espanha e Israel contam suas experiências

VEJA COMO FOI
// SEXTA FEIRA, 23 de outubro
10h00
Experiências estrangeiras de cobertura

Jornalistas dos EUA, Uruguai e Nigéria contam suas experiências na cobertura de educação durante os meses da pandemia de coronavírus em seus países.

VEJA COMO FOI
14h00
Mini-curso: o novo Fundeb

O que muda, o que falta ainda e os desafios do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

VEJA COMO FOI
// INSCREVA-SE
Já sou um associado JEDUCA?
sim
não
Insira aqui o seu e-mail e senha de cadastro como associado Jeduca:
CPF
Você é
produtor de conteúdo jornalístico
informativo para o público
assessor de imprensa
assessor e também produtor de conteúdo para ampla audiência
estudante de jornalismo
professor e/ou pesquisador de jornalismo/comunicação
técnico e/ou consultor de educação
outros
Gênero
feminino
masculino
outro
Considerando as categorias do IBGE qual a sua cor/raça?
branca
preta
amarela
parda
indígena
Como ficou sabendo sobre o congresso?
redes sociais
site da Jeduca
newsletter Jeduca
meios especializados
indicação de amigo
outros
Faixa etária
até 19 anos
de 20-30 anos
de 31-40 anos
de 41-50 anos
de 51-60 anos
mais de 60 anos
Nome completo
E-mail
Confirmar e-mail
Senha
Telefone celular
CPF
NÃO É BRASILEIRO?
Estado
MORA NO BRASIL?
Cidade
MORA EM OUTRO PAÍS?
Veículo no qual atua/ Universidade na qual estuda ou dá aula/ Organização na qual trabalha
Você é
jornalista que produz conteúdo
assessor de comunicação
estudante de Jornalismo
professor de jornalismo
estudante de outra área
educador e outros
Gênero
feminino
masculino
outro
Considerando as categorias do IBGE qual a sua cor/raça?
branca
preta
amarela
parda
indígena
Como ficou sabendo sobre o congresso?
redes sociais
site da Jeduca
newsletter Jeduca
meios especializados
indicação de amigo
outros
Faixa etária
até 19 anos
de 20-30 anos
de 31-40 anos
de 41-50 anos
de 51-60 anos
mais de 60 anos
Doação: o evento é gratuito, mas caso queira e possa fazer uma doação de qualquer valor para a manutenção das atividades desenvolvidas pela Jeduca, acesse aqui.
ESPAÇO DOS PATROCINADORES
REALIZAÇÃO
PATROCINADORES
APOIO