O JORNALISMO DE EDUCAÇÃO NA PANDEMIA
O JORNALISMO
DE EDUCAÇÃO
NA PANDEMIA
19 A 23 OUTUBRO // ‘20
inscreva-se!
O JORNALISMO DE EDUCAÇÃO NA PANDEMIA

Seja bem-vindo ao 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação!

O evento promovido anualmente pela Associação de Jornalistas de Educação, a Jeduca, desde 2017, foi realizado totalmente online neste ano, entre os dias 19 e 23 de outubro, por meio deste site. Em breve, também vamos transmitir e disponibilizar novos webinários promovidos pela Jeduca em 2020 aqui.   


O #Jeduca2020 teve como tema central “O jornalismo de educação na pandemia - O que fizemos até aqui e como continuamos na retomada”, com atenção especial para a cobertura jornalística no contexto atual e para as questões educacionais que surgiram em 2020. Entre elas, o agravamento das desigualdades e os grandes desafios de professores, estudantes e gestores diante deste cenário.


A programação teve dois eixos: jornalismo e educação.


As mesas focadas em jornalismo debateram os novos desafios da cobertura no contexto atual, que envolvem medo de contaminação, reportagens in loco prejudicadas, mudanças na relação com fontes e com governantes. Também foram temas de debate a valorização da informação de qualidade durante a pandemia e a cobertura de educação nas eleições municipais deste ano.


As discussões com mais ênfase na educação trataram de temas como desigualdade, tecnologia, aprendizagem e os imensos desafios da retomada das aulas neste segundo semestre. E ainda: o que a pandemia pode deixar de boas lições para a educação?


As mesas e mini-cursos foram distribuídas nos 5 dias de evento (segunda a sexta-feira), com debates gravados ou ao vivo, todos transmitidos por meio deste site para todos os inscritos cadastrados.Todas elas contaram com tradução em Libras.


Os participantes podem solicitar certificado de participação e, para recebê-lo, devem participar de pelo menos 50% do evento.  


A Jeduca é uma associação criada em 2016 por jornalistas para apoiar colegas que trabalham com o tema.


Confira a cobetura do #Jeduca2020 no site e redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin) e, caso tenha dúvidas, escreva para congresso@jeduca.org.br.

// CONFIRA NOSSA AGENDA
// SEGUNDA-FEIRA, 19 de outubro
10h00
A credibilidade do jornalismo em tempos de coronavírus

Em meio a uma enxurrada de informações falsas, o jornalismo tradicional conseguiu retomar a credibilidade durante a pandemia? Os convidados falaram sobre a importância da informação de qualidade neste ano e, ao mesmo tempo, de como informar bem um público muitas vezes já exausto diante da grande quantidade de notícias. E como ficou o jornalismo de educação nesse contexto?

VEJA COMO FOI
14h00
Jeduca entrevista: secretários estaduais e municipais falam sobre educação na pandemia

Como os Estados e municípios estão se organizando para retomada das aulas presenciais, o que e como fizeram para garantir as aulas remotas durante a pandemia, especialmente diante da omissão do MEC.

VEJA COMO FOI
// TERÇA FEIRA, 20 de outubro
10h00
O jornalismo de educação e a pandemia

Jornalistas de diferentes estados e regiões falam sobre o próprio trabalho durante o ano e sobre os desafios, tanto na produção de notícias quanto na vida pessoal. Os profissionais tiveram que se adaptar a um cenário de isolamento social, com escolas fechadas e uma série de novos protocolos de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus.  Ao final da conversa, eles deixam a indicação de algumas de suas matérias neste período de pandemia. Confira aqui

VEJA COMO FOI
14h00
O coronavírus e as desigualdades educacionais

Para discutir a situação dos mais vulneráveis e mais afetados durante o período de isolamento social, a mesa trouxe pessoas ligadas diretamente ao dia a dia da escola que falaram sobre dificuldades durante o período de ensino remoto e no retorno às aulas presenciais. Também forma debatidos os efeitos vistos para os próximos anos e o que aprendemos com tudo isso.

VEJA COMO FOI
16h00
Mini-curso: Dados e microdados que ajudam a entender a educação

Como acessar o site do Inep, baixar os dados do Censo Escolar e do Saeb e fazer cruzamentos entre as duas bases que podem gerar matérias próprias.

VEJA COMO FOI
// QUARTA FEIRA, 21 de outubro
10h00
As eleições e a Covid

A discutiu o que muda na cobertura das eleições municipais diante da pandemia. Como o pleito influencia a decisão de abrir ou não as escolas? É possível mostrar a situação de creches e escolas sem poder fazer a cobertura presencial? Medidas como avaliações externas de aprendizagem serão consideradas em avaliações dos prefeitos?

VEJA COMO FOI
14h00
Os desafios do jornalismo independente de educação nos EUA e no Brasil

Sarah Garland, editora-executiva de The Hechinger Report, conta como funciona o site de notícias que cobre exclusivamente educação nos EUA, há 20 anos. Com financiamento de fundações, possui ao menos 25 profissionais em atividade, que focam em assuntos relacionados à desigualdade e inovação. Como é esse trabalho? Como se sustentam? Como têm se saído na pandemia? Ela conversa com Tatiana Klix, que traz também a experiência do Porvir, no Brasil.

VEJA COMO FOI
16h00
As vozes conservadoras na educação

Visões conservadoras na educação ganharam força no debate nacional após a eleição de Jair Bolsonaro. No centro dessas discussões, a ênfase na disciplina escolar, princípios religiosos, campanhas contra abordagens de temas, como questões de gênero, e entendimentos de que o setor é dominado por pensamentos de esquerda. Há divergências com relação a esses temas mesmo dentro desse universo? Conheça mais a fundo essas visões

VEJA COMO FOI
// QUINTA FEIRA, 22 de outubro
10h00
O que será das universidades federais no pós-pandemia?

Setor vive falta de oferta de ensino remoto, cortes de verbas e adiamento do Enem.

VEJA COMO FOI
14h00
A pandemia e a volta às aulas em diferentes países

Professores e diretores de escolas do Chile, Espanha e Israel contam suas experiências

VEJA COMO FOI
// SEXTA FEIRA, 23 de outubro
10h00
Experiências estrangeiras de cobertura

Jornalistas dos EUA, Uruguai e Nigéria contam suas experiências na cobertura de educação durante os meses da pandemia de coronavírus em seus países.

VEJA COMO FOI
14h00
Mini-curso: o novo Fundeb

O que muda, o que falta ainda e os desafios do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

VEJA COMO FOI
// INSCREVA-SE
Já sou um associado JEDUCA?
sim
não
Insira aqui o seu e-mail e senha de cadastro como associado Jeduca:
CPF
Você é
produtor de conteúdo jornalístico
informativo para o público
assessor de imprensa
assessor e também produtor de conteúdo para ampla audiência
estudante de jornalismo
professor e/ou pesquisador de jornalismo/comunicação
técnico e/ou consultor de educação
outros
Gênero
feminino
masculino
outro
Considerando as categorias do IBGE qual a sua cor/raça?
branca
preta
amarela
parda
indígena
Como ficou sabendo sobre o congresso?
redes sociais
site da Jeduca
newsletter Jeduca
meios especializados
indicação de amigo
outros
Faixa etária
até 19 anos
de 20-30 anos
de 31-40 anos
de 41-50 anos
de 51-60 anos
mais de 60 anos
Nome completo
E-mail
Confirmar e-mail
Senha
Telefone celular
CPF
NÃO É BRASILEIRO?
Estado
MORA NO BRASIL?
Cidade
MORA EM OUTRO PAÍS?
Veículo no qual atua/ Universidade na qual estuda ou dá aula/ Organização na qual trabalha
Você é
jornalista que produz conteúdo
assessor de comunicação
estudante de Jornalismo
professor de jornalismo
estudante de outra área
educador e outros
Gênero
feminino
masculino
outro
Considerando as categorias do IBGE qual a sua cor/raça?
branca
preta
amarela
parda
indígena
Como ficou sabendo sobre o congresso?
redes sociais
site da Jeduca
newsletter Jeduca
meios especializados
indicação de amigo
outros
Faixa etária
até 19 anos
de 20-30 anos
de 31-40 anos
de 41-50 anos
de 51-60 anos
mais de 60 anos
Doação: o evento é gratuito, mas caso queira e possa fazer uma doação de qualquer valor para a manutenção das atividades desenvolvidas pela Jeduca, acesse aqui.
ESPAÇO DOS PATROCINADORES
REALIZAÇÃO
PATROCINADORES
APOIO