Seja bem-vindo ao 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação!
O evento promovido anualmente pela Associação de Jornalistas de Educação, a Jeduca, desde 2017, foi realizado totalmente online no ano de 2020, entre os dias 19 e 23 de outubro, por meio deste site.
O #Jeduca2020 teve como tema central “O jornalismo de educação na pandemia - O que fizemos até aqui e como continuamos na retomada”, com atenção especial para a cobertura jornalística no contexto do momento e para as questões educacionais que surgiram em 2020. Entre elas, o agravamento das desigualdades e os grandes desafios de professores, estudantes e gestores diante deste cenário.
A programação teve dois eixos: jornalismo e educação.
As mesas focadas em jornalismo debateram os novos desafios da cobertura no contexto atual, que envolvem medo de contaminação, reportagens in loco prejudicadas, mudanças na relação com fontes e com governantes. Também foram temas de debate a valorização da informação de qualidade durante a pandemia e a cobertura de educação nas eleições municipais deste ano.
As discussões com mais ênfase na educação trataram de temas como desigualdade, tecnologia, aprendizagem e os imensos desafios da retomada das aulas neste segundo semestre. E ainda: o que a pandemia pode deixar de boas lições para a educação?
As mesas e mini-cursos foram distribuídas nos 5 dias de evento (segunda a sexta-feira), com debates gravados ou ao vivo, todos transmitidos por meio deste site para todos os inscritos cadastrados.Todas elas contaram com tradução em Libras e agora também estão disponíveis integralmente no canal do Youtube da Jeduca.
A Jeduca é uma associação criada em 2016 por jornalistas para apoiar colegas que trabalham com o tema.
Confira a cobetura do #Jeduca2020 no site e redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin) e, caso tenha dúvidas, escreva para congresso@jeduca.org.br.
Em meio a uma enxurrada de informações falsas, o jornalismo tradicional conseguiu retomar a credibilidade durante a pandemia? Os convidados falaram sobre a importância da informação de qualidade neste ano e, ao mesmo tempo, de como informar bem um público muitas vezes já exausto diante da grande quantidade de notícias. E como ficou o jornalismo de educação nesse contexto?
Como os Estados e municípios estão se organizando para retomada das aulas presenciais, o que e como fizeram para garantir as aulas remotas durante a pandemia, especialmente diante da omissão do MEC.
Jornalistas de diferentes estados e regiões falam sobre o próprio trabalho durante o ano e sobre os desafios, tanto na produção de notícias quanto na vida pessoal. Os profissionais tiveram que se adaptar a um cenário de isolamento social, com escolas fechadas e uma série de novos protocolos de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Ao final da conversa, eles deixam a indicação de algumas de suas matérias neste período de pandemia. Confira aqui
Para discutir a situação dos mais vulneráveis e mais afetados durante o período de isolamento social, a mesa trouxe pessoas ligadas diretamente ao dia a dia da escola que falaram sobre dificuldades durante o período de ensino remoto e no retorno às aulas presenciais. Também forma debatidos os efeitos vistos para os próximos anos e o que aprendemos com tudo isso.
Como acessar o site do Inep, baixar os dados do Censo Escolar e do Saeb e fazer cruzamentos entre as duas bases que podem gerar matérias próprias.
A discutiu o que muda na cobertura das eleições municipais diante da pandemia. Como o pleito influencia a decisão de abrir ou não as escolas? É possível mostrar a situação de creches e escolas sem poder fazer a cobertura presencial? Medidas como avaliações externas de aprendizagem serão consideradas em avaliações dos prefeitos?
Sarah Garland, editora-executiva de The Hechinger Report, conta como funciona o site de notícias que cobre exclusivamente educação nos EUA, há 20 anos. Com financiamento de fundações, possui ao menos 25 profissionais em atividade, que focam em assuntos relacionados à desigualdade e inovação. Como é esse trabalho? Como se sustentam? Como têm se saído na pandemia? Ela conversa com Tatiana Klix, que traz também a experiência do Porvir, no Brasil.
Visões conservadoras na educação ganharam força no debate nacional após a eleição de Jair Bolsonaro. No centro dessas discussões, a ênfase na disciplina escolar, princípios religiosos, campanhas contra abordagens de temas, como questões de gênero, e entendimentos de que o setor é dominado por pensamentos de esquerda. Há divergências com relação a esses temas mesmo dentro desse universo? Conheça mais a fundo essas visões
Setor vive falta de oferta de ensino remoto, cortes de verbas e adiamento do Enem.
Professores e diretores de escolas do Chile, Espanha e Israel contam suas experiências
Jornalistas dos EUA, Uruguai e Nigéria contam suas experiências na cobertura de educação durante os meses da pandemia de coronavírus em seus países.
O que muda, o que falta ainda e os desafios do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Organização sem fins lucrativos e que acredita no Brasil e em sua gente. Atua em duas grandes frentes: trabalhando por uma educação pública de qualidade e apoiando organizações e pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país.
Trabalhamos para gerar transformação social. Atuamos na área da educação, criando oportunidades para o desenvolvimento de educadores e estudantes de todo o Brasil. Por meio dos nossos programas e projetos, contribuímos para o desenvolvimento da sociedade.
São mais de 16 mil documentos que podem ser acessados através de um motor de busca potente que pesquisa em todas as 8 seções, disponibilizando para o usuário os resultados mais relevantes. Clique aqui para acessar.
Nesse ano, o Itaú Educação e Trabalho se consolida como uma superintendência da Fundação Itaú para Educação e Cultura. Em parceria com entidades civis e o poder público apoia a implementação de políticas públicas para a melhoria da educação, com foco na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Clique e saiba mais!