Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
SOBRE
INSCREVA-SE
AGENDA
A EDUCAÇÃO E AS DESIGUALDADES NA PANDEMIA
27 DE SETEMBRO A 1º DE OUTUBRO / 2021
14h00
27/09/21
Faça seu login acima para interagir
Ainda não possui login?
Inscreva-se agora!
O JORNALISMO DE EDUCAÇÃO NA PANDEMIA

Desigualdades educacionais, Covid-19 e pós-pandemia

A pandemia escancarou as desigualdades educacionais do país como também as aprofundou. Acesso desigual à internet, entraves para a oferta equânime de ensino remoto, infraestrutura escolar precária em muitas localidades e os impactos no aprendizado e na evasão de alunos pobres e negros. Quais caminhos para a educação brasileira nesse cenário?

Com Julia Ribeiro, Lília Melo, Suelaine Carneiro, Vitor Zanelatto e mediação de Renata Cafardo.

// QUEM PARTICIPA
Julia Ribeiro

Oficial de Educação no Unicef no Brasil, desde 2007. É pedagoga pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Psicopedagogia pelo Centro de Estudos e Terapias Integradas Salvador (CETIS) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Possui curso de extensão em Equidade, Qualidade e Liderança pela Escola de Educação da Universidade de Harvard, e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília. Trabalhou em sala de aula como professora de Educação infantil, e em organizações da sociedade civil em atividades relacionadas ao desenvolvimento de cidadania de adolescentes em situação de vulnerabilidades, bem como em articulação de políticas públicas e desenvolvimento de capacidades de municípios com baixo IDH no interior da Bahia.  Também foi consultora do Ministério da Educação para projetos relacionados a vulnerabilidades educacionais. 

Lília Melo

Professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc-PA). Conquistou, em 2018, o prêmio nacional "Professores do Brasil", do MEC (Ministério da Educação), após criar o projeto "Juventude Negra Periférica - Do Extermínio ao Protagonismo", com jovens do bairro Terra Firme, em Belém (PA). É fundadora do Cine Club TF, coletivo engajado na transformação social da periferia pela arte, em Belém. É embaixadora da Varkey Foundacion, do Global Teacher Prize. Em 2019, foi embaixadora da Teach The Future Brasil e também do Prêmio Professor Transformador (Base2 e Bett Educar). Ficou entre as 50 finalistas do Prêmio Educador nota 10, da Fundação Victor Civita, no ano de 2019.

Suelaine Carneiro

Coordenadora de Educação e Pesquisa de Geledés Instituto da Mulher Negra. É socióloga pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, feminista, mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos. Atua nos seguintes temas: feminismo, racismo, educação, educação das relações raciais. Autora de publicações sobre: gênero, raça e educação; violência racial; violência doméstica; Promotoras Legais Populares.

 

Vitor Lauro Zanelatto

Jovem catarinense, atua com a pauta ambiental e climática através de campanhas, grupos e organizações da sociedade civil. É graduando de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2019, tornou-se membro do Ashoka Youth Changemakers, iniciativa da Ashoka Global. É colaborador Apremavi, organização responsável pelo plantio de árvores e pela execução de projetos de restauração, educação ambiental e para o diálogo com outros setores da sociedade. Atua também na Secretaria Executiva do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina - Diálogo Florestal. Colabora com a Rede Conhecimento Social no projeto de pesquisa "Juventudes e a Pandemia", e é fellow YCL e TEDx Speaker "Existe Futuro sem Ativismo?".



Renata Carfardo - MEDIAÇÃO

Vice-presidente da Jeduca e repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo, em sua segunda passagem por lá. É ainda colunista de educação do Estadão e da rádio Eldorado. É autora do livro O Roubo do Enem, da Editora Record. Cobre educação desde o ano 2000, quando começou no Estadão. Entre 2010 e 2015 foi repórter da TV Globo. Passou pelo Fantástico, onde fez matérias especiais de educação, e por todos os telejornais diários. Em 2016/2017 foi colaboradora da Folha de S. Paulo em Nova York e cursou o Global Reporting Institute, da Universidade de Columbia, uma formação para jornalistas sobre primeira infância. É vencedora dos prêmios Embratel, Ayrton Senna, Andifes, Estado, Troféu Mulher Imprensa, além de finalista do Esso.

// CONFIRA NOSSA AGENDA
// SEGUNDA-FEIRA, 27 de setembro
10h00
Encontro: Helio de La Peña e Pretinhas Leitoras

Um bate-papo sobre escola, negritude e experiências pessoais com a educação.


Com Helio de La Peña, Helena e Eduarda Ferreira (Pretinhas Leitoras) e mediação de Tatiana Vasconcellos.

VEJA COMO FOI
14h00
Desigualdades educacionais, Covid-19 e pós-pandemia

A pandemia escancarou as desigualdades educacionais do país como também as aprofundou. Acesso desigual à internet, entraves para a oferta equânime de ensino remoto, infraestrutura escolar precária em muitas localidades e os impactos no aprendizado e na evasão de alunos pobres e negros. Quais caminhos para a educação brasileira nesse cenário?

Com Julia Ribeiro, Lília Melo, Suelaine Carneiro, Vitor Zanelatto e mediação de Renata Cafardo.

VEJA COMO FOI
16h00
O jornalismo está atento às desigualdades?

A sociedade brasileira é marcada pela ausência de oportunidades iguais, pelos efeitos do racismo, da pobreza, violências como as de gênero, homofobia e preconceitos contra pessoas com deficiências. Não é sempre que esse debate ganha corpo na imprensa, embora haja experiências bem-sucedidas. O debate público tem amadurecido o olhar sobre processos excludentes? Essa é uma discussão de esquerda?


Com Irapuã Santana, Jairo Marques e João Silvério Trevisan e mediação de Yasmin Santos.

VEJA COMO FOI
// TERÇA FEIRA, 28 de setembro
10h00
Ciência e Desigualdade

Para que lado a ciência tem avançado nas investigações sobre desigualdades, sobretudo educacionais? O que as evidências mostram com relação a prejuízos para os estudantes e para a sociedade? O que o Brasil tem em comum com outros países nesse assunto e o que podemos aprender?


Com Abdeljalil Akkari, Douglas Ready, Flavio Comim e mediação de Mariana Tokarnia.

VEJA COMO FOI
14h00
Direitos humanos e economia: os impactos das desigualdades educacionais

A desigualdade educacional e os abismos sociais do Brasil sob pontos de vistas econômico e dos direitos humanos.


Com Arminio Fraga, Jurema Werneck e mediação de Miriam Leitão.

VEJA COMO FOI
16h00
Mini-curso - Pandemia na educação: hoje e amanhã

O que sabemos e o que falta saber sobre os impactos da pandemia na educação: conectividades, escolas abertas, abandono, impacto sobre pobres, negros e alunos com deficiência.


Com Ernesto Martins Faria e mediação de Amanda Cieglinski.


 

VEJA COMO FOI
// QUARTA FEIRA, 29 de setembro
10h00
Como tornar mais atrativa a cobertura jornalística sobre desigualdade

Como fazer com que temas complexos e tão urgentes cheguem com força na sociedade? Jornalistas experientes em coberturas que abordam desigualdades compartilham experiências, críticas e caminhos.


Com Adriana Carranca, Érica Fraga, Flávia Oliveira, Giulliana Bianconi e mediação de Fábio Takahashi.

VEJA COMO FOI
14h00
O presente e futuro das avaliações educacionais

Instrumentos tradicionais de avaliação em escala estão próximos de passar por mudanças. O governo federal já planeja um novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) alinhado à reforma do ensino médio, as metas desenhadas para o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) chegam ao fim e o o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) também deve ser alterado. Como as avaliações podem evoluir para alcançar, inclusive, dimensões de desigualdades do sistema educacional?


Com Débora Jeffrey, José Francisco Soares, Maria Helena Guimarães de Castro e mediação de Antônio Gois.

VEJA COMO FOI
16h00
Mini-curso - Entendendo os números: transformações sócio-demográficas no Brasil

Buscaremos delinear as transformações sociais, econômicas e demográficas dos últimos 50 a 60 anos a partir da contextualização e discussão dos principais avanços nos direitos de cidadania na educação, saúde, mercado de trabalho, seguridade social, política entre outros temas.


Com José Eustáquio Diniz Alves e mediação de Tatiana Klix.

VEJA COMO FOI
// QUINTA FEIRA, 30 de setembro
10h00
Grandes reportagens

Jornalistas contam bastidores de reportagens que mostraram as desigualdades na educação durante a pandemia.


Com Douglas Lopes, Joana Suarez, Luiza Drable, Renata Cafardo e mediação de José Brito.

VEJA COMO FOI
14h00
A cobertura de educação no governo Bolsonaro

Chegando ao fim do 3º ano da gestão Jair Bolsonaro, jornalistas discutem quais são os desafios da cobertura no âmbito federal, entraves de relacionamento, questões ideológicas e os principais projetos e políticas do MEC até agora (Enem, homeschooling, escolas cívico-militares, orçamento, novo Fundeb, MEC e a pandemia...).


Com Ana Luiza Basílio, Paulo Saldaña, Renata Agostini e mediação de Paulo de Camargo.

VEJA COMO FOI
16h00
Mini-curso - Como driblar negativas na LAI e garantir o acesso a informações

Nesta oficina serão analisadas as negativas de acesso à informação mais comuns e como redigir pedidos para evitá-las já na largada. Com exemplos práticos, ela mostrará como um bom pedido pode poupar tempo e trabalho desnecessários. Também serão compartilhados modelos de recursos eficientes para enfrentar as negativas mais usadas pelo poder público e reverter entendimentos anti-transparência.


Com Maria Vitória Ramos e mediação de Marta Avancini.

VEJA COMO FOI
// SEXTA FEIRA, 01 de outubro
10h00
A educação indígena

Diante de ataques sem precedentes a direitos indígenas no atual governo, como estão as políticas educacionais de educação indígena, desafios, avanços e retrocessos.


Com Gersem Baniwa, José Ribamar Bessa Freire, Nodjadja Fulni-ô (Expedito Lino Torres), Sandra Benites Guarani Nhandewa e mediação de Martina Medina.

VEJA COMO FOI
14h00
Professores e a imprensa

Professoras de várias partes do Brasil refletem e debatem sobre a cobertura de educação durante a pandemia.


Com Cícera Barbosa, Gina Vieira Ponte, Thais Lemes e mediação de Ângela Chagas. 

VEJA COMO FOI
16h00
Mini-curso - Educação inclusiva: avanços e desafios

O que é preciso saber sobre a política de educação inclusiva no Brasil, seu histórico, avanços e desafios. Nesse encontro, também vamos discutir o novo decreto de educação especial, a postura do MEC e do governo Bolsonaro sobre o tema e o status do debate na sociedade.


Com Rodrigo Hübner Mendes e mediação de Raphael Preto Pereira. 

VEJA COMO FOI
// INSCREVA-SE
Já sou um associado JEDUCA?
sim
não
Insira aqui o seu e-mail e senha de cadastro como associado Jeduca:
Você é
produtor de conteúdo jornalístico
informativo para o público
assessor de imprensa
assessor e também produtor de conteúdo para ampla audiência
estudante de jornalismo
professor e/ou pesquisador de jornalismo/comunicação
técnico e/ou consultor de educação
outros
Gênero
feminino
masculino
outro
Considerando as categorias do IBGE qual a sua cor/raça?
branca
preta
amarela
parda
indígena
Como ficou sabendo sobre o congresso?
redes sociais
site da Jeduca
newsletter Jeduca
meios especializados
indicação de amigo
outros
Faixa etária
até 19 anos
de 20-30 anos
de 31-40 anos
de 41-50 anos
de 51-60 anos
mais de 60 anos
Declaro que li a Política de Privacidade do site www.jeduca.org.br e autorizo o tratamento, a coleta, armazenamento, uso, recepção, acesso, processamento e arquivamento dos dados pessoais e sensíveis (inclusive de imagem e voz), para as finalidades previstas na referida política.
Nome completo
E-mail
Confirmar e-mail
Senha
Telefone celular
Estado
MORA NO BRASIL?
Cidade
MORA EM OUTRO PAÍS?
Veículo no qual atua/ Universidade na qual estuda ou dá aula/ Organização na qual trabalha
Você é
jornalista que produz conteúdo ou produtor de conteúdo jornalístico
assessor de comunicação
assessor de comunicação e também produtor de conteúdo para ampla audiência
estudante de jornalismo
estudante de outra área
técnico e/ou consultor de educação
professor e/ou pesquisador de jornalismo/comunicação
educador e outros
Gênero
feminino
masculino
outro
Considerando as categorias do IBGE qual a sua cor/raça?
branca
preta
amarela
parda
indígena
Como ficou sabendo sobre o congresso?
redes sociais
site da Jeduca
newsletter Jeduca
meios especializados
indicação de amigo
outros
Faixa etária
até 19 anos
de 20-30 anos
de 31-40 anos
de 41-50 anos
de 51-60 anos
mais de 60 anos
Declaro que li a Política de Privacidade do site www.jeduca.org.br e autorizo o tratamento, a coleta, armazenamento, uso, recepção, acesso, processamento e arquivamento dos dados pessoais e sensíveis (inclusive de imagem e voz), para as finalidades previstas na referida política.
Doação: o evento é gratuito, mas caso queira e possa fazer uma doação de qualquer valor para a manutenção das atividades desenvolvidas pela Jeduca, acesse aqui.
ESPAÇO DOS PATROCINADORES
REALIZAÇÃO
PATROCINADORES
APOIO