Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
Eleições e a cobertura de educação nos próximos anos
Eleições e a cobertura de educação nos próximos anos

Seja bem-vindo(a) ao 6.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, realizado pela Jeduca!

O evento teve como tema Eleições e a cobertura de educação nos próximos anos e foi realizado nos dias 12 e 13 de setembro (segunda e terça-feira), em São Paulo (SP).

Depois de dois anos em formato exclusivamente on-line por causa da pandemia de covid-19, o congresso voltou a ser presencial, com uma programação que combinava debates e oficinas. Para possibilitar uma participação mais abrangente e democrática, a maior parte da programação foi transmitida pela internet e com interação do público via chat. Todas as que contarão com transmissão podem ser conferidas abaixo. 

Foram 17 atividades, entre debates com palestrantes nacionais e internacionais e oficinas especiais para apoiar a prática jornalística sobre aspectos-chave da cobertura de educação.

Foram discussões sobre planos de governo para a educação com representantes dos candidatos à Presidência da República, mesas com os bastidores da cobertura do escândalo dos pastores no MEC (Ministério da Educação), a educação na Amazônia, dez anos da política de cotas, o impacto da pandemia nas escolas pelo mundo e papos sobre jornalismo de educação com humor e jornalismo político.

Para quem participou do evento presencialmente ou se inscreveu para o on-line previamente, para conferir novamente as mesas, basta se logar no site e clicar em cada uma das atividades da programação. Para quem ainda não se inscreveu, pode ainda se inscrever para conferir o conteúdo. Em ambos os casos, os conteúdos estarão disponíveis aqui até o dia 13 de outubro. Caso ainda não tenha feito cadastro, associados da Jeduca, estudantes e professores de jornalismo/comunicação têm gratuidade na inscrição e, para demais perfis, a taxa é de R$ 25. Terão direito ao certificado quem participar de, ao menos, 60% do total da carga horária da programação. 

Inscreva-se abaixo. Caso tenha dúvidas, escreva para contato@jeduca.org.br. 

// CONFIRA NOSSA AGENDA
// SEGUNDA-FEIRA, 12 de setembro
09h00
às
10h30
MESA:
Eleições 2022: a educação na disputa presidencial

Debate com os representantes pelos planos de governo de educação dos candidatos à presidência mais bem colocados nas últimas pesquisas. Presenças já confirmadas de Reginaldo Lopes, representante do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de Rossieli Soares, representante da candidata Simone Tebet (MDB), de Nelson Marconi, representante do candidato Ciro Gomes (PDT).

Mediação: Antônio Gois (O Globo/Jeduca) e Renata Cafardo (Estadão/Jeduca)

VEJA COMO FOI
10h30
às
11h30
MESA:
Pastores do MEC: bastidores da cobertura que derrubou o ministro Milton Ribeiro

Jornalistas envolvidos na cobertura do escândalo dos pastores que derrubou o então ministro da Educação, Milton Ribeiro, contam como descobriram o esquema, os desafios e suas consequências para o País.


Com os jornalistas Breno Pires (piauí), Paula Ferreira (O Globo) e Paulo Saldaña (Folha de S.Paulo/Jeduca).

Mediação: Tatiana Klix (Porvir/Jeduca).

VEJA COMO FOI
11h30
às
12h00
INTERVALO:
Intervalo café (no local)
12h00
às
13h00
MESA:
Educação na Amazônia: os desafios do ensino público na maior floresta tropical do mundo

A floresta amazônica, com sua grande biodiversidade, é uma das maiores riquezas brasileiras. Em meio ao aumento da devastação e dos conflitos ambientais e sociais na Amazônia que ganharam os noticiários sobretudo no governo Bolsonaro, como fica a educação? Como garantir o acesso universal ao ensino público em uma região com tanta diversidade e com características tão específicas?

Com Kátia Schweickardt (Ufam) e o diretor de escola indígena Raimundo Kambeba.

Mediação: Karina Yamamoto (WWF). 

VEJA COMO FOI
13h00
às
14h30
INTERVALO:
Intervalo almoço (livre)
14h30
às
15h30
MESA:
Dez anos de Lei de Cotas: aprendizados e desafios

A Lei de Cotas prevê a revisão do programa de ações afirmativas para acesso ao ensino superior público neste ano. No entanto, ela continua em vigor mesmo que não seja reavaliada. Nesse contexto, existem diversos projetos no Congresso Nacional que propõem desde a sua transformação em uma política permanente até a exclusão do critério étnico-racial para o acesso ao ensino superior. A mesa traz evidências da implementação da política no Brasil, trata dos avanços da última década e dos desafios para os próximos anos e para os próximos governos.


Com Dyane Brito Reis (UFRB), Luanda Silva de Moraes (UERJ) e Luiz Augusto Campos (IESP-UERJ).

Mediação: Pedro Borges (Alma Preta).

VEJA COMO FOI
15h30
às
16h10
MESA:
Jeduca conversa com Vera Eunice. Do Quarto do Despejo às escolas.

Vera Eunice, filha da escritora Carolina de Jesus e professora da rede municipal da capital de São Paulo, conversa com a jornalista Semayat Oliveira, do coletivo Nós, Mulheres da Periferia.

VEJA COMO FOI
16h10
às
16h30
INTERVALO:
Intervalo café (no local)
17h00
às
18h00
MESA:
Reta final: o que jornalistas de educação devem priorizar na cobertura de eleições?

Às vésperas das eleições, quais são os temas, abordagens e fontes relacionados à educação que ainda podem render boas reportagens. A partir de diferentes perspectivas, participantes da mesa analisam como a educação está presente na cobertura eleitoral e dar dicas para novas pautas.


Com Bruna Brelaz (UNE), João Marcelo Borges (DGPE/FGV) e Suzana Singer (Folha de S.Paulo).

Mediação: Victor Vieira (Estadão).

VEJA COMO FOI
17h30
às
19h00
OFICINA:
Criança é fonte: como e por que ouvi-las nas reportagens

A oficina vai abordar a ausência das vozes de crianças do jornalismo e debater a importância de incluí-las como fontes, em diferentes pautas da área da educação e dos direitos humanos. Para isso, serão discutidas concepções sobre infância, direitos das crianças em relação à comunicação e diretrizes éticas a serem seguidas na cobertura das vivências infantis. O encontro, conduzido pelas jornalistas Camila Salmazio (Radinho BdF), Juliana Doretto (PUC-Campinas) e Sarah Fernandes (Radinho BdF), tratará ainda do jornalismo direcionado às crianças no Brasil e apresentará aspectos importantes para entrevistar crianças, como autorizações, abordagens e estratégias de interação. 

SAIBA MAIS
18h00
às
19h00
MESA:
Ensino de Jornalismo de Educação e TCCs

A oficina busca compreender como alunos e professores de cursos de jornalismo constroem seu repertório sobre educação, temática que usualmente é abordada de forma dispersa e lacunar. Os jonalistas participantes Carolina Riveira, Gabriela Alves, Lucas Leal e Sandha Cabral (USCS), com a mediação de Rodrigo Ratier (USP), vão apresentar suas próprias trajetórias para que a audiência reflita sobre os caminhos já traçados - e os que ainda restam a criar - para o jornalismo de educação no ensino superior brasileiro. Quais as dificuldades? A quais fontes recorreram? Tiveram interlocução adequada em suas instituições?

VEJA COMO FOI
// TERÇA FEIRA, 13 de setembro
09h00
às
10h20
MESA:
Educação com escolas fechadas: experiências internacionais

Assim como o Brasil, longos períodos de escolas fechadas durante a pandemia marcaram países em desenvolvimento. Jornalistas da Costa Rica, Colômbia, México e Uganda contam como foi a cobertura e quais os desafios para o jornalismo de educação nos próximos anos depois desse período.


Com a participação de Allan Arroyo (Radio Columbia - Costa Rica), Erick Juárez Pineda (La Jornada  - México), Paula Casas Mogollón (El Espectador - Colômbia), e Patience Atuhaire (BBC News - Uganda).

Mediação: José Brito (Canal Futura/Jeduca).

VEJA COMO FOI
10h20
às
11h20
MESA:
Política e educação em tempos polarizados

Em meio à crise social, econômica e à pandemia, como fica a cobertura política no país? E, quando a crise política chega ao Ministério da Educação, que já está no quarto dirigente em menos de quatro anos? Nos últimos anos, temas como educação e saúde ganharam mais espaço nas páginas políticas. Importantes nomes do jornalismo político contam como está sendo o trabalho às vésperas de eleições extremamente polarizadas e relatam, nesse contexto, o peso de pautas socais.

Com Felipe Moura Brasil (Estadão e Rádio Eldorado FM), Maria Cristina Fernandes (Valor Econômico e CBN) e Vera Magalhães (O Globo e CBN).

Mediação: Renata Cafardo (Estadão/Jeduca).

VEJA COMO FOI
11h20
às
11h40
INTERVALO:
Intervalo café (no local)
12h00
às
12h40
MESA:
Jeduca conversa com Kalyn Belsha. O movimento ´don´t say gay´ nas escolas americanas

A jornalista de educação americana Kalyn Belsha (Chalkbeat) conversa com Mariana Tokarnia (Agência Brasil/Jeduca) e Josué Ferreira (World Vision Internacional)sobre movimentos contra o educação sexual e sobre gênero nas escolas americanas e suas relações com o que ocorre no Brasil.

VEJA COMO FOI
12h40
às
13h10
MESA:
TED Política na Escola: alunos sabatinam candidatos

A estudante Renata Aragão e professor Yuri Norberto, de uma escola pública de Sergipe, contam como está sendo organizar sabatinas com candidatos dentro do colégio.

VEJA COMO FOI
13h00
às
14h10
INTERVALO:
Intervalo almoço (livre)
14h30
às
15h30
MESA:
Jornalismo, leveza e humor: a educação sob diferentes abordagens

Produtores de conteúdo de diferentes meios e experiências falam sobre os caminhos para tratar com informalidade, leveza, graça - ou mesmo com provocação e ironia - de assuntos importantes como educação.


Com Alberto Benett (Folha), Cristiano Botafogo (Medo e Delírio em Brasília), Tawane Theodoro (Canal Reload).

Mediação: Paulo Saldaña (Folha de S.Paulo/Jeduca).

VEJA COMO FOI
15h30
às
16h00
MESA:
TED Dona Êda: uma história na EJA

Êda Luiz, conhecida como Dona Êda, foi gestora do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo, por duas décadas. Com proposta pedagógica inovadora, a sua experiência serviu de inspiração para muitos outros Ciejas da cidade de São Paulo e do Brasil. Em sua fala, Dona Êda vai contar a sua história com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), desafios e caminhos, especialmente durante e pós pandemia.


Com mediação de Milena Teixeira (BandNews FM).

VEJA COMO FOI
15h40
às
16h00
INTERVALO:
Intervalo café (no local)
16h30
às
17h30
MESA:
Retrocessos na educação: qual o caminho para reconstruir as escolas públicas?

O governo Bolsonaro e a pandemia de covid-19 agravaram ainda mais os problemas da educação brasileira e aumentaram as desigualdades educacionais. A mesa se propõe a discutir o cenário atual e apontar soluções possíveis.


Com Denise Carreira e Luiz Fernando Abrucio.

Mediação: Cíntia Gomes (Agência Mural/Jeduca). 

VEJA COMO FOI
17h00
às
18h30
OFICINA:
Eleições nas redes sociais

Os veículos de comunicação estão cada vez mais presentes nas redes sociais e, no processo eleitoral de 2022, isso ficou ainda mais evidente. Como usar essas mídias de forma efetiva? Raphael Kapa conduz a oficina a partir da experiência da Agência Lupa no Tiktok.

SAIBA MAIS
17h00
às
18h30
OFICINA:
As desigualdades raciais na trajetória dos estudantes

A oficina, conduzida por Maria Teresa Gonzaga Alves (UFMG), vai apresentar os indicadores raciais utilizados para analisar as desigualdades de resultados educacionais. Serão apresentados como os dados sobre raça/cor são obtidos e trabalhados na pesquisa educacional, a relação dos indicadores raciais com outros marcadores de desigualdades, como nível socioeconômico e gênero, além das disparidades espaciais. Serão discutidos os instrumentos, a unidade de coleta dos dados, a unidade de análise e como isso deve ser considerado na interpretação dos indicadores raciais. Também serão apresentados exemplos de como os pesquisadores usam os indicadores raciais nos estudos sobre diferentes etapas de ensino.

SAIBA MAIS
// INSCREVA-SE
Já sou um associado JEDUCA?
sim
não
Insira aqui o seu e-mail e senha de cadastro como associado Jeduca:
De que forma quer participar do congresso?
online
Valor da inscrição - GRATUITO
Valor da inscrição - R$ 25,00
Você é
Gênero
Considerando as categorias do IBGE qual a sua cor/raça?
Como ficou sabendo sobre o congresso?
Você é uma pessoa com deficiência (PcD)?
Especifique qual é a sua deficiência
Declaro que li a Política de Privacidade do site www.jeduca.org.br e autorizo o tratamento, a coleta, armazenamento, uso, recepção, acesso, processamento e arquivamento dos dados pessoais e sensíveis (inclusive de imagem e voz), para as finalidades previstas na referida política.
Valor da inscrição
Cupom de desconto?
VALIDAR
De que forma quer participar do congresso?
online
Estudante de jornalismo e comunicação - GRATUITO
Professor de jornalismo e comunicação - GRATUITO
Outros - R$ 25,00
Estudante de jornalismo e comunicação - R$ 25,00
Professor de jornalismo e comunicação - R$ 25,00
Outros - R$ 50,00
Nome completo
E-mail
Confirmar e-mail
Senha
Telefone celular
Estado
MORA NO BRASIL?
Cidade
Local de estudo ou trabalho
Você é
Gênero
Considerando as categorias do IBGE qual a sua cor/raça?
Como ficou sabendo sobre o congresso?
Faixa etária
Você é uma pessoa com deficiência (PcD)?
Especifique qual é a sua deficiência
Declaro que li a Política de Privacidade do site www.jeduca.org.br e autorizo o tratamento, a coleta, armazenamento, uso, recepção, acesso, processamento e arquivamento dos dados pessoais e sensíveis (inclusive de imagem e voz), para as finalidades previstas na referida política.
Valor da inscrição
Cupom de desconto?
VALIDAR
ESPAÇO DOS PATROCINADORES
REALIZAÇÃO
PATROCINADORES MASTER
PATROCINADORES
APOIADORES