A ASSOCIAÇÃO
GUIAS
NOTÍCIAS
EDITORA PÚBLICA
REDE
BANCO DE FONTES
CONTATO
EDITAL
ASSOCIE-SE
LOGIN
Jeduca | Associação dos jornalistas de educação
notícia

Diretoria da Jeduca é eleita para 2020-2022

10/06/2020

Em Assembleia Geral realizada online por causa da pandemia, relatórios de atividade e prestação de contas foram aprovados, e nova diretoria, eleita

Fábio Takahashi, presidente da Jeduca
Alice Vergueiro

Os associados da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) participaram entre os dias 8 e 9 de junho de edição online da Assembleia Geral anual para apreciação de relatório de atividades e prestação de contas de 2019 da associação (anteriormente já divulgados aqui) e para a eleição da diretoria. 

O mandato da nova diretoria vai de junho de 2020 a junho de 2022.  

Fábio Takahashi, até então vice-presidente, foi eleito agora presidente da associação, no lugar de Antônio Gois, que ocupava o cargo desde a sua criação, em 2016 (reeleito em 2018). A jornalista Renata Cafardo assume agora como vice-presidente. 

Gois segue na diretoria, acompanhado dos também já diretores da última gestão Ângela Chagas, Mariana Tokarnia e Paulo Saldaña. Elisângela Fernandes, até então diretora, decidiu não continuar na gestão da associação, mas integra agora o grupo do Comitê Editorial da Jeduca. 

A jornalista Tatiana Klix, que já era integrante do Comitê, passa a compor a diretoria. 

“O caminho da Jeduca é virtuoso, já somos mais de mil associados, em todos os estados, e uma presença relevante tanto no jornalismo quanto na educação”, disse Takahashi. “Mas temos muito a avançar ainda, precisamos chegar a mais jornalistas fora dos grandes centros, por exemplo, para intensificar a nossa missão de aprimorar o jornalismo de educação no país.”

Apenas uma chapa foi lançada para essa eleição, uma vez que, por ora, o Estatuto Social da associação (que pode ser conferido aqui) permite que apenas os associados-fundadores possam ocupar o cargo de presidente e vice-presidente da Jeduca. 

“Nossa intenção inicial era fazer nesta assembleia também algumas alterações no estatuto”, explicou Gois. Em especial, no trecho sobre essa limitação para os cargos de presidente e vice-presidente, mas essa alteração, bem como qualquer outra no estatuto, só poderá ser feita em assembleia presencial, o que não é possível nesse momento de pandemia devido à Covid 19. “Assumimos o compromisso de apresentar uma proposta de revisão de estatuto e votá-la a tempo de estar em vigor para as próximas eleições da Jeduca, em 2022”.   

Tatiana Klix, nova integrante da diretoria, é jornalista formada pela UFRGS, já atuou como repórter e editora no Grupo RBS e editora de educação no portal iG. Atualmente, é diretora do Porvir (porvir.org), plataforma de comunicação e mobilização sobre tendências em educação. É cofundadora do Quero na Escola (queronaescola.com.br) e colaboradora do Canal Futura.

Diretoria e comitê editorial conversavam desde o ano passado sobre renovação do comitê. Ele seguia até o início deste ano com a mesma composição desde 2016, apenas com saídas solicitadas por alguns integrantes.

A renovação foi concluída, e entre os novos integrantes do grupo, além da Elisângela Fernandes, estão agora os jornalistas Cintia Gomes, Luiz Fernando Toledo, Rodrigo Ratier, Sabine Righetti, Thais Borges e Vanessa Vieira. 

Eles se juntam a Amanda Cieglinski, Fabio Mazzitelli, Gustavo Paiva, José Brito, Karina Yamamoto, Paulo de Camargo e Ricardo Falzetta. 

Para saber mais sobre os demais diretores e os membros do comitê, acesse aqui.

“Após quatro anos na presidência da associação, agradeço a todos que fizeram parte dessa trajetória. Entre erros e acertos, a intenção sempre foi - e tenho certeza de que continuará sendo - contribuir para qualificar o jornalismo de educação no Brasil”, completou Gois. 

##jeduca ##assembleia ##DiretoriaJeduca#ComiteJeduca

faça sua busca
principais termos
parceiros financiadores
Fundação Lemann
Telefonica Fundação / Vivo
Instituto Ayrton Senna
Instituto Natura
Instituto Unibanco
Itau Social
Itau
parceiros institucionais
ABRAJI
Campanha Nacional pelo direito à educação
CENPEC
OEI
Parto Lauand
Todos pela educação
Cooperação reperesentação do Brasil
Moderna
Loures
primeira pessoa