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Jeduca | Associação dos jornalistas de educação
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Efeito da pandemia na educação é destaque da cobertura

19/04/2021

Seção reúne matérias compartilhadas nas redes sociais com a #conteprajeduca

Escola fechada por causa da Covid-19
Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Os impactos da pandemia de Covid-19 continuam concentrando a cobertura de educação, com base nas reportagens marcadas com a #conteprajeduca nas redes sociais.

 

No entanto, do início de março até meados de abril, também foram tema de reportagens a falta de internet e ventilação nas escolas, erros cometidos pelo MEC na distribuição de recursos do Fundeb, o impacto da escolaridade dos pais na aprendizagem, entre outros. Confira, a seguir:

 

Educação na pandemia

Em março, as incertezas quanto à retomada das aulas presenciais foi tema de matérias assinadas por Élida Oliveira no G1 e por Raphael Preto no site Papo de Mãe.

 

No El Pais, Mariana Assis publicou uma reportagem sobre os desafios para a alfabetização no contexto do ensino remoto.  Para professores, crianças da pré-escola têm expressão oral e corporal afetadas durante a pandemia, informa reportagem de Élida Soares no G1.

 

Élida também é a autora de matéria sobre os prejuízos para formação de futuros médicos por causa da suspensão de aulas práticas.

 

Em Fortaleza, quase 2 mil alunos da educação de jovens e adultos não se matricularam para estudar em 2021, informa matéria assinada por Ítalo Cosme no jornal O Povo. Em outras reportagens, o jornalista abordou a busca por alunos desistentes e os desafios do ensino remoto no estado do Ceará.

 

Em entrevista a Paulo Saldaña, da Folha de S.Paulo, o diretor da Faculdade de Educação da Universidade de Genebra (Suíça), Abdeljalil Akkari, aponta que uma das lições da pandemia será a reconstrução de um sistema educacional solidário.

 

Saldaña e Diana Yukari são os autores de reportagem que revelou que mais de metade das escolas estaduais e municipais não possuem condições de ventilação adequadas – um dos requisitos importantes para um retorno presencial seguro; na rede privada, o problema afeta cerca de 20% das escolas.

 

No G1, Élida Soares mostrou que entre 2019 e 2020 houve aumento do número de escolas públicas sem internet de alta velocidade, ferramenta essencial para os ensinos remoto e híbrido.

 

Na Folha, Angela Pinho também publicou reportagem em que mostra que o governo do estado de São Paulo computou estudantes que não foram à escola durante o período de aulas presenciais em cálculo sobre a incidência de Covid-19.

 

Renata Cafardo, Júlia Marques e João Ker noticiaram, no jornal O Estado de S.Paulo, a decisão do governo do estado de São Paulo de incluir professores entre os públicos prioritários da vacinação contra Covid-19.

 

Em sua coluna no Estadão, Renata analisa o papel desempenhado pelo Ministério da Educação no cenário da pandemia de Covid-19.

 

Em 2020, cerca de 190 alunos abandonaram os estudos na rede municipal de ensino de Fortaleza (CE), noticiou Ítalo Cosme, no jornal O Povo.

 

Finaciamento da educação

Em três reportagens na Folha, Paulo Saldaña abordou questões ligadas aos recursos financeiros para a educação: repasses errados do Fundeb em 2021 e em 2019, realizados pelo FNDE, sistema do Fundeb inoperante e um programa do MEC, ainda sem previsão de implementação, de bônus para escolas do ensino fundamental 2 que reduzirem desigual dade.

 

Outros temas

O repórter André Antunes do site da revista Poli, ligada a FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz), é o autor de matéria sobre articulações do MEC com o Banco Mundial para obtenção de recursos financeiros para a implementação do Novo Ensino Médio.

 

Em matéria na Folha, Paulo Saldaña abordou a intenção do governo Bolsonaro de tirar dos Correios o monopólio de distribuição de livros didáticos,  a reação do MEC diante de um evento crítico ao juiz Sérgio Moro, realizado na UnB (Universidade de Brasília) e sobre a manutenção de pagamentos do governo federal a instituições de ensino superior suspeitas de fraudar do Fies (Financiamento Estudantil)

 

Junto com Thiago Resende, Saldaña relatou que a obra de colégio militar em São Paulo teve custo equivalente ao de 65 creches.

 

No G1, Élida Soares publicou o perfil de Lívia Pinaso, estudante da rede pública que foi aprovada em Medicina na Fuvest.

 

O repórter Ítalo Cosme publicou no jornal O Povo reportagem baseada em uma pesquisa que mostra que a influência da escolaridade dos pais no desempenho dos filhos é maior no Nordeste do que em outras partes do país.

 

A edição 31 do Educa PodCast, coordenado por Ricardo Berlitz abordou o papel da educação no empoderamento dos adolescentes.

 

O repórter Raphael Preto publicou matéria no Ecoa, do UOL, sobre as práticas antirracistas da professora Carla Pinheiro, que leciona na Bahia.

 

 

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