A ASSOCIAÇÃO
GUIAS
NOTÍCIAS
EDITORA PÚBLICA
BANCO DE FONTES
CONTATO
EDITAL
ASSOCIE-SE
LOGIN
Jeduca | Associação dos jornalistas de educação
notícia

Jeduca realiza curso online sobre jornalismo de educação

04/11/2020

Iniciativa, em parceria com a Abraji, tem o objetivo colaborar para a qualificação da cobertura dos temas ligados à área

(Atualizado em 4/12/2020)

A Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) realiza, de 23 de novembro a 11 de dezembro a primeira edição do curso online “Jornalismo de educação: bases para a cobertura”. A iniciativa é uma parceria com Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e tem o objetivo de colaborar para a qualificação da cobertura de educação.


O curso é exclusivo para estudantes de jornalismo e de comunicação, além de profissionais que tenham interesse em ampliar o seu conhecimento sobre a cobertura de educação.
 

 

“Vivemos um momento desafiador de proliferação de informações falsas que demandam um jornalismo cada vez mais eficaz na checagem de fatos e dados, na contextualização de informações e na apresentação de diversas abordagens, reforçando o papel da imprensa no fortalecimento da democracia. Esse curso é uma oportunidade para que todos possam conhecer melhor sobre como trabalhar com jornalismo de educação”, explica Fábio Takahashi, presidente da Jeduca.

 

Ao todo, foram computadas 1.149 inscrições de todas as Unidades da Federação, exceto Tocantins, e de outros países: Angola, Argentina, Eslovênia, Estados Unidos, Moçambique, Portugal.  Do total de inscritos, 50,5% são jornalistas formados, 44,3% são estudantes de jornalismo e 5,2% atuam como jornalistas, mas não são formados em jornalismo.



 


Desde 2018, a Jeduca já realizou 15 oficinas sobre jornalismo de educação em faculdades de jornalismo, mas, com a pandemia, identificou a importância de promover um curso online também voltado para jornalistas formados.

 

As aulas acontecem na plataforma de cursos da Abraji. Os participantes receberão certificado. O curso é gratuito e conta com a coordenação dos jornalistas Angela Chagas, diretora da Jeduca, e Sérgio Lüdtke, da Abraji, e com apoio de Amanda Cieglinski, coordenadora do Comitê Editorial da Jeduca. 

 

Dois módulos

O programa divide-se em dois módulos: Ecossistema da Educação e Prática do Jornalismo nesta área. Serão 15 aulas, com vídeos e textos. A cada semana serão liberadas cinco aulas, sempre às segundas-feiras. Todas contam com interpretação em Libras e legendas opcionais. 

 

A abertura do primeiro módulo será feita pelo jornalista Luiz Fernando Toledo, que abordará a estrutura e o sistema de ensino atual no Brasil. O tema de políticas educacionais será orientado por Marta Avancini, editora pública da Jeduca. Sobre o tema de legislação, Ricardo Falzetta abordará o direito à educação, as principais leis vigentes e o impacto da área para a redução da desigualdade no Brasil. 

 

Ainda no primeiro módulo, Paulo Saldaña abordará as principais políticas e fontes de financiamento da educação no Brasil, e Tatiana Klix falará sobre metodologias e práticas pedagógicas. 

 

Antônio Gois mostrará como a educação é avaliada, para que servem e como são usados indicadores e avaliações como Pisa, Enem, Enade, Prova Brasil, Saeb, além de propostas alternativas, como o Sinaeb. Fechando essa primeira parte, Fábio Takahashi, Gois e Mariana Tokarnia trazem um breve histórico do jornalismo de educação, a importância da cobertura de educação e sua interrelação com outras políticas públicas. Eles abordarão, ainda, oportunidades de atuação para o jornalista de educação.

 

Passando à prática, o módulo 2 focará em informações essenciais na qualificação profissional para a cobertura do tema. As jornalistas Ana Carolina Moreno e Thays Lavor mostrarão quais são os principais bancos de dados sobre educação existentes no Brasil, como usá-los para trazer contexto e criar narrativas, passando também pela Lei de Acesso à Informação. 

 

Rodrigo Ratier falará sobre as diferentes fontes da área. Bruno Scartozzoni preparou duas aulas com dicas e métodos de storytelling para produzir narrativas atraentes em educação, que contem histórias para além das estatísticas. Fechando o segundo módulo, Mariana Tokarnia e jornalistas convidados falarão sobre os impactos da cobertura da área nas políticas públicas para educação.

 

Programa

Confira o programa completo do curso:

 

Módulo 1 - O ecossistema da educação

Aulas 1 e 2: Educação no Brasil hoje - Instrutor: Luiz Fernando Toledo

 

Aula 3:  Políticas educacionais - Instrutora:  Marta Avancini

 

Aula 4: Legislação - Instrutor: Ricardo Falzetta

 

Aula 5: Financiamento da educação - Instrutor: Paulo Saldana

 

Aula 6: Metodologias e práticas pedagógicas - Instrutora: Tatiana Klix

 

Aula 7: Como se avalia a educação - Instrutor: Antonio Gois

 

Aula 8: O jornalismo de educação – Fábio Takahashi, Antonio Gois e Mariana Tokarnia

 

Módulo 2 - A prática do jornalismo de educação 

Aulas 9, 10 e 11: Como reportar com dados - Instrutoras: Ana Carolina Moreno e Thays Lavor 

 

Aula 12: As fontes no jornalismo de educação - Instrutor:  Rodrigo Ratier

 

Aulas 13 e 14: Storytelling - Instrutor:  Bruno Scartozzoni

 

Aula 15: Impacto do jornalismo de educação - Mariana Tokarnia. + depoimentos de jornalistas

 

#online #jornalismodeeducação #jeduca #curso #abraji

faça sua busca
principais termos
parceiros financiadores
Fundação Lemann
Telefonica Fundação / Vivo
Instituto Ayrton Senna
Instituto Natura
Instituto Unibanco
Itau Social
Itau
Fundação Maria Cecilia Solto Vidigal
parceiros institucionais
ABRAJI
Campanha Nacional pelo direito à educação
CENPEC
OEI
Parto Lauand
Todos pela educação
Cooperação reperesentação do Brasil
Moderna
Loures
primeira pessoa