A ASSOCIAÇÃO
GUIAS
NOTÍCIAS
EDITORA PÚBLICA
REDE
BANCO DE FONTES
CONTATO
EDITAL
ASSOCIE-SE
LOGIN
Jeduca | Associação dos jornalistas de educação
notícia

MEC, reitores e políticos discutem educação em congresso

14/08/2019

Desafios da universidade pública, a cobertura jornalística do governo federal e a a pauta educacional no Congresso serão temas de três sessoes de evento promovido pela Jeduca

As universidades federais serão tema de debate
Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

O programa Future-se, anunciado pelo MEC (Ministério da Educação) em julho, os cortes orçamentários, os protestos de estudantes e as declarações polêmicas  de representantes do governo federal colocaram as universidades públicas no centro do debate educacional e serão tema da mesa “A universidade em tempos de conflito”, no primeiro dia do 3.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca (19/8, às 14h30). As inscrições para o evento terminam em 14/8.

 

A sessão terá a participação do secretário de Ensino Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Junior,  da reitora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Denise Pires de Carvalho, do reitor da USP (Universidade de São Paulo), Vahan Agopyan e  da presidente da ANPG (Associação Nacional de pós-Graduandos), Flavia Calé. A mediação será de Mônica Weinberg, jornalista da revista Veja.

 

As interfaces entre educação e política serão tema de outras mesas do evento. Também no dia 19/8, às 11h45, quatro parlamentares de partidos diferentes e perfis distintos vão discutir a visão novo Congresso sobre educação. A deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP), que já entrou em embates tanto com o ex-ministro da Educação Ricardo Vélez Rodrigues quanto com o atual, Abranham Weintraub, já está confirmada.

 

Além da paulistana, estará presente Caroline de Toni (PSL-SC), ex-líder do MBL (Movimento Brasil Livre) de Santa Catarina. Ela defende que Paulo Freire deixe de ser o patrono da educação brasileira. Também participam os deputados Pedro Cunha Lima (PSDB-SP), presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, e Rosa Neide (PT-MT), também integrante da Comissão. A mediação será do repórter Paulo Saldaña, da Folha de S. Paulo.

 

"A Jeduca tem como missão ampliar e qualificar o debate sobre educação, através do jornalismo de qualidade. O debate com diferentes atores do cenário educacional é condizente com nossos valores de independência e pluralidade. Há pautas relevantes sendo discutidas no Congresso Nacional, caso do Fundeb, que precisam de mais atenção da sociedade", afirma Antonio Gois, presidente da Jeduca.

 

Mais política


No segundo dia de evento (20/8), um papo sobre a atual tumultuada cobertura jornalística do Ministério da Educação no governo Bolsonaro terá a mediação da repórter especial e colunista do Estadão, Renata Cafardo, também diretora da Jeduca. O debate será às 9h. Participam da conversa a comentarista da GloboNews e colunista do Estadão, Eliane Cantanhêde, e os repórteres Caio Junqueira, da revista Crusoé, e Hugo Passarelli, do jornal Valor Econômico.

#CongressoNacional #3.ºCongressoInternacionaldeJornalismodeEducação #3.ºcongressodaJeduca #ensinosuperior #Jeduca2019 #MEC

parceiros mantenedores
Fundação Lemann
Telefonica Fundação / Vivo
Instituto Ayrton Senna
Instituto Natura
Instituto Unibanco
Itau Social
Itau
parceiros institucionais
ABRAJI
Campanha Nacional pelo direito à educação
CENPEC
OEI
Parto Lauand
Todos pela educação
Cooperação reperesentação do Brasil
Moderna
primeira pessoa