A ASSOCIAÇÃO
GUIAS
NOTÍCIAS
EDITORA PÚBLICA
REDE
BANCO DE FONTES
CONTATO
EDITAL
ASSOCIE-SE
LOGIN
Jeduca | Associação dos jornalistas de educação
notícia

Minicursos abordam novo Fundeb e uso de dados na cobertura

02/11/2020

Formações integraram a programação do 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca

Além das mesas e debates, a programação do 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação também incluiu dois minicursos, voltados para jornalistas que querem conhecer ou se aprofundar em dois assuntos de interesse da cobertura de educação: o novo Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação) e o uso de dados e microdados públicos.

O evento, que aconteceu de 19 a 23 de outubro de 2020, foi online e gratuito. A programação completa pode ser conferida aqui e, até dia 23 de novembro, caso ainda não tenha feito inscrição, ainda dá para se inscrever para assistir às mesas aqui. Caso tenha feito inscrição, basta entrar no site com o login e a senha cadastrados. 

O curso sobre o novo Fundeb foi ministrado por Claudio Tanno, que é ligado à Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados. Além de explicar como o fundo se estrutura e suas diferenças em relação ao que está em vigor até o fim de 2020, Tanno dá dicas de cobetura sobre o processo de regulamentação do Fundeb, que deve ocorrer até dezembro. Confira o resumo do minicurso:

 

 

Os dados são um insumo cada vez mais importante para a produção de notícias sobre educação. No minicurso Dados e microdados que ajudam a entender a educação, o estatístico Roberto Padovani ensina a extrair dados disponíveis em sites oficiais, como o do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e a trabalhar com eles em plataformas públicas, sem a necessidade de recursos de programação.  Veja como foi o minicurso:

 

 

O 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação tem o patrocínio da Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Unibanco, Itaú Social, Itaú Educação e Trabalho, e apoio do Colégio Rio Branco e Loures Consultoria.

#robertopadovani #microdados #jeduca2020 #fundeb #dados #4.ºcongressointernacionaldejornalismodeeducação #claudiotanno

faça sua busca
principais termos
parceiros financiadores
Fundação Lemann
Telefonica Fundação / Vivo
Instituto Ayrton Senna
Instituto Natura
Instituto Unibanco
Itau Social
Itau
Fundação Maria Cecilia Solto Vidigal
parceiros institucionais
ABRAJI
Campanha Nacional pelo direito à educação
CENPEC
OEI
Parto Lauand
Todos pela educação
Cooperação reperesentação do Brasil
Moderna
Loures
primeira pessoa