A ASSOCIAÇÃO
GUIAS
NOTÍCIAS
EDITORA PÚBLICA
REDE
BANCO DE FONTES
CONTATO
EDITAL
ASSOCIE-SE
LOGIN
Jeduca | Associação dos jornalistas de educação
notícia

Saída de Weintraub e financiamento da educação no #conteprajeduca

30/06/2020

Você sabe como fazer para sua matéria aparecer aqui? Publique-a nas redes sociais usando a hashtag

O ex-ministro Abraham Weintraub
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em reportagem para O Globo, Paula Ferreira analisa o impacto da suspensão das aulas presenciais sobre a alfabetização de crianças e o programa sobre o tema, lançado pelo MEC em fevereiro.

 

O envio de projeto ao Congresso Nacional sobre o Future-se, proposto pelo MEC para arrecadar recursos para as instituições federais de ensino superior, foi tema de matérias de Paulo Saldaña na Folha e de Elida Oliveira no G1.

 

Saldaña revelou, em reportagem na Folha de S.Paulo, que a maior parte dos gastos do MEC em 2020 corresponde a orçamento não executado no ano passado.

 

Em matéria no jornal O Estado de São Paulo, Renata Cafardo analisou a gestão e a reação da área da educação diante da saída de Abraham Weintraub do MEC (Ministério da Educação) e apresentou um perfil de Renato Feder, que chegou a ser cotado para assumir a pasta.

 

A jornalista também noticiou que as universidades estaduais paulistas vão manter as aulas remotas durante o segundo semestre deste ano e os resultados de uma pesquisa realizada pelo Iede e Instituto Rui Barbosa que mostra que 82% das redes municipais estão oferecendo algum conteúdo a seus alunos durante o isolamento social.

 

Elida Oliveira também é a autora de matéria sobre a enquete para escolher as novas datas do Enem e de reportagem que mostra que 40% dos alunos da rede pública não têm computador ou tablet em casa, ambas publicadas no G1.

 

Numa matéria no site do Porvir, Maria Victória Oliveira e Vinícius Oliveira ouviram estudantes de ensino médio sobre suas experiências com as aulas remotas. E pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) identificaram erros sobre a história da África em material distribuído a estudantes para atividades durante o isolamento social, informa Ana Luiza Basílio na Carta Capital.

 

Em entrevista a Viviane Tavares do site da EPSJV Fiocruz, o professor da UFABC (Universidade Federal do ABC) Salomão Ximenes discute as práticas avaliativas durante o período de oferta de ensino remoto na educação básica. A jornalista também é autora da matéria  “Recursos insuficientes para merenda”, no mesmo site.

 

O Canal Futura publicou entrevista com Priscila Cruz, presidente do Todos pela Educação, sobre os aprendizados durante a pandemia do novo coronavírus.

 

O jornal cearense O Povo publicou matéria de Ítalo Cosme informando que não há previsão de data para o retorno das aulas presenciais no estado. O jornalista também é o autor de reportagem sobre a suspensão de 13 estudantes da UFC (Universidade Federal do Ceará), que utilizaram as cotas raciais de maneira irregular para ingressar na instituição.

 

No jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba (SP), Daniela Jacinto publicou a matéria “Crianças realizam sarau poético virtual”.

#canalfutura #danielajacinto #cruzeirodosul #opovo #ítalocosme #porvir #mariavictóriaoliveira #viniciusoliveira #g1 #elidaoliveira #folhades.paulo #paulosaldaña #oestadodes.paulo #renatacafardo #vivianetaveres #EPSJVFiocruz #analuizabasílio #cartacapital #paulaferreira #oglobo

parceiros financiadores
Fundação Lemann
Telefonica Fundação / Vivo
Instituto Ayrton Senna
Instituto Natura
Instituto Unibanco
Itau Social
Itau
parceiros institucionais
ABRAJI
Campanha Nacional pelo direito à educação
CENPEC
OEI
Parto Lauand
Todos pela educação
Cooperação reperesentação do Brasil
Moderna
Loures
primeira pessoa