A ASSOCIAÇÃO
GUIAS
NOTÍCIAS
EDITORA PÚBLICA
BANCO DE FONTES
CONTATO
EDITAL
ASSOCIE-SE
LOGIN
Jeduca | Associação dos jornalistas de educação
notícia

Veja as matérias premiadas no 2º Edital de Jornalismo de Educação

04/04/2021

Abandono escolar na pandemia, ensino remoto, cortes de verba em universidades federais, ocupações de escolas, educação inclusiva e uso de ferramentas de geolocalização na escola são temas das reportagens

Abandono foi tema de pautas premiadas
Fábio Pozzebon/Agência Brasil

O abandono escolar de meninas durante a pandemia de Covid-19, as estratégias para chegar aos estudantes adotadas por 20 municípios na Chapada Diamantina em 2020 no contexto do ensino remoto, os cortes de orçamento e de bolsa nas universidades federais do interior do Nordeste, os movimentos estudantis de ocupação de escolas contra a reforma do ensino médio em 2017, a educação inclusiva e o uso de são temas de reportagens vencedoras do 2.º Edital de Jornalismo de Educação da Jeduca e Itaú Social.

 

As reportagens, realizadas em diferentes formatos, foram selecionadas entre 50 propostas que concorreram às bolsas de R$ 8 mil. Os projetos foram avaliados e pela Comissão Julgadora e Editorial do Edital, coordenada pela jornalista Denise Chiarato. Também integraram a comissão Marta Avancini, Ricardo Falzetta e Rodrigo Ratier. O edital também premia TCCs (Trabalhos de Conclusao de Curso) na categoria Estudante. Conheça os TCCs premiados na segunda edição do edital aqui.

 

Conheça as matérias:

 

"O local ensina o global", de Antonio Laranjeira, publicada no portal InfoSãoFrancisco: reportagem sobre experiências em escolas públicas urbanas e rurais, em diferentes regiões do Brasil, relacionadas ao uso de tecnologias de comunicação geoespacial em articulação com o conhecimento local e como estratégia para a melhoria da qualidade da educação. Leia aqui e aqui. Assista ao vídeo sobre os bastidores da apuração:

 

 

"Sem Recreio", de Joana Suarez e Luiza Muzzi, publicada no site do projeto Lição de Casa: investigação sobre as relações entre o abandono escolar durante o fechamento das escolas em função da pandemia de Covid-19 e o trabalho infantil.  A reportagem contou com a participação de 15 jornalistas de 10 estados, que levantaram 70 casos de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Leia aqui.

 

Uma síntese da reportagem foi publicada nos sites do Projeto Colabora, da ONG Repórter Brasil, do coletivo de jornalismo investigativo Marco Zero Conteúdo, do Grupo Matinal Jornalismo de Porto Alegre (RS), no portal BHAZ de Belo Horizonte (MG) e no portal de notícias Amazonas 1. O resumo da reportagem também foi publicado em um podcast. No Instagram, Joana e Luiza fizeram uma live sobre a reportagem no Instagam. Assista ao vídeo sobre os bastidores da apuração:

 

 

Especial Efeito Desmonte, de Bruno Vinícius e Amanda Rainheri, publicado na Agência Retruco: Investigação sobre o impacto da redução no orçamento do MEC (Ministério da Educação) em universidades e institutos federais do interior do Nordeste, especialmente na realização de pesquisas e no desenvolvimento de áreas do semiárido que haviam sido impactadas positivamente com a instalação dessas instituições. Leia aqui.

 

"Sem aulas presenciais, municípios da Chapada criam soluções para manter o vínculo, de Andrea Lemos, publicada no Correio da Bahia: matéria sobre como 21 municípios da região da Chapada Diamantina (BA) se organizaram para enfrentar em conjunto os efeitos da pandemia de Covid-19. Essas redes de ensino integram um ADE (Arranjo de Desenvolvimento da Educação) criado há cerca de 20 anos para fortalecer a formação continuada de professores. Leia aqui e assista ao vídeo sobre os bastidores:




 

Série "Educação inclusiva das pessoas com deficiência", de Cristiana Jordão Nery e Luiza Ferreira Ribeiro, veiculada pela TVE Bahia: quatro reportagens sobre os desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência no contexto da pandemia, a legislação, a inclusão na escola comum e o acesso ao mercado de trabalho. Assista aqui, aqui, aqui e aqui.

 

 

 

Especial "Ocupado: os estudantes entre o velho e o novo Ensino Médio”, de Gustavo Queiroz e Douglas Maia, publicado no Jornal Plural: em duas reportagens, o especial resgata o movimento de ocupação de escolas por estudantes secundaristas no Paraná que, em 2017, se opuseram à chamada reforma do ensino médio. Leia aqui e aqui.

 

 

 

"Se eu passar mais esse ano sem estudar, penso realmente em desistir", de Gabriela Portilho, publicada na revista Nova Escola: investigação sobre as razões que levam as adolescentes a abandonar os estudos no contexto da pandemia de Covid-19, centrada em estudantes indígenas e negras. A matéria analisa como o novo contexto sociopolítico pode impactar a vida escolar dessas meninas, agravando ainda mais as desigualdades educacionais e de gênero no país. Leia aqui.E assista ao vídeo sobre a produção da reportagem:

 

 

 

#tvebahia #novaescola #luizaferreiraribeiro #luizamuzz #licaodecasa #jornalplural #jeduca #joanasuarez #itaúsocial #gustavoquieroz #infosaofrancisco #gabrielaportilho #douglasmaia #cristianajordãonery #correiodabahia #agênciaretruco #amandarainheri #andrealemos #anotniolaranjeira #2.ºeditaldejornalismodeeducação #brunovinícius

faça sua busca
principais termos
parceiros financiadores
Fundação Lemann
Telefonica Fundação / Vivo
Instituto Ayrton Senna
Instituto Natura
Instituto Unibanco
Itau Social
Itau
Fundação Maria Cecilia Solto Vidigal
parceiros institucionais
ABRAJI
Campanha Nacional pelo direito à educação
CENPEC
OEI
Parto Lauand
Todos pela educação
Cooperação reperesentação do Brasil
Moderna
Loures
primeira pessoa