Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Nesta página reunimos indicações de bases de dados que podem ajudar a encontrar informações sobre diversos aspectos da educação brasileira para apoiar o trabalho do jornalismo da área no dia a dia.
COMO SE AVALIA A EDUCAÇÃO
INEP
Autarquia do MEC responsável por estatísticas e por avaliações da educação básica e superior no Brasil. Produz indicadores de qualidade, infra-estrutura, taxas de rendimento, entre outras relevantes para análise da educação
ACESSE O SITE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o braço do Ministério da Educação (MEC) responsável por estatísticas e por avaliações da educação básica e superior no Brasil.


Em sua página na internet, no portal único do governo federal, o Inep disponibiliza dados e microdados de seus levantamentos estatísticos e exames − além de resultados de avaliações internacionais.

Há mais de um caminho para se chegar às informações. Um deles é a seção Dados Abertos, criada para agrupar resultados dos levantamentos estatísticos e das avaliações do Inep.

O caminho é simples: na página inicial, clique no ícone conhecido como "hambúrguer" − três barras horizontais, uma sobre a outra, ao lado do nome "Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira". Em seguida, escolha a opção "Acesso à informação", que abrirá um novo menu com uma lista de subseções, entre elas a de Dados Abertos.

A seção Dados Abertos, por sua vez, dá acesso a sete subseções, entre elas:


- Indicadores Educacionais


- Inep Data


- Microdados

Na seção Indicadores Educacionais, o usuário encontrará 16 indicadores educacionais, bastando clicar em cada um deles para ter acesso às informações referentes a cada ano pesquisado, a diferentes recortes geográficos (escolas, municípios, estados, regiões, Brasil) e às notas técnicas. São 14 indicadores relacionados à educação básica e 2 à educação superior:

Educação básica

- Adequação da formação docente

- Complexidade de gestão da escola

- Esforço docente


- Indicadores financeiros educacionais


- Média de alunos por turma


- Média de horas-aula diária

- Nível socioeconômico


- Percentual de docentes com curso superior

- Regularidade do corpo docente

- Remuneração média dos docentes

- Taxas de distorção idade-série

- Taxa de não resposta - TNR

- Taxas de rendimento

- Taxas de transição



Educação superior

- Indicador de fluxo da educação superior

- Indicadores de qualidade da educação superior


Na seção Inep Data, o usuário tem acesso a informações disponibilizadas pelo Inep em formato de painel, o que facilita a consulta. O usuário pode especificar variáveis geográficas e administrativas para localizar os dados buscados. A seção contém sete painéis, entre eles:


- Catálogo de escolas

- Consulta matrícula

- Estatísticas Censo da Educação Superior

- Estatísticas Censo Escolar

- Painel de Monitoramento do PNE

- Painel Educacional 


A seção Microdados dá acesso a informações em nível individual (microdados) de pesquisas e avaliações, permitindo recortes específicos nas bases de dados, de maneira a produzir informações que não constam nas publicações já divulgadas pelo Inep. São disponibilizados microdados de 15 pesquisas/avaliações:

- ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização)

- Censo da Educação Superior

- Censo dos Profissionais do Magistério

- Censo Escolar

- Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes)

- Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos)

- Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)

- Enem por Escola

- IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado)

- Provão

- Pesquisa de Ações Discriminatórias no Âmbito Escolar

- Prova Brasil

- PNERA (Pesquisa Nacional da Educação na Reforma Agrária)

- Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica)

- Talis (Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem)


Outro caminho para se chegar às informações do Inep é por meio das subseções "Avaliações e Exames Educacionais" e "Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais". Ambas podem ser acessadas a partir da opção "Áreas de Atuação", no menu que aparece quando se clica no ícone "hambúrguer".

[O caminho é simples: na página inicial, clique no ícone conhecido como "hambúrguer" − três barras horizontais, uma sobre a outra, ao lado do nome "Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira". Em seguida, escolha a opção "Áreas de Atuação", que abrirá um novo menu com subseções, entre elas a de "Avaliações e Exames Educacionais" e a de "Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais".]


Em Avaliações e Exames Educacionais, há informações das seguintes avaliações, entre outras:

- Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica)

- Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)


- Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos)

- Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes)

- Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes)
 


Em Pesquisas Estatísticas e Indicadores Educacionais, há informações, entre outros, dos seguintes indicadores e pesquisas:

- Censo Escolar

- Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)


- Censo da Educação Superior


- Talis (Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem)


Adequação da formação docente (Indicadores educacionais)

Percentual de professores nas diferentes etapas da educação básica, conforme a adequação de sua titulação à(s) disciplina(s) que leciona. São adotadas cinco classificações: · Grupo 1 - Docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona; Grupo 2 - Docentes com formação superior de bacharelado (sem complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que leciona; Grupo 3 - Docentes com formação superior de licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) em área diferente daquela que leciona; Grupo 4 - Docentes com formação superior não considerada nas categorias anteriores; e Grupo 5 - Docentes sem formação superior.

ACESSE AQUI
Adequação; formação; titulação de professores; titulação docente; titulação docentes; preparo docente; preparo docentes; qualificação docente; qualificação docentes; preparo professores; qualificação professores; formação professor; formação professores; titulação; indicador de adequação da formação do docente; docentes com licenciatura; docentes licenciados; professores com licenciatura; professores licenciados; docentes com bacharelado; docentes bacharelado; professor licenciatura; professor licenciado; professor bacharelado; professores bacharelado; docentes complementação pedagógica; docentes com complementação pedagógica; professor complementação pedagógica; professores complementação pedagógica; docentes sem diploma; docentes sem graduação; docentes sem ensino superior; professores sem diploma; professores sem graduação; professores sem ensino superior; professores graduados; professores graduação; docentes graduados; docentes graduação; adequação da formação docente
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)
Censo da Educação Superior

O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Inep, é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior (IES) que ofertam cursos de graduação e sobre seus alunos e professores.

ACESSE AQUI
Ensino superior; educação superior; graduação; cursos; instituições; instituições de ensino superior; faculdades; faculdade; universidades; universidade; centros universitários; centro universitário; estabelecimentos; estabelecimentos de ensino; matrículas; funções docentes; universitários; calouros; concluintes; formandos; formados; graduados; bacharéis; licenciados; estudantes; ingressantes; censo da educação superior; censo educação superior; censo inep; instituições públicas; instituições privadas; instituições particulares; faculdades particulares; faculdades privadas; universidades públicas; universidades privadas; universidades particulares; universidades federais; federais; universidades estaduais; graduação presencial; graduação a distância; EAD; funcionários técnico-administrativos; funcionários; técnico-administrativos; vagas oferecidas; vagas; candidatos inscritos; inscritos; ingressos
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)
Censo Escolar

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional.

ACESSE AQUI
Educação básica; matrículas; funções docentes; estabelecimentos de ensino; alunos; docentes; docente; professores; professor; estabelecimentos; rede de ensino; redes de ensino; redes; rede pública; rede privada; rede particular; dependência administrativa; federal; estadual; municipal; privada; creche; pré-escola; educação infantil; infantil; ensino fundamental; anos iniciais; anos finais; anos iniciais ensino fundamental; anos finais ensino fundamental; ensino médio; educação especial; EJA; educação de jovens e adultos; ensino técnico; ensino profissionalizante; educação profissional; ensino técnico de nível médio; gênero; masculino; feminino; faixa etária; idade; cor; raça; cor/raça; censo escolar; censo escolar da educação básica; censo inep; censo escolar inep; urbana; rural; rede urbana; rede rural; turmas; aprovação; reprovação; abandono; taxa aprovação; taxa reprovação; taxa abandono; escolas; turmas; internet nas escolas; internet; biblioteca; bibliotecas; laboratório; laboratórios; quadro de esportes; esportes; quadra; banheiro; banheiros; distorção idade-série; deficiência; transtornos globais do desenvolvimento; altas habilidades; transtorno global do desenvolvimento; classes comuns; AEE; atendimento educacional especializado; classes especiais exclusivas; escolas; número de escolas; formação de professores; recursos tecnológicos; diretor; diretores; diretor de escola; diretores de escola
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Complexidade de gestão da escola (Indicadores educacionais)

Classifica as escolas em seis níveis crescentes de complexidade, de 1 a 6, sendo 6 o de maior complexidade, com base no porte da escola, no número de turnos de funcionamento e na quantidade e complexidade de modalidades/etapas oferecidas. Nível 1: Porte inferior a 50 matrículas, operando em único turno e etapa e apresentando a Educação Infantil ou Anos Iniciais como etapa mais elevada. Nível 2: Porte entre 50 e 300 matrículas, operando em 2 turnos, com oferta de até 2 etapas e apresentando a Educação Infantil ou Anos Iniciais como etapa mais elevada. Nível 3: Porte entre 50 e 500 matrículas, operando em 2 turnos, com 2 ou 3 etapas e apresentando os Anos Finais como etapa mais elevada. Nível 4: Porte entre 150 e 1000 matrículas, operando em 2 ou 3 turnos, com 2 ou 3 etapas, apresentando Ensino Médio/profissional ou a EJA como etapa mais elevada. Nível 5: Porte entre 150 e 1000 matrículas, operando em 3 turnos, com 2 ou 3 etapas, apresentando a EJA como etapa mais elevada. Nível 6: Porte superior a 500 matrículas, operando em 3 turnos, com 4 ou mais etapas, apresentando a EJA como etapa mais elevada.

ACESSE AQUI
Gestão escolar; gestão da escola; complexidade gestão escolar; complexidade gestão da escola; gestão; porte da escola; tamanho da escola; turnos de funcionamento da escola; turnos escolares; turnos de ensino; turnos; modalidades escola; etapas escola; características escola; características da escola; características das escolas; características escolas; administração escolar; administração escolas; administração escola
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes)

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

ACESSE AQUI
Ensino superior; graduação; educação superior; superior; ensino universitário; universitário; avaliação; qualidade; desempenho; avaliação ensino superior; qualidade ensino superior; Enade; Conceito Enade; Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes; Exame Nacional de Desempenho de Estudantes; Exame Nacional de Desempenho Estudantes; Exame Nacional Desempenho Estudantes; Exame Desempenho Estudantes; Exame Nacional; IDD; Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado; Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado; Desempenhos Observado e Esperado; Indicador Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado; Indicador Diferença Desempenhos Observado e Esperado, Diferença Desempenhos Observado e Esperado, universidade, universidades, faculdade, faculdades, centro universitário, centros universitários; instituto; institutos; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Instituto Federal de Educação; Instituto Federal; Centro Federal de Educação Tecnológica; Centro Federal de Educação; Centro Federal; IF; Ifet; Cefet; agronomia; arquitetura e urbanismo; arquitetura; biomedicina; educação física; enfermagem; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia da computação; engenharia de alimentos; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; engenharia; engenharias; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; veterinária; nutrição; odontologia; odonto; tecnologia em agronegócios; tecnologia em estética e cosmética; tecnologia em gestão ambiental; tecnologia em gestão hospitalar; tecnologia em radiologia; tecnologia em segurança no trabalho; zootecnia; administração; administração pública; ciências contábeis; contábeis; ciências econômicas, economia; comunicação social; jornalismo, comunicação social - jornalismo; publicidade e propaganda; publicidade; propaganda; comunicação social - publicidade; comunicação social - publicidade e propaganda; comunicação social - propaganda; design; direito; psicologia; relações internacionais; secretariado executivo; serviço social; tecnologia em comércio exterior; comércio exterior; tecnologia em design de interiores; tecnologia em design de moda; moda; tecnologia em design gráfico; tecnologia em gastronomia; tecnologia em gestão comercial; tecnologia em gestão da qualidade; tecnologia em gestão de recursos humanos; recursos humanos; tecnologia em gestão financeira; gestão financeira; tecnologia em gestão pública; gestão pública; tecnologia em logística; logística; tecnologia em marketing; marketing; tecnologia em processos gerenciais; teologia; turismo; artes visuais; artes; ciência da computação; ciências biológicas; biologia; ciências sociais; filosofia; física; geografia; história; letras; letras-inglês; letras-português; letra-portugues e espanhol; letras-português e inglês; matemática; música; pedagogia; química; sistemas de informação; tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas; tecnologia em gestão da produção industrial; tecnologia em gestão da tecnologia da informação; tecnologia em redes de computadores; licenciatura; bacharelado; Enade 2004; Enade 2005; Enade 2006; Enade 2007; Enade 2008; Enade 2009; Enade 2010; Enade 2011; Enade 2012; Enade 2013; Enade 2014; Enade 2015; Enade 2016; Enade 2017; Enade 2018; Enade 2019; Conceito Enade 2004; Conceito Enade 2005; Conceito Enade 2006; Conceito Enade 2007; Conceito Enade 2008; Conceito Enade 2009; Conceito Enade 2010; Conceito Enade 2011; Conceito Enade 2012; Conceito Enade 2013; Conceito Enade 2014; Conceito Enade 2015; Conceito Enade 2016; Conceito Enade 2017; Conceito Enade 2018; Conceito Enade 2019; CPC; Conceito Preliminar de Curso; Conceito Preliminar de Cursos
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos)

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio na idade adequada, permitindo que recebam o certificado de conclusão do ensino fundamental e/ou do ensino médio, conforme seu desempenho no exame.

ACESSE AQUI
Encceja; Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos; Encceja inscritos; Encceja número de inscritos; Encceja desempenho; Encceja ciências da natureza; Encceja ciências humanas; Encceja linguagem e códigos; Encceja matemática; Encceja redação; Encceja exterior; Encceja Brasil; Encceja participantes por estado; Encceja participantes por região; Encceja participantes Brasil; perfil participantes Encceja; perfil socioeconômico participantes Encceja; escolaridade dos pais; escolaridade dos pais participantes Encceja; EJA; educação de jovens e adultos; jovens e adultos
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame teve aperfeiçoada a sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

ACESSE AQUI
Enem; Exame Nacional do Ensino Médio; Resultados Enem; Resultado Enem; Enem inscritos; Enem egressos; Enem concluintes; Enem cursista; Enem cursistas; Enem desempenho; Enem ciências da natureza; Enem ciências humanas; Enem linguagens e códigos; Enem matemática; Enem redação; perfil inscrito Enem; perfil socioeconômico participante Enem; perfil participantes Enem; escolaridade dos pais; escolaridade dos pais dos participantes Enem; aprendizagem; competências; habilidades; conhecimento; conhecimentos
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Esforço docente (Indicadores educacionais)

Classifica o docente em seis níveis crescentes de esforço no exercício da profissão, de 1 a 6, sendo 6 o de maior esforço, com base no número de escolas em que atua, turnos de trabalho, alunos atendidos e etapas nas quais leciona.
· Nível 1 - Docente que, em geral, tem até 25 alunos e atua em um único turno, escola e etapa.
· Nível 2 - Docente que, em geral, tem entre 25 e 150 alunos e atua em um único turno, escola e etapa.
· Nível 3 - Docente que, em geral, tem entre 25 e 300 alunos e atua em um ou dois turnos em uma única escola e etapa.
· Nível 4 - Docente que, em geral, tem entre 50 e 400 alunos e atua em dois turnos, em uma ou duas escolas e em duas etapas.
· Nível 5 - Docente que, em geral, tem mais de 300 alunos e atua nos três turnos, em duas ou três escolas e em duas etapas ou três etapas.
· Nível 6 - Docente que, em geral, tem mais de 400 alunos e atua nos três turnos, em duas ou três escolas e em duas etapas ou três etapas.

ACESSE AQUI
Professor; professores; docente; docentes; professora; professoras; esforço docente; esforço docentes; esforço professor; esforço professora; número de escolas onde professor leciona; total de escolas professor leciona; condições de trabalho do professor; condições de trabalho do docente; condições de trabalho docente; número de escolas professor atua; turno de trabalho docente; turno de trabalho professor; turnos de trabalho; turnos trabalho docentes; etapas professor leciona; etapas professor atende; alunos atendidos por professor; estudantes atendidos por professor; profissão professor; profissão docente
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

ACESSE AQUI
Ideb; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; Ideb por escola; metas; metas Ideb; resultados Ideb; notas ideb; índice Ideb; desempenho Ideb; Ideb por rede; ideb redes estaduais; Ideb redes municipais; Ideb rede federal; Ideb rede privada; Ideb rede particular; Ideb escola pública; Ideb escola particular; Ideb escola privada; Ideb Brasil; Ideb país; Ideb por estado; Ideb por município; Ideb estadual; Ideb municipal; Ideb ensino fundamental; Ideb ensino médio; Ideb anos iniciais; Ideb anos finais; Ideb por região; qualidade; qualidade do ensino; qualidade da educação; qualidade ensino fundamental; qualidade ensino médio; aprendizagem; competências; habilidades; conhecimento; conhecimentos; leitura, língua portuguesa; português; matemática; ciências; aprovação
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Indicador de fluxo da educação superior (Indicadores educacionais)

A trajetória dos alunos dos cursos de graduação, a partir da análise dos seguintes indicadores relativos à coorte (ingressantes) de quatro ou mais anos antes: taxa de permanência, taxa de conclusão acumulada, taxa de desistência acumulada, taxa de conclusão anual e taxa de desistência anual. Os dados são apresentados por cursos e instituições de ensino.

ACESSE AQUI
Ensino superior; educação superior; superior; ensino universitário; universitário; indicadores de fluxo; fluxo da educação superior; fluxo do ensino superior; fluxo educação superior; fluxo ensino superior; indicadores graduação; indicadores da graduação; fluxo de ingressantes; ingressantes; Censo da Educação Superior; censo ensino superior; censo educação superior; ingresso curso superior; ingresso faculdade; ingresso no curso superior; ingresso na faculdade; conclusão ensino superior; conclusão graduação; conclusão de curso; conclusão de graduação; concluintes; concluintes graduação; conclusão; desistência; desistência graduação; desistência na graduação; desistência do curso; desistência da faculdade; permanência; permanência na graduação; permanência na faculdade; permanência no curso de ingresso; desistência do curso de ingresso; conclusão no curso de ingresso; trajetória dos alunos na graduação; trajetória graduação; taxa de permanência; taxa de conclusão; taxa de conclusão acumulada; taxa de desistência; taxa de desistência acumulada; taxa de conclusão; taxa de conclusão anual; taxa de desistência; taxa de desistência anual; cursos; cursos de graduação; graduação; indicadores de trajetória de curso de graduação; evasão; evasão ensino superior; evasão entre universitários; evasão de universitários; evasão na universidade; concluintes; concluintes graduação; graduados; formados no ensino superior; fomandos; formados; falecimentos no ensino superior; mortes no ensino superior; universitários mortos; mortes; prazo de integralização do curso; prazo de integralização; integralização; trajetória universitária; trajetória no ensino superior
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Indicadores de qualidade da educação superior (Indicadores educacionais)

Conceito Enade, resultado de avaliação apicada a universitários de diferentes áreas, e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que compara o desempenho obtido, no Enem, por ingressantes no ensino superior com o desempenho de formandos no Enade, a fim de apontar a contribuição do respectivo curso de graduação (valor agregado) na formação dos estudantes.

ACESSE AQUI
Ensino superior; educação superior; superior; ensino universitário; universitário; Enade; Conceito Enade; Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes; Exame Nacional de Desempenho de Estudantes; Exame Nacional de Desempenho Estudantes; Exame Nacional Desempenho Estudantes; Exame Desempenho Estudantes; Exame Nacional; IDD; Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado; Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado; Desempenhos Observado e Esperado; Indicador Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado; Indicador Diferença Desempenhos Observado e Esperado, Diferença Desempenhos Observado e Esperado, universidade, universidades, faculdade, faculdades, centro universitário, centros universitários; instituto; institutos; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Instituto Federal de Educação; Instituto Federal; Centro Federal de Educação Tecnológica; Centro Federal de Educação; Centro Federal; IF; Ifet; Cefet; agronomia; arquitetura e urbanismo; arquitetura; biomedicina; educação física; enfermagem; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia da computação; engenharia de alimentos; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; engenharia; engenharias; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; veterinária; nutrição; odontologia; odonto; tecnologia em agronegócios; tecnologia em estética e cosmética; tecnologia em gestão ambiental; tecnologia em gestão hospitalar; tecnologia em radiologia; tecnologia em segurança no trabalho; zootecnia; administração; administração pública; ciências contábeis; contábeis; ciências econômicas, economia; comunicação social; jornalismo, comunicação social - jornalismo; publicidade e propaganda; publicidade; propaganda; comunicação social - publicidade; comunicação social - publicidade e propaganda; comunicação social - propaganda; design; direito; psicologia; relações internacionais; secretariado executivo; serviço social; tecnologia em comércio exterior; comércio exterior; tecnologia em design de interiores; tecnologia em design de moda; moda; tecnologia em design gráfico; tecnologia em gastronomia; tecnologia em gestão comercial; tecnologia em gestão da qualidade; tecnologia em gestão de recursos humanos; recursos humanos; tecnologia em gestão financeira; gestão financeira; tecnologia em gestão pública; gestão pública; tecnologia em logística; logística; tecnologia em marketing; marketing; tecnologia em processos gerenciais; teologia; turismo; artes visuais; artes; ciência da computação; ciências biológicas; biologia; ciências sociais; filosofia; física; geografia; história; letras; letras-inglês; letras-português; letra-português e espanhol; letras-português e inglês; matemática; música; pedagogia; química; sistemas de informação; tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas; tecnologia em gestão da produção industrial; tecnologia em gestão da tecnologia da informação; tecnologia em redes de computadores; licenciatura; bacharelado; Enade 2004; Enade 2005; Enade 2006; Enade 2007; Enade 2008; Enade 2009; Enade 2010; Enade 2011; Enade 2012; Enade 2013; Enade 2014; Enade 2015; Enade 2016; Enade 2017; Enade 2018; Enade 2019; Conceito Enade 2004; Conceito Enade 2005; Conceito Enade 2006; Conceito Enade 2007; Conceito Enade 2008; Conceito Enade 2009; Conceito Enade 2010; Conceito Enade 2011; Conceito Enade 2012; Conceito Enade 2013; Conceito Enade 2014; Conceito Enade 2015; Conceito Enade 2016; Conceito Enade 2017; Conceito Enade 2018; Conceito Enade 2019
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Indicadores financeiros educacionais (Indicadores educacionais)

Série de indicadores sobre o investimento em educação no Brasil, como o percentual do investimento total em relação ao PIB e o investimento público direto em educação por estudante.

ACESSE AQUI
Investimento; investimento em educação; investimento educação; investimento ensino; investimento em ensino; investimento no ensino; PIB; investimento total em relação ao PIB; investimento por nível de ensino; investimento nível de ensino; investimento educação básica; investimento ensino superior; investimento educação infantil; investimento creche; investimento creches; investimento pré-escola; investimento pré-escolas; investimento ensino fundamental; investimento ensino médio; % do PIB na educação; % do PIB; % PIB; percentual do PIB na educação; percentual do PIB no ensino; percentual PIB educação; percentual PIB ensino; investimento direto; investimento direto em relação ao PIB; investimento por aluno; investimento por estudante; investimento público direto em relação ao PIB; Produto Interno Bruto; investimento cumulativo; investimento público direto em educação cumulativo por estudante; investimento direto em relação ao PIB per capita; investimento educação PIB per capita; PIB per capita; Gasto Público Social; investimento público em educação por nível de ensino; investimento por natureza de despesa; variação do investimento público em educação; variação do investimento público ensino; gastos com educação; despesas com educação; gasto; despesa; gastos; despesas; investimento; investimentos
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Inep Data - Catálogo de escolas

INFORMAÇÃO GERAL: O Inep Data é o conjunto de painéis de BI (Business Intelligence) do Inep, que facilitam o acesso da sociedade às informações produzidas pelo instituto. Seu objetivo é auxiliar gestores educacionais, educadores, pesquisadores e estudantes na pesquisa pelos dados produzidos pelo Instituto. Atualmente o Inep tem sete painéis de BI.

INFORMAÇÃO ESPECÍFICA: O Catálogo de Escolas reúne endereço, telefone e informações gerais da oferta educacional das escolas brasileiras de educação básica em uma interface amigável para o usuário. Os dados são atualizados anualmente, de acordo com o Censo Escolar. São mais de 226 mil escolas, que atendem um universo de mais de 50 milhões de pessoas (estudantes e profissionais da educação).

ACESSE AQUI
Escolas; escola; localização; catálogo; catálogo de escolas; localização escolas; endereço escola; endereço escolas; telefone escola; telefone escolas; escolas Brasil; escolas por estado; escolas por município; escolas DF; escolas Distrito Federal; escolas país; porte da escola; tamanho escola; número de alunos escola; escola pública; escola privada; escola particular; escolas públicas; escolas particulares; escolas privadas; escolas ativas; escola ativa; escolas paralisadas; escola paralisada; achar escola; localizar escola
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Inep Data - Consulta matrícula

INFORMAÇÃO GERAL: O Inep Data é o conjunto de painéis de BI (Business Intelligence) do Inep, que facilitam o acesso da sociedade às informações produzidas pelo instituto. Seu objetivo é auxiliar gestores educacionais, educadores, pesquisadores e estudantes na pesquisa pelos dados produzidos pelo Instituto. Atualmente o Inep tem sete painéis de BI.

INFORMAÇÃO ESPECÍFICA: O Consulta Matrícula apresenta o quantitativo de matrículas declaradas ao Censo Escolar anualmente e exibe um comparativo com o ano anterior. Em uma interface amigável, o usuário tem acesso às informações por meio de gráficos, tabelas e mapas. Os dados contemplam todas as matrículas da educação básica, em suas distintas modalidades. Todas as informações podem ser exportadas, em vários formatos.

ACESSE AQUI
Matrículas; matrículas da educação básica; matrículas creches; matrículas pré-escolas; matrículas educação infantil; matrículas ensino fundamental; matrículas anos iniciais do ensino fundamental; matrículas anos finais do ensino fundamental; matrículas ensino médio; matrículas país; matrículas brasil; matrículas estados; matrículas municípios; matrículas DF; matrículas Distrito Federal; matrículas capitais; matrículas rede pública; matrículas rede privada; matrículas rede particular; total de alunos; total de estudantes; número de alunos; número de estudantes; total de professores; total docentes; número de docentes; número de professores; matrículas rede estadual; matrículas rede municipal; matrículas rede federal; matrículas ensino técnico de nível médio; formação continuada ou qualificação profissional; educação de jovens e adultos; EJA; matrículas de educação indígena, matrículas indígenas; indígena; matrículas educação quilombola; educação quilombola; quilombola; matrículas urbanas; matrículas rurais; rede urbana; rede rural; matrículas rede conveniada; matrículas unidades conveniadas; matrículas modalidade presencial; matrículas modalidade semipresencial; matrículas a distância; matrículas tempo integral; matrículas tempo parcial; matrículas presenciais; matrículas semipresenciais; matrículas ead
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Inep Data - Estatísticas Censo da Educação Superior

O Estatísticas Censo da Educação Superior fornece dados sobre o número de estabelecimentos de ensino, matrículas e funções docentes na educação superior brasileira. O painel possibilita o acompanhamento dos dados pelas instituições e sua visualização segundo categorias administrativas e modalidades de ensino em uma abrangência geográfica do país e das unidades da federação. É uma ferramenta de pesquisa voltada para professores, estudiosos, pesquisadores, alunos, universitários, pós-graduandos e demais interessados sobre a educação brasileira.

ACESSE AQUI
Ensino superior; educação superior; graduação; cursos; instituições; instituições de ensino superior; faculdades; faculdade; universidades; universidade; centros universitários; centro universitário; estabelecimentos; estabelecimentos de ensino; matrículas; funções docentes; universitários; calouros; concluintes; estudantes; ingressantes; censo da educação superior; censo educação superior; censo inep; instituições públicas; instituições privadas; instituições particulares; faculdades particulares; faculdades privadas; universidades públicas; universidades privadas; universidades particulares; universidades federais; federais; universidades estaduais
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Inep Data - Estatísticas Censo Escolar

O Estatísticas Censo Escolar fornece dados sobre o número de estabelecimentos de ensino, matrículas e funções docentes na educação básica brasileira. O painel possibilita o acompanhamento dos dados pelas instituições e sua visualização segundo categorias administrativas e modalidades de ensino em uma abrangência geográfica do país e das unidades da federação. É uma ferramenta de pesquisa voltada para professores, estudiosos, pesquisadores, alunos, universitários, pós-graduandos e demais interessados sobre a educação brasileira.

ACESSE AQUI
Educação básica; matrículas; funções docentes; estabelecimentos de ensino; alunos; docentes; estabelecimentos; rede de ensino; redes de ensino; redes; rede pública; rede privada; rede particular; dependência administrativa; federal; estadual; municipal; privada; creche; pré-escola; ensino fundamental; anos iniciais; anos finais; anos iniciais ensino fundamental; anos finais ensino fundamental; ensino médio; educação especial; EJA; educação de jovens e adultos; ensino técnico; ensino profissionalizante; ensino técnico de nível médio; gênero; masculino; feminino; faixa etária; idade; cor; raça; cor/raça; censo escolar; censo escolar da educação básica; censo inep; censo escolar inep; urbana; rural; rede urbana; rede rural
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Inep Data - Painel de Monitoramento do PNE

O Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE) reúne gráficos e tabelas – com desagregações por regiões, unidades da Federação e perfis socioeconômicos, entre outras – das 20 metas do PNE em uma interface amigável para o usuário. Os dados são atualizados a cada dois anos, de acordo com a conclusão dos relatórios dos ciclos de monitoramento das metas, atribuição do Inep, conforme a Lei do PNE.

ACESSE AQUI
PNE; Plano Nacional de Educação; metas PNE; monitoramento PNE; painel PNE; 20 metas PNE; 20 metas; metas; Meta 1; educação infantil; Meta 2; ensino fundamental; Meta 3; ensino médio; Meta 4; educação especial; Meta 5; alfabetização; Meta 6; educação em tempo integral; tempo integral; Meta 7; qualidade da educação básica; educação; educação básica; Meta 8; escolaridade média; escolaridade média população 18 a 29 anos de idade; Meta 9; jovens e adultos; alfabetização jovens e adultos; Meta 10; EJA; EJA integrada à educação profissional; educação profissional; Meta 11; educação profissional; educação profissional técnica de nível médio; ensino técnico; Meta 12; educação superior; ensino de graduação; educação superior (ensino de graduação); Meta 13; titulação de docentes da educação superior; titulação de docentes; docentes; Meta 14; pós-graduação; stricto sensu; pós-graduação stricto sensu; Meta 15; formação de professores; formação de professores da educação básica; Meta 16; pós-graduação de professores; formação continuada; profissionais da educação básica; pós-graduação de professores e formação continuada dos profissionais da educação básica; Meta 17; valorização; profissionais do magistério; valorização dos profissionais do magistério; Meta 18; plano de carreira; profissionais da educação básica; profissionais da educação superior pública; planos de carreira para os profissionais da educação básica e superior pública; Meta 19; gestão democrática; gestão; democrática; Meta 20; financiamento; financiamento da educação
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Inep Data - Painel Educacional

O Painel Educacional apresenta informações agregadas sobre o cenário educacional das Unidades da Federação e dos municípios brasileiros, colaborando para o monitoramento do direito à educação. As informações são provenientes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Censo Escolar da Educação Básica, ambos realizados pelo Inep. Disponibiliza os resultados das avaliações aplicadas nos Anos Inicias e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de dar acesso ao Painel Série Histórica, com informações sobre as médias e resultados por nível de proficiência das redes estaduais e municipais. Os dados são divididos em três categorias (trajetória, contexto e aprendizagem), de acordo com as redes de ensino (municipal e estadual).

ACESSE AQUI
Trajetória escolar; contexto; aprendizagem; matrículas; média de estudantes por turma; estudantes incluídos; matrículas em tempo integral; tempo integral; taxa de aprovação; aprovação; taxa de reprovação; reprovação; taxa de abandono; abandono; taxa de distorção idade-série; distorção idade-série; indicador de nível socioeconômico; nível socioeconômico; indicador de complexidade da gestão escolar; gestão escolar; indicador de esforço docente; docente; esforço docente; condições de trabalho docente; condições de trabalho; indicador de adequação da formação docente; formação docente; formação professores; titulação professores; titulação docente; indicador de regularidade docente; indicador de desenvolvimento da Educação Básica; Ideb; Saeb; Sistema de Avaliação da Educação Básica; avaliação; resultados Saeb; resultados; Censo Escolar da Educação Básica; censo escolar; censo; desempenho dos estudantes; aprendizagem dos estudantes; redes estaduais; redes municipais; redes estaduais de educação básica; redes municipais de educação básica
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Média de horas-aula diária (Indicadores educacionais)

Média de horas-aula diária por turma, por dependência administrativa, por localização (urbana/rural), por etapa de ensino e por ano do ensino fundamental e do ensino médio em escolas, municípios, estados, Distrito Federal, regiões e Brasil

ACESSE AQUI
Horas-aula; carga horária; carga horária diária; horas-aula diária; aulas; aulas diárias; tempo de aulas; quantidade de aulas; tempo aulas; quantidade aulas; duração aulas; duração aula; aulas; aula; horas aula; tempo na escola; tempo de aula; tempo aula; tempo de aulas; tempo aulas; tempo de estudo; tempo de estudos; hora aula
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Microdados

Links para os microdados das seguintes pesquisas e avaliações nacionais e internacionais: ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização), Censo da Educação Superior, Censo dos Profissionais do Magistério, Censo Escolar, Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Enem por Escola, IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), Provão, Pesquisa de Ações Discriminatórias no Âmbito Escolar, Prova Brasil, PNERA (Pesquisa Nacional da Educação na Reforma Agrária), Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e Talis (Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem).

ACESSE AQUI
Microdados; micro; dados
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Nível socioeconômico (Indicadores educacionais)

Nível socioeconômico dos alunos, por escola, de maneira que essa dimensão possa ser considerada na análise dos resultados de avaliações de aprendizagem.

ACESSE AQUI
Inse; perfil socioeconômico dos alunos; perfil socioeconômico; socioeconômico; perfil dos alunos; perfil alunos; Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica; Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas; Indicador de Nível Socioeconômico; indicador nível socioeconômico; perfil alunado; perfil do alunado; perfil estudantes; perfil dos estudantes; perfil social; perfil econômico; características socioeconômicas; características socioeconômicas dos alunos; características socioeconômicas dos estudantes; características estudantes; características alunos; características discentes; perfil discentes; perfil discente
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Percentual de docentes com curso superior (Indicadores educacionais)

Percentual de funções docentes com curso superior na educação básica por dependência administrativa, localização (urbana/rural) e etapa de ensino em escolas, municípios, estados, Distrito Federal, regiões e Brasil. Atenção: um professor pode ocupar mais de uma função, se lecionar em mais de uma rede de ensino.

ACESSE AQUI
Titulação de professores; titulação; titulação docente; titulação docentes; titulação professor; formação de professores; formação do professor; formação professor; formação; professores nível superior; nível superior; curso superior; ensino superior; professor com ensino superior; funções docentes; função docente; funções docentes com curso superior; funções docentes curso superior; funções docentes com diploma; diploma universitário; diploma superior; diploma ensino superior; qualificação; qualificação docente; qualificação corpo docente; qualificação professores; qualificação quadro de professores; qualificação do quadro de professores
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, tradução de Programme for International Student Assessment)

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), tradução de Programme for International Student Assessment, é um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos. Oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, vinculando dados sobre seus backgrounds e suas atitudes em relação à aprendizagem e também aos principais fatores que moldam sua aprendizagem, dentro e fora da escola. A aplicação do Pisa no Brasil é coordenada pelo Inep.

ACESSE AQUI
Qualidade da educação; qualidade da educação básica; ranking internacional; avaliação internacional; desempenho escolar; desempenho dos estudantes; desempenho dos alunos; aprendizagem; resultados da aprendizagem; resultados de aprendizagem; Programa Internacional de Avaliação de Estudantes; Pisa; Programme for International Student Assessment; Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico; OCDE; OECD; 15 anos de idade; idade 15 anos; 15 anos; alunos de 15 anos; estudantes de 15 anos; resultados Pisa; conhecimentos; habilidades; competências; leitura; matemática; ciências; resolução de problemas; letramento financeiro; competência global
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Regularidade do corpo docente (Indicadores educacionais)

O Indicador de Regularidade do Docente (IRD) reflete a permanência dos professores nas escolas nos últimos cinco anos (2015 a 2019). Para cada docente em cada escola foi atribuída uma pontuação, conforme os seguintes critérios: total de anos em que o docente atuou na escola nos últimos cinco anos, atuação do docente na escola em anos mais recentes e atuação em anos consecutivos. O indicador varia de 0 a 5. Quanto mais próximo de 0, mais irregular é o vínculo do docente com a escola e quanto mais próximo de 5, mais regular é esse vínculo. O indicador é obtido a partir da média do indicador de regularidade de seus docentes e representa, assim, a regularidade média do corpo docente da escola, adotando a seguinte classificação: Baixa regularidade (IRD médio igual ou menor que 2); Média-baixa (IRD médio maior que 2 até 3); Média-alta (IRD médio maior que 3 até 4); Alta (IRD médio maior que 4 até 5). A tabela apresenta o percentual de escolas da respectiva agregação em cada uma dessas faixas.

ACESSE AQUI
Docentes; professores; tempo de permanência na escola; tempo de permanência; permanência; duração contrato; contrato; tempo de trabalho; trabalho; trabalho docente; trabalho professor; indicador de regularidade do docente; quadro de professores; quadro docente; estabilidade no emprego; estabilidade docente; estabilidade professores; estabilidade; corpo docente; estabilidade do corpo docente; estabilidade corpo docente; professor; carreira; carreira do professor; carreira docente; vínculo; vínculo de emprego; vínculo empregatício; vínculo de trabalho
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Remuneração média dos docentes (Indicadores educacionais)

Remuneração bruta de professores em exercício na educação básica, no ano de 2014, conforme dependência administrativa e escolaridade do docente.

ACESSE AQUI
Docentes; professores; remuneração docente; remuneração do docente; remuneração de docentes; remuneração de docentes da educação básica; remuneração docentes educação básica; remuneração dos docentes educação básica; remuneração de docentes educação básica; remuneração professores; remuneração dos professores; remuneração de professores; remuneração professores da educação básica; remuneração de professores da educação básica; remuneração dos professores da educação básica; salário; salário dos docentes; salário de docentes; salário docentes; salário docentes da educação básica; salário docentes educação básica; salário dos professores; salário de professores; salário professores; salário professores da educação básica; salário professores educação básica; remuneração média dos docentes; remuneração média dos docentes em exercício; salário médio dos docentes; salário médio docentes; salário médio docentes em exercício; salário médio dos docentes em exercício; salário médio; salário professores na ativa; salário médio professores na ativa; remuneração professores na ativa; remuneração média professores na ativa; salário médio professores 40 horas semanais; salário médio professores 40 horas; salário 40 horas; remuneração média professores 40 horas semanais; remuneração média professores 40 horas; remuneração 40 horas; salário médio docentes 40 horas semanais; salário médio docentes 40 horas; RAIS; Relação Anual de Informações Sociais; professores na RAIS; docentes na RAIS; número de docentes; número de professores; total de docentes; total de professores; número de professores no Censo Escolar
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica)

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Realizado desde 1990, o Saeb passou por várias estruturações até chegar ao formato atual. A partir de 2019, a avaliação contempla também a educação infantil, ao lado do ensino fundamental e do ensino médio.

ACESSE AQUI
Avaliação; qualidade; educação básica; Saeb; Sistema de Avaliação da Educação Básica; resultado Saeb; resultados Saeb; média Saeb; nível Saeb; Saeb municipal; Saeb estadual; Saeb federal; Saeb privada; Saeb urbana; Saeb rural; Saeb capital; Saeb interior; Saeb por estado; Saeb por UF; Saeb por município; Saeb Brasil; Saeb país; aprendizagem; competências; habilidades; conhecimento; conhecimentos; leitura, língua portuguesa; português; matemática; ciências; qualidade; qualidade do ensino; qualidade da educação; qualidade ensino fundamental; qualidade ensino médio; aprovação; abandono
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
TALIS (Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem)

A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), tradução de Teaching and Learning International Survey, é coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Seu foco é avaliar o ambiente de ensino e aprendizagem, bem como as condições de trabalho dos professores e diretores nas escolas. No Brasil, a aplicação e o tratamento dos dados são responsabilidades do Inep. A Talis é uma pesquisa direta, baseada na percepção do entrevistado. Por meio de questionários específicos para professores e diretores, ela busca saber as percepções desses dois atores sobre alguns temas relacionados ao ambiente educacional: clima escolar, desenvolvimento profissional, liderança escolar, gestão, entre outros.

ACESSE AQUI
Talis; Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem; perfil do professor; perfil professores; perfil do diretor de escola; perfil do diretor; perfil diretores; características; profissão; ambiente escolar; percepção; percepções; visão; visões, opinião; opiniões; perspectivas; diversidade; ambiente escolar; professor; professores; diretor; diretores
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Taxas de distorção idade-série (Indicadores educacionais)

Percentual de alunos com dois anos ou mais acima da idade esperada para a respectiva série - por dependência administrativa, localização (urbana/rural), etapa de ensino e ano do ensino fundamental e do ensino médio em escolas, municípios, estados, Distrito Federal, regiões e Brasil.

ACESSE AQUI
Taxa de distorção idade-série; taxa distorção idade-série; taxas de distorção idade-série; taxas distorção idade-série; distorção idade-série; distorções idade-série; idade-série; TDI; distorção; distorções; idade acima do previsto; mais idade; idade; idades; taxa de distorção idade-série no ensino fundamental; taxa de distorção idade-série ensino fundamental; taxa distorção idade-série no ensino fundamental; taxa distorção idade-série ensino fundamental; taxas de distorção idade-série no ensino fundamental; distorção idade-série no ensino fundamental; distorções idade-série no ensino fundamental; idade-série no ensino fundamental; TDI no ensino fundamental; distorção ensino fundamental; distorções ensino fundamental; idade acima do previsto no ensino fundamental; mais idade no ensino fundamental; taxa de distorção idade-série no ensino médio; taxa de distorção idade-série ensino médio; taxa distorção idade-série no ensino médio; taxa distorção idade-série ensino médio; taxas de distorção idade-série no ensino médio; distorção idade-série no ensino médio; distorções idade-série no ensino médio; idade-série no ensino médio; TDI no ensino médio; distorção ensino médio; distorções ensino médio; idade acima do previsto no ensino médio; mais idade no ensino médio
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Taxas de rendimento (Indicadores educacionais)

Taxas de aprovação, reprovação e abandono de alunos por dependência administrativa, localização (urbana/rural), etapa de ensino e ano do ensino fundamental e do ensino médio em escolas, municípios, estados, Distrito Federal, regiões e Brasil.

ACESSE AQUI
Taxas de rendimento escolar; rendimento escolar; taxas rendimento escolar; taxa de aprovação; taxas de aprovação; aprovação; aprovação escolar; taxa de aprovação no ensino fundamental; taxas de aprovação no ensino fundamental; aprovação no ensino fundamental; taxa de aprovação ensino fundamental; taxas de aprovação ensino fundamental; aprovação ensino fundamental; taxa de aprovação no ensino médio; taxas de aprovação no ensino médio; aprovação no ensino médio; taxa de aprovação ensino médio; taxas de aprovação ensino médio; aprovação ensino médio; taxa de reprovação; taxas de reprovação; reprovação; reprovação escolar; taxa de reprovação no ensino fundamental; taxas de reprovação no ensino fundamental; reprovação no ensino fundamental; taxa de reprovação ensino fundamental; taxas de reprovação ensino fundamental; reprovação ensino fundamental; taxa de reprovação no ensino médio; taxas de reprovação no ensino médio; reprovação no ensino médio; taxa de reprovação ensino médio; taxas de reprovação ensino médio; reprovação ensino médio; taxa de abandono; taxas de abandono; abandono; abandono escolar; taxa de abandono no ensino fundamental; taxas de abandono no ensino fundamental; abandono no ensino fundamental; taxa de abandono ensino fundamental; taxas de abandono ensino fundamental; abandono ensino fundamental; taxa de abandono no ensino médio; taxas de abandono no ensino médio; abandono no ensino médio; taxa de abandono ensino médio; taxas de abandono ensino médio; abandono ensino médio
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
Taxas de transição (Indicadores educacionais)

Taxas de fluxo escolar: promoção, repetência, evasão e migração para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino fundamental e no ensino médio regular por série, dependência administrativa e localização (urbana/rural) em municípios, estados, Distrito Federal, regiões e Brasil.

ACESSE AQUI
Taxas de transição; taxa transição; transição; transição escolar; fluxo escolar; transição educação básica; transição ensino fundamental; transição ensino médio; censo escolar; Censo Escolar da Educação Básica; educação básica; ensino fundamental; ensino médio; taxa de promoção; promoção; taxa de repetência; repetência; taxa de evasão; evasão; evasão escolar; migração para EJA; migração; promoção ensino fundamental; promoção no ensino fundamental; taxa de promoção no ensino fundamental; promoção ensino médio; promoção no ensino médio; taxa de promoção no ensino médio; repetência no ensino fundamental; repetência ensino fundamental; taxa de repetência no ensino fundamental; taxa de repetência ensino fundamental; repetência no ensino médio; repetência ensino médio; taxa de repetência no ensino médio; taxa de repetência ensino médio; evasão ensino fundamental; evasão no ensino fundamental; taxa de evasão no ensino fundamental; evasão ensino médio; taxa de evasão no ensino médio; taxa de evasão ensino médio; taxa de evasão ensino fundamental; indicadores de transição
Instituição(ões) responsável(veis):
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)*
PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO