Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Nesta página reunimos indicações de bases de dados que podem ajudar a encontrar informações sobre diversos aspectos da educação brasileira para apoiar o trabalho do jornalismo da área no dia a dia.
COMO SE AVALIA A EDUCAÇÃO
UNESCO
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura mantém um Instituto de Estatísticas que permite a comparação de indicadores internacionais em educação, como frequência à escola ou percentual de analfabetos
ACESSE O SITE

O Instituto de Estatística da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) recolhe ou estima dados sobre temas educacionais de todos os países do mundo. Localizado na cidade de Montreal, no Canadá, o instituto se apresenta como "a fonte oficial e confiável de dados comparáveis internacionalmente sobre educação, ciência, cultura e comunicação". É conhecido pela sigla em inglês UIS, de UNESCO Institute for Statistics.

Os indicadores do UIS podem ser acessados aqui.

Para informações sobre educação, no menu à esquerda, deve-se clicar nas opções "National Monitoring" (Monitoramento nacional) ou em "SDG", sigla para Sustainable Development Goals (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Nos dois casos, aparecerão novos itens no próprio menu à esquerda, antecedidos do sinal "+".

Basta clicar sobre o sinal "+" para que apareçam opções de planilhas dinâmicas com a indicação do tema retratado. Clicando sobre o título com a indicação do tema retratado, abre-se a planilha.

O sistema de consulta de dados do UIS permite que o usuário defina os parâmetros da consulta. Em cada planilha, logo na primeira coluna à esquerda, é possível selecionar os países a ser pesquisados (clicar em "country").

Também na primeira coluna à esquerda é possível selecionar os anos dos dados apresentados (clicar em "Time"). As séries históricas começam em 1970. Atenção: dependendo do ano e da informação, não há dados para todos os países (vale verificar as notas de rodapé para saber o motivo).

Na linha acima da planilha, pode-se ainda customizar a busca, exportar a planilha para Excel ou outras ferramentas e ver os dados em forma de gráfico. Para isso, deve-se clicar nas opções "Customise", "Export" ou "Draw chart".

As planilhas permitem visualizar também outras tabelas relacionadas ao tema pesquisado. Basta clicar no título da planilha, na linha azul escuro, para que apareça um menu com a lista das demais planilhas disponíveis.

National Monitoring (Monitoramento nacional)

Indicadores educacionais por país, bem como por região, continente, desenvolvimento econômico, área geográfica ou geopolítica. 

ACESSE AQUI
Professores; professores por gênero; professores masculino feminino; professores homem mulher; professores homens mulheres; profissionais do ensino; equipe pedagógica; expectativa de vida escolar; expectativa de tempo na escola; vida escolar esperada; anos de escolaridade; anos de estudo; anos de escolarização; mobilidade estudantil; mobilidade internacional; matrículas; matrículas por etapa da educação básica; matrículas educação básica; número de estudantes; número de alunos; taxas de matrícula; ensino superior; taxa de conclusão do ensino superior; taxa de conclusão graduação; reprovação; taxa de reprovação; número de reprovados; fora da escola; crianças fora da escola; adolescentes fora da escola; jovens fora da escola; percentual de graduados por área da educação; graduados por área; graduados por área do conhecimento; despesa educacional; gasto com educação; despesa educacional pela natureza do gasto em instituições públicas; analfabetismo; analfabetos; número de analfabetos; população analfabeta; total de analfabetos; analfabetismo feminino; mulheres analfabetas; meninas analfabetas; matrículas em escolas particulares; matrículas em escolas privadas; despesa governamental com educação; despesa do governo com educação; despesa governo ensino; investimento governo educação; investimento em educação; taxa de sobrevivência escolar na educação primária; taxa de sobrevivência escolar; sobrevivência escolar; sobrevivência escolar por série nos anos iniciais do ensino fundamental; adequação idade-série; crianças na escola com idade adequada; idade oficial de ingresso na escola; idade oficial de início da vida escolar; idade oficial de entrada na escola; duração da educação básica; anos escola; anos de escola; início e fim do ano escolar; ano escolar; datas do ano escolar; gasto governamental com educação como percentual do PIB; despesa governamental com educação como percentual do PIB; percentual do PIB investido em educação; % PIB em educação; % do PIB educação; percentual do PIB educação; PIB educação; PIB; % do Produto Interno Bruto para educação; Produto Interno Bruto educação; indicadores internacionais; taxas internacionais.
Instituição(ões) responsável(veis):
Instituto de Estatística da UNESCO (UNESCO Institute for Statistics - UIS)*
SDG (Sustainable Development Goals - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS)

Indicadores relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 e 4.

ACESSE AQUI
ODS 1; ODS 4; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 1; Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4; gastos educação; gastos saúde; gastos proteção social; gastos governo educação; gastos saúde governo; gastos proteção social governo; gasto países educação; gastos países saúde; gastos países proteção social; proporção de gastos governos com educação; % crianças na escola; percentual de crianças na escola; proficiência leitura; proficiência matemática; leitura meninos e meninas; matemática meninos e meninas; crianças proficiência mínima leitura; crianças proficiência mínima matemática; taxa de conclusão; conclusão ensino fundamental; conclusão ensino médio; taxas internacionais de conclusão; indicadores internacionais; taxas internacionais; percentual crianças fora da escola; % crianças fora da escola; atraso escolar; distorção-idade série; avaliação; avaliação externa; avaliação diagnóstica; proficiência; prova nacional ensino fundamental; prova nacional; escolaridade obrigatória; número mínimo de anos de estudo; anos de estudo; escolarização gratuita e obrigatória mínima; previsão legal de anos de escolaridade; escolaridade mínima; escolaridade mínima legal; crianças com desenvolvimento adequado; desenvolvimento infantil adequado; desenvolvimento infantil; situação da infância; crianças com menos de 5 anos; crianças com menos de 5 anos em lares com ambiente estimulante para a aprendizagem; matrícula na educação infantil; educação infantil obrigatória; educação infantil compulsória; jovens e adultos na educação; jovens e adultos em educação formal e informal; educação técnica e profissionalizante 15 a 24 anos; ensino técnico e profissionalizante 15 a 24 anos; jovens e adultos com habilidades em TI; jovens e adultos com habilidades em tecnologias da informação e comunicação; escolaridade; escolaridade adultos; escolaridade população; indicadores educacionais por gênero; indicadores educacionais meninos; indicadores educacionais meninas; indicadores educacionais masculinos e femininos; indicadores por gênero; indicadores homens e mulheres; indicadores por sexo; proficiência por gênero; proficiência por sexo; alunos língua nativa na escola; investimento por aluno; gasto por aluno; ajuda internacional a países menos desenvolvidos; ajuda internacional a países em desenvolvimento; taxa de alfabetização de jovens e adultos; analfabetismo jovens e adultos; analfabetismo; alfabetização; programas de alfabetização; educação sexual; sustentabilidade; cidadania global; ciência ambiental; infraestrutura das escolas; bullying; ataques e violência escolar; bolsas de estudo; formação professores; qualificação docente; formação docente; formação continuada; salário do professor; remuneração professor; remuneração docente; salários.
Instituição(ões) responsável(veis):
Instituto de Estatística da UNESCO (UNESCO Institute for Statistics - UIS)*
PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO