Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO

Guia de cobertura da educação nas eleições municipais

Publicação da Jeduca, em parceria com Editora Moderna e Fundação Santillana, oferece subsídios para a cobertura de educação e explica papéis de entes federativos na área

26/08/2024
Redação Jeduca
tenha em mente
A educação é usualmente encarada como a prioridade número 1 dos
candidatos durante uma disputa eleitoral. Mas muitas vezes essas promessa não são cumpridas e até mesmo fogem da alçada municipal.

Saber o papel da União, dos estados e dos municípios em relação à oferta e à qualidade do ensino é o ponto de partida em uma cobertura jornalística das eleições em relação ao tema educação

Outro ponto importante a ser analisado durante a cobertura eleitoral é se o município cumpre a obrigatoriedade de destinar o mínimo de recursos estabelecidos para a educação.

Qual é o papel da União, estados e municípios na garantia de oferta e qualidade da educação? E dos vereadores? Quais os principais temas para se prestar atenção no debate das eleições municipais?

Esses são alguns dos temas abordados na publicação “Educação nas eleições municipais: guia de cobertura 2024”, lançada pela Jeduca e produzida em parceria com a Fundação Santillana e a Editora Moderna.

No contexto das eleições municipais, que definem os prefeitos e vereadores em outubro deste ano, e considerando a importância de pautar a educação na cobertura, o guia oferece subsídios aos jornalistas.

Segundo o Censo Escolar 2023, 49,5% das 47,3 milhões de matrículas da educação básica estão nas redes municipais. Assim, além da cobertura durante a campanha eleitoral, é importante falar sobre o papel da gestão municipal na educação e fazer o acompanhamento ao longo dos próximos anos.

Os municípios são responsáveis principalmente pela educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, etapas que englobam os primeiros anos de desenvolvimento da criança. A rede municipal concentra 69,5% dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e 99,8% das matrículas em creches públicas, por exemplo.

Desse modo, o guia explica como funciona a divisão de responsabilidades entre os entes federativos no atendimento à educação, descrevendo as atribuições da União, estados/Distrito Federal e municípios que, de acordo com a Constituição, se organizam em regime de colaboração. Outro tema do guia é o papel dos vereadores.

A publicação traz um panorama da educação infantil e do ensino fundamental. Além de abordar a questão do acesso e a infraestrutura das etapas, o material aborda questões como financiamento, qualidade da educação infantil, formação de professores, avaliações e indicadores de alfabetização.

Um dos capítulos do guia reúne temas atuais a que os jornalistas devem ficar atentos na cobertura das eleições municipais. O Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), bullying e violência nas escolas e mudanças climáticas são alguns deles.

Baixe o guia gratuitamente aqui.

#ensinofundamental #eleições2024 #eleiçõesmunicipais #eleições #educacaoinfantil #guia

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO