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Wilson Dias/Agência Brasil

Publicação aborda desafios da educação infantil e EF1

Publicação tem o objetivo de subsidiar e oferecer dicas de cobertura no contexto das eleições municipais

08/10/2020
Redação Jeduca
tenha em mente
Jornalistas devem ficar atentos às promessas dos candidatos, checando sempre se elas são condizentes com as atribuições de prefeitos e vereadores


É importante verificar quais são as condições efetivas para a implantação dos programas anunciados por candidatos


No caso da retomada das aulas presenciais, interrompidas por causa da pandemia de Covid-19, jornalistas devem ficar atentos às propostas para implementação dos protocolos sanitários

A educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental são as fases da educação básica que geralmente ficam sob a responsabilidade dos municípios. Essas etapas são tema da publicação “Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental - Guia de Cobertura”, escrita por Victor Vieira e lançada pela Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), em parceria com a Fundação Santillana e editora Moderna.

 

Em 2019, as redes municipais eram responsáveis por 71,3% das matrículas da educação infantil e 67,6% do ensino fundamental 1 (1.º ao 5.º ano) no país, segundo o Censo Escolar do MEC (Ministério da Educação).

 

Tal concentração acarreta uma série de desafios, seja na disponibilidade de recursos para garantir a oferta, infraestrutura e remuneração dos educadores, seja na capacidade técnica para implementar políticas, sobretudo nos pequenos municípios.

 

Todos esses desafios se acentuam no contexto da pandemia de Covid-19, que levou ao fechamento das escolas a partir de março, impactando nas políticas e programas educacionais que ficarão sob a responsabilidade dos prefeitos eleitos em 2020.

 

Esse conjunto de cenários é analisado no guia, complementado por dicas de entrevistas com crianças e uma compilação de fontes de dados relativos a essas etapas.

 

Entre os aspectos que merecem atenção dos jornalistas envolvidos na cobertura de educação no contexto da cobertura da campanha eleitoral, estão, por exemplo, atentar-se ao papel dos municípios estabelecido pela legislação, assim será possível identificar, por exemplo, se as promessas de um candidato condizem com as responsabilidades dos prefeitos e vereadores.

 

Uma promessa comum de candidatos às eleições municipais é zerar ou diminuir a fila para creches. Embora esta seja uma responsabilidade dos gestores municipais, é preciso confrontar a promessa com as condições financeiras e de implementação da infraestrutura necessária, a fim de verificar a viabilidade da promessa.

 

Existem ainda diversos aspectos que merecem atenção da imprensa: o cumprimento do piso do magistério, ações e programas para melhorar a aprendizagem, iniciativas no campo da formação - essenciais para assegurar o sucesso de determinados programas e políticas. Por exemplo, vale checar se um candidato que promete distribuir equipamentos para estudantes prevê a realização de formação alinhada com a iniciativa, pois isso pode favorecer seu sucesso.

 

Outro destaque do Guia é o capítulo sobre impacto da pandemia na educação municipal, com dicas e sugestões de abordagem para acompanhar a oferta de ensino remoto e a retomada das aulas presenciais 

 

O guia está disponível para download aqui.

 

Há também uma versão acessível, com recursos para aumentar o tamanho das letras, intensificar o contraste e leitura por voz artificial (arquivo em Epub3 que pode ser lido pelo Readium, uma extensão do Chrome) no site da Fundação Santillana, que pode ser baixada aqui.

 

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