A educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental são as fases da educação básica que geralmente ficam sob a responsabilidade dos municípios. Essas etapas são tema da publicação “Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental - Guia de Cobertura”, escrita por Victor Vieira e lançada pela Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), em parceria com a Fundação Santillana e editora Moderna.
Em 2019, as redes municipais eram responsáveis por 71,3% das matrículas da educação infantil e 67,6% do ensino fundamental 1 (1.º ao 5.º ano) no país, segundo o Censo Escolar do MEC (Ministério da Educação).
Tal concentração acarreta uma série de desafios, seja na disponibilidade de recursos para garantir a oferta, infraestrutura e remuneração dos educadores, seja na capacidade técnica para implementar políticas, sobretudo nos pequenos municípios.
Todos esses desafios se acentuam no contexto da pandemia de Covid-19, que levou ao fechamento das escolas a partir de março, impactando nas políticas e programas educacionais que ficarão sob a responsabilidade dos prefeitos eleitos em 2020.
Esse conjunto de cenários é analisado no guia, complementado por dicas de entrevistas com crianças e uma compilação de fontes de dados relativos a essas etapas.
Entre os aspectos que merecem atenção dos jornalistas envolvidos na cobertura de educação no contexto da cobertura da campanha eleitoral, estão, por exemplo, atentar-se ao papel dos municípios estabelecido pela legislação, assim será possível identificar, por exemplo, se as promessas de um candidato condizem com as responsabilidades dos prefeitos e vereadores.
Uma promessa comum de candidatos às eleições municipais é zerar ou diminuir a fila para creches. Embora esta seja uma responsabilidade dos gestores municipais, é preciso confrontar a promessa com as condições financeiras e de implementação da infraestrutura necessária, a fim de verificar a viabilidade da promessa.
Existem ainda diversos aspectos que merecem atenção da imprensa: o cumprimento do piso do magistério, ações e programas para melhorar a aprendizagem, iniciativas no campo da formação - essenciais para assegurar o sucesso de determinados programas e políticas. Por exemplo, vale checar se um candidato que promete distribuir equipamentos para estudantes prevê a realização de formação alinhada com a iniciativa, pois isso pode favorecer seu sucesso.
Outro destaque do Guia é o capítulo sobre impacto da pandemia na educação municipal, com dicas e sugestões de abordagem para acompanhar a oferta de ensino remoto e a retomada das aulas presenciais
O guia está disponível para download aqui.
Há também uma versão acessível, com recursos para aumentar o tamanho das letras, intensificar o contraste e leitura por voz artificial (arquivo em Epub3 que pode ser lido pelo Readium, uma extensão do Chrome) no site da Fundação Santillana, que pode ser baixada aqui.