Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congresso
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Outros

1.ª Semana da Imprensa leva debate sobre jornalismo às escolas

Iniciativa do jornal Joca,em parceria com a Jeduca e o Instituto Palavra Aberta, tem o objetivo de fazer com que estudantes reflitam sobre o papel da imprensa

04/10/2021
Redação Jeduca

Levar às escolas temas como a importância da liberdade de imprensa e a valorização do jornalismo profissional é o objetivo da 1ª Semana da Imprensa no Brasil, realizada pelo jornal Joca em parceria com a Jeduca e o Instituto Palavra Aberta.

 

A iniciativa envolve palestras e debates em escolas realizados por jornalistas, um site com recursos e conteúdos disponibilizados a educadores e culmina com uma série de eventos entre 25 e 31 de outubro, junto com a Global MIL Week da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) - uma semana dedicada a ações globais com foco em educação midiática e informacional, com apoio de associações de jornalistas e mídias de todo o país.

 

A ideia é que, com o contato e as informações levadas diretamente às escolas sobre o fazer jornalístico, os estudantes sejam levados a refletir sobre o conteúdo, a imprensa e seu papel.

 

“A Semana da Imprensa é uma iniciativa que convida os jornalistas e estudantes de comunicação a dialogarem com o público das escolas sobre o que é o jornalismo profissional, como ele é produzido e a sua importância. E, também, claro, a escutarem a opinião de alunos e professores sobre como eles têm visto o papel da imprensa na sociedade atual”, diz Antônio Gois, diretor da Jeduca.

 

Participação de jornalistas

Os jornalistas podem participar da Semana divulgando o site, os eventos ou se disponibilizando para palestras e debates em escolas (em formato on-line ou presencial - caso possível por conta da pandemia da Covid-19). Quem tiver interesse em contribuir com a iniciativa pode entrar em contato com os organizadores usando o formulário disponível no site: semanadaimprensa.com.br/contato.

 

O projeto é inspirado na iniciativa homônima que acontece na França há mais de 30 anos. Em 2019, participaram quase 4 milhões de crianças e adolescentes de cerca de 18 mil instituições de ensino francesas e 230 mil professores. A semana da imprensa francesa contou com 1.810 parceiros da mídia.

 

Site

Até o fim de outubro, escolas e educadores poderão acessar diversos recursos e conteúdos gratuitos disponíveis no site da Semana da Imprensa para trabalhar com seus estudantes temáticas relacionadas ao jornalismo, educação midiática, entre outras.

 

“A Semana da Imprensa no Brasil se propõe a incentivar uma participação mais ativa dos jovens e crianças na sociedade, incluindo-os no debate. A ideia é que eles possam compartilhar e comentar notícias, aprendendo a buscar fontes confiáveis e a se proteger de rumores ou notícias falsas”, afirma Stéphanie Habrich, fundadora do jornal Joca.

 

A intenção é constituir uma iniciativa que una estudantes, educadores e jornalistas preocupados com a formação de leitores mais conscientes e críticos do enorme volume de informações em circulação na atualidade.

 

"A defesa da democracia pressupõe cidadãos e cidadãs bem informados e conscientes sobre seus direitos, incluindo a liberdade de expressão e de imprensa. Só conseguiremos fortalecer o ecossistema democrático e o papel desempenhado pelo jornalismo se, de fato, levarmos esse debate para dentro da escola, envolvendo educadores, crianças e jovens", declara Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta

 

No site da 1ª Semana da Imprensa no Brasil, confira alguns materiais já disponíveis para quem quiser se engajar – como jornalistas, educadores ou estudantes: semanadaimprensa.com.br.

 

Eventos

Alguns dos convidados confirmados para os eventos de 25 a 31 de outubro são: o jornalista Felipe Andreoli, que falará sobre a experiência da cobertura da Olimpíada de Tóquio na mesa temática "Jornalismo na Prática"; e a apresentadora Petria Chaves, que vai conversar sobre a importância de uma imprensa livre para uma sociedade democrática, na mesa temática "Liberdade de Imprensa". Outros nomes serão anunciados em breve.

 

Educadores de ensino fundamental e ensino médio também serão contemplados com um evento de compartilhamento de práticas sobre Educação Midiática durante a Semana da Imprensa.

 

Apoiando a iniciativa estão as associações: Abap, Abert, Aner, Abraji e Associação Nacional de Jornais. Além disso, são parceiros Nesta e Quero na Escola.

 

 

#jornalismo #joca #jeduca #institutopalavraaberta #1ªsemanadaimprensa #educacaomidiatica

PARCEIROS FINANCIADORES
Fundação Lemann
Fundação Telefônica Vivo
Instituto Ayrton Senna
Instituto Natura
Instituto Unibanco
Itaú Social
Itaú Educação e Trabalho
Maria Cecilia Souto Vidigal
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
Abraji
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
CENPEC
OEI
Porto Lauand
Todos Pela Educação
UNESCO
Moderna
Loures
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO