Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Alice Vergueiro/Jeduca
Congressos

2º Congresso da Jeduca está com inscrições abertas

Programação foi montada com foco em eleições e recebeu contribuições dos associados. Temas como a BNCC e inclusão foram alguns do escolhidos pelos jornalistas e farão parte das discussões, em 6 e 7 de agosto

10/07/2018
Redação Jeduca

As inscrições para o 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação já estão abertas e vão até o dia 27. A Jeduca vai financiar a vinda de profissionais que produzem conteúdo e estão fora da cidade de São Paulo. Essa ação foi prevista no orçamento do congresso, que será viabilizado por doações de organizações parceiras da associação. O objetivo é abrir espaço para uma participação plural no evento.

 

Para participar, o jornalista membro da Jeduca que mora fora da capital paulista e trabalha em um veículo, tem um blog ou faz frilas pode se inscrever neste link. As inscrições para as bolsas acabam hoje e, em seguida, haverá um período de seleção.

 

A Jeduca definiu as eleições como foco principal da programação, mas não ficarão de fora encontros sobre as grandes discussões da área, oficinas, troca de experiências, mesas com jornalistas e estudiosos de educação de vários países e até uma conversa entre cineastas.

 

Para construir a programação, a direção da Jeduca contou com colaborações dos associados. As sugestões foram enviadas por formulário online, compartilhado na rede de associados no dia 20 de março.

 

Os assuntos mais demandados para esse congresso foram Base Nacional Comum Curricular, tecnologia na educação, debate com representantes de candidatos e inclusão, diversidade e racismo – temas incluídos de alguma forma no evento. A programação também é resultado da colaboração dos membros do Comitê da Jeduca.

 

O congresso deste ano está maior. Serão ao todo 28 encontros, divididos entre debates, entrevistas, palestras, depoimentos e oficinas.

 

A diversificação dos formatos foi um dos esforços da associação para o evento de 2018.

 

Em um do encontros, batizado de Reunião de Pauta, os participantes vão construir coletivamente uma pauta jornalística para abordar um contexto marcado por polêmicas, como a retirada das menções a gênero e sexualidade da Base Nacional Comum Curricular e a agenda do movimento Escola Sem Partido.

 

O congresso se divide em quatro eixos: Eleições, Temas Educacionais, Fazer Jornalístico e Oficinas. Veja alguns destaques de cada eixo:

 

Eleições

 

O tema perpassa a maioria das mesas. O jornalista americano Greg Toppo, presidente da Education Writers Association (EWA, a Jeduca dos Estados Unidos), falará sobre a experiência americana de cobrir o então candidato Donald Trump nas questões de educação. As jornalistas de educação Sonia del Valle (México), Luciana Vazques (Argentina), além de Simon Granjera (Colômbia), trazem também as experiências na cobertura das eleições em seus países e o papel da educação no debate político.

 

Representantes das candidaturas à Presidência vão apresentar e discutir suas propostas na área de educação. O Congresso da Jeduca terá também uma entrevista do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, para um balanço da gestão. Para refletir sobre as condições de atuação de gestores educacionais, o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro e a ex-diretora de Educação do Banco Mundial Claudia Costin dividirão uma mesa..

 

Temas Educacionais

 

Plano Nacional de Educação, inclusão e universalização da educação, questão docente e papel dos professores na mídia e sociedade, financiamento e novo Fundeb, regimes de colaboração, desafios da educação infantil e ensino superior são alguns dos temas de mesas. Os pesquisadores de Stanford David Plank e Martin Carnoy trarão ainda um olhar estrangeiro sobre grandes reformas educacionais, como as que hoje desafiam o Brasil (Base Nacional Comum Curricular, a reforma do ensino médio e as ações previstas no PNE).

 

Fazer Jornalístico

 

Repórteres vão apresentar e contar os bastidores de grandes reportagens de educação e haverá um encontro com dois cineastas bem sucedidos no universo da educação. João Jardim, de "Pro Dia Nascer Feliz", e Cacau Rhoden, de "Nunca me Sonharam", compartilham experiências e técnicas, aprendizados para jornalistas de educação.

 

Executivos da imprensa contarão como a educação entra na pauta, sobretudo na época eleitoral. Os convidados dessa mesa são o diretor executivo de jornalismo da Band e da BandNews TV, Andre Luiz Costa, o editor-executivo da BBC Brasil, Caio Quero, e a editora-executiva e chefe da sucursal da Veja no Rio, Monica Weinberg, também responsável pela cobertura de educação na revista.

 

Oficinas

 

Haverá oficinas sobre dados de educação, com a Escola de Dados; fact checking nas eleições, com a Agência Lupa; Lei de Acesso à Informação, com Luiz Fernando Toledo (Estadão) e Léo Arcoverde (GloboNews e Fiquem Sabendo) e sobre como acompanhar o trabalho do Legislativo, com Heloisa Oliveira (Fundação Abrinq).

 

Como montar minha programação?

 

Parte dos encontros do congresso ocorrerá no auditório, sem nenhuma atividade concomitante. Assim, todos os inscritos poderão acompanhar essas mesas, que se concentram da manhã até o meio da tarde dos dois dias. O segundo bloco de mesas já prevê encontros simultâneos.

 

Quem participa do congresso tem de montar a sua própria agenda a partir das opções da programação. As oficinas práticas de fact cheking e a de dados são exclusivas para jornalistas que produzem conteúdo, associados ou não à Jeduca.

 

É importante ficar atento para o fato de que algumas mesas, como oficinas e a reunião de pauta, têm duração mais longa.

 

Público

 

O Congresso da Jeduca concretiza uma das principais missões da associação, que é colaborar com a qualificação dos jornalistas para os desafios e oportunidades da cobertura de educação. Assim, a programação foi pensada para atender às expectativas não só dos jornalistas setoristas na área, mas também a todos os profissionais que cobrem o tema esporadicamente, estudantes, educadores e interessados em geral. Associados e estudantes de jornalismo têm desconto na inscrição.



Serviço

Evento: 2º. Congresso Internacional de Jornalismo de Educação

Dias: 6 e 7 de agosto

Onde: Colégio Rio Branco, Avenida Higienópolis, 996, Higienópolis, São Paulo

Inscrições: congresso.jeduca.org.br

#2ºCongressodeJornalismodeEducacao #2ºCongressodaJeduca #CongressodaJeduca

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO