Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Alice Vergueiro/Jeduca
Congressos

3º congresso da Jeduca aborda jornalismo na era da desinformação

Saiba mais sobre o evento que acontece nos dias 19 e 20 de agosto, no Colégio Rio Branco, em São Paulo

19/06/2019
Redação Jeduca

(Texto atualizado em 8/7/2019)

Quais são os desafios da cobertura de educação num cenário em que o jornalismo disputa espaço com informações, nem sempre verdadeiras, que circulam em aplicativos e nas redes sociais? De que maneira a experiência recente dos Estados Unidos pode colaborar para repórteres e editores transitarem nesse cenário? Como o jornalista pode usar as redes a seu favor na apuração? E a LAI (Lei de Acesso à Informação)?

 

Esses serão alguns dos temas de debate do 3.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto (segunda e terça-feira), no Colégio Rio Branco, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas no site http://congresso.jeduca.org.br.

 

“É desafiador dar conta de toda a diversidade do campo educacional em dois dias. Por isso, procuramos ser coerentes com os eixos propostos, pensando sempre no que seria mais útil e prioritário para qualificar o trabalho do jornalista de educação no momento”, detalha o presidente da Jeduca, Antonio Gois.

 

As mesas e oficinas do evento foram pensadas para oferecer aos participantes ferramentas para navegar no ambiente contemporâneo de circulação de informação e de notícias e, também, para ajudar jornalistas e produtores de conteúdo a entender melhor a pauta da educação da atualidade, marcada por temas tradicionais (como currículo, financiamento, formação de professores) e novos (como homeschooling e escolas militares).

 

Debates e oficinas

 

A programação pode ser consultada no site congresso.jeduca.org.br e foi  montada  pensando na diversidade de perspectivas e experiências dará o tom dos debates e conferências. Leia mais detalhes sobre a programação aqui.

 

Atendendo à demanda dos participantes da segunda edição do congresso da Jeduca, a quantidade e a duração das oficinas foram ampliadas. Este ano, elas terão duas horas. “O objetivo é permitir que os participantes se aprofundem nos temas e desenvolvam habilidades que façam a diferença nas pautas”, explica o vice-presidente da Jeduca, Fábio Takahashi.

 

Alguns dos temas das oficinas são: onde encontrar rapidamente dados sobre educação, a educação midiática e o papel dos jornalistas no combate das fake news, o uso das redes sociais e da LAI em reportagens e como evitar os erros comuns ao fazer matérias sobre inclusão e diversidade.

 

Pesquisa

 

Durante o congresso serão divulgados os resultados de uma pesquisa sobre o perfil do associado da Jeduca, com o objetivo de compreender melhor quem está se dedicando à cobertura e à produção de conteúdo sobre educação.

 

O 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação conta com o patrocínio master da Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Unibanco, Itaú BBA e Itaú Social, com o patrocínio da Editora Moderna e do Google News Initiative e com o apoio da Abraji, Canal Futura, Colégio Rio Branco, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Escola de Jornalismo de Columbia, Fiquem Sabendo, Instituto Palavra Aberta e Loures Consultoria.

#jeduca2019 #3.ºCongressoInternacionaldeJornalismodeEducação #3.ºCongressodaJeduca

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO