Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Congressos

4.º Congresso da Jeduca debate jornalismo e educação na pandemia

Evento anual da Associação de Jornalistas de Educação acontece entre os dias 19 e 23 de outubro, com mesas diárias e online

23/09/2020
Redação Jeduca

O 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, evento promovido anualmente pela Jeduca desde 2017, será realizado totalmente online neste ano, entre 19 e 23 de outubro. A inscrição será gratuita.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento que, tradicionalmente, reúne mais de 400 participantes de forma presencial, este ano, terá um novo formato. “O momento atual trouxe diversas novas discussões para o jornalismo e também para a educação, por isso a organização de uma série de debates se torna crucial no país”, explica Renata Cafardo, vice-presidente da associação.

O evento terá como tema central “O jornalismo de educação na pandemia - O que fizemos até aqui e como continuamos na retomada”, com atenção especial para a cobertura jornalística no contexto atual e às questões educacionais que surgiram em 2020. Entre elas, o agravamento das desigualdades e os grandes desafios de professores, estudantes e gestores diante deste cenário.

“É um desafio para nós fazer um congresso totalmente online, sem o contato mais direto entre os jornalistas e também especialistas”, afirma Renata. “Vamos ter que superar essas questões, afinal este é o momento que estamos vivendo. Vamos buscar oferecer discussões tão ricas e com aprendizados como nos congressos presenciais”.

A programação
Para montar a programação, a Jeduca recebeu sugestões dos membros do comitê editorial e dos associados. Ela será mais enxuta para se adequar ao formato online e terá dois eixos: jornalismo e educação.

As mesas focadas em jornalismo debaterão os novos desafios da cobertura no contexto atual, que envolvem medo de contaminação, reportagens in loco prejudicadas, mudanças na relação com fontes e com governantes. Também serão temas de debate a valorização da informação de qualidade durante a pandemia e a cobertura de educação nas eleições municipais deste ano.

As discussões com mais ênfase na educação tratarão de temas como desigualdade, tecnologia, aprendizagem e os imensos desafios da retomada das aulas neste segundo semestre. E ainda: o que a pandemia pode deixar de boas lições para a educação?

Formato
As mesas - duas por dia - e oficinas serão distribuídas em 5 dias de evento (segunda a sexta-feira), com debates gravados e ao vivo. Todas elas terão tradução em Libras.

A gravação das mesas é uma opção que prioriza a qualidade de imagem e conectividade, para que os debates possam fluir bem, sem quedas de conexão, e com garantia de recursos, como tradução simultânea e Libras. Faremos também uma cobertura extensiva em nossas redes sociais e site.

Renata explica que a programação será compacta pensando no tempo das pessoas para o acompanhamento das atividades, especialmente após tantos meses de isolamento imposto pela pandemia. “Mas o congresso não se inicia e se esgota nesta semana. Antes dele e também depois, seguiremos realizando nossos webinários dentro desse guarda-chuva temático, com regularidade e buscando contemplar o maior número de sugestões que recebemos”, completa.

Em breve, a Jeduca lançará a programação completa e abrirá as inscrições para o congresso.

O 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação tem o patrocínio da Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Unibanco, Itaú Social, Itaú Educação e Trabalho, e apoio do Colégio Rio Branco e Loures Consultoria.


##Jeduca2020#CongressoJeduca#4CongressoInternacionaldeJornalismodeEducacao#Congresso#pandemia#coronavirus

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO