Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Congressos

5.º congresso da Jeduca enfoca desigualdades educacionais

Evento acontece entre 27 de setembro e 1 de outubro em formato online, pela segunda vez, por causa da pandemia de Covid-19

10/08/2021
Redação Jeduca

Atualizada em 3/8/2021

A Jeduca realiza, entre 27 de setembro e 1 de outubro, o 5.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, com o tema “Educação e desigualdades na pandemia”.

 

O evento será online por causa da pandemia de Covid-19, assim como ocorreu em 2020, com transmissão em plataforma própria da associação. As inscrições estarão abertas entre o final de agosto e início de setembro e serão gratuitas, com possibilidade de pagamento voluntário. 

 

Haverá mesas de debate sobre temas do fazer jornalismo e do campo da educação, sempre com enfoque nas desigualdades, em seus múltiplos aspectos.

 

A escolha do eixo temático está relacionada à persistente realidade de desigualdade da educação brasileira, especialmente impactada pela pandemia. “As desigualdades educacionais são uma das principais preocupações da Jeduca desde sempre. Como elas ficaram ainda mais agudas durante a pandemia, pensamos que faria sentido focar os debates do congresso nessa temática, trazendo nuances que possam não ter sido percebidas pelos jornalistas e tópicos de interesse da sociedade”, explica o presidente da Jeduca, Fábio Takahashi.

 

“Queremos promover uma discussão qualificada sobre desigualdades educacionais, além d

 

Diversidade

A programação inclui mesas que aprofundam causas e consequências das  desigualdades educacionais, intensificadas na pandemia, à luz das questões socioeconômicas, étnicas, raciais, de gênero e da deficiência, além de sessões que enfocam a maneira como o jornalismo lida com elas.

 

e garantir ferramentas para que jornalistas possam contemplar em suas coberturas esse que é um dos desafios centrais da sociedade brasileira”, afirma Paulo Saldaña, diretor da Jeduca, que esteve à frente do desenho da programação do 5.º Congresso. Segundo ele, as mesas foram pensadas para atender tanto os participantes que têm experiência no jornalismo de educação ou na cobertura de desigualdade, quanto aquelas que estão iniciando sua trajetória profissional.

 

A diversidade será outra marca do 5.º congresso da Jeduca, o que abrange os perfis dos debatedores, mediadores, tipos de veículos e de profissionais nas mesas. “Este congresso será muito diverso, para trazer a discussão da desigualdade educacional a partir de múltiplos pontos de vista”, destaca a vice-presidente da Jeduca, Renata Cafardo. “Queremos trazer contribuições que possam tornar mais interessante a cobertura sobre desigualdade”.

 

Online

Como não será possível realizar evento presencial por conta da pandemia de Covid-19, o objetivo é tirar o máximo de proveito do meio online. “Já que estamos perdendo as vantagens do encontro presencial, que permite reunir pessoas que vêm de todo o país, queremos aproveitar as vantagens do virtual, que consegue colocar muita gente junta numa mesma janela de tempo, para fazer boas discussões”, comenta o presidente da Jeduca.

 

Para Renata, a quinta edição do congresso da Jeduca resulta de um processo de amadurecimento da associação e do evento. “Na primeira edição, em 2017, estávamos aprendendo a montar um congresso. Com o tempo, percebemos a importância de priorizar um foco, o que permite o aprofundamento dos debates”, afirma ela, referindo-se à escolha do tema de 2021.

 

O 5.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação conta com o patrocínio de Fundação Lemann, Fundação Telefonica Vivo, Instituto Unibanco, Itaú Social, Itaú Educação e Trabalho, e apoio do Colégio Rio Branco e Loures Consultoria.


Consute aqui as gravações das mesas e reportagens sobre os congressos anteriores da Jeduca.

 

#pandemia #5ºcongressointernacionaldejornalismodeeducacao #covid-19 #desigualdadeseducacionais ##jeduca2021

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO