A educação antirracista, a cobertura de ataques violentos contra escolas, o papel da educação na transformação da sociedade e as relações entre o jornalismo de educação e outras editorias estão entre os assuntos que serão abordados no 7º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca.
O evento, que tem como tema Que sociedade queremos? O jornalismo de educação no debate nacional, será realizado nos dias 18 e 19 de setembro, na Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Campus Liberdade), em São Paulo.
Como sugere o título, as mesas e oficinas terão como pano de fundo a reflexão sobre como o jornalismo de educação pode contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais desenvolvida, democrática, justa e pacífica. Também serão enfocados assuntos que estão ocupando a pauta jornalística, como o Novo Ensino Médio e a política educacional do novo governo.
Assim como na edição anterior, a maior parte da programação será transmitida pela internet, a fim de propiciar uma participação mais abrangente e democrática. Também serão concedidas bolsas para possibilitar a participação presencial de jornalistas de outros estados.
A maior parte das mesas terá interação da audiência presencial e via chat, por meio de plataforma digital. Todas as sessões em auditório contarão com interpretação em Libras.
A programação
A programação terá cerca de 15 atividades, entre debates com palestrantes nacionais e internacionais e oficinas especiais para apoiar a prática jornalística.
Os grandes debates acontecerão em auditório e serão transmitidos para aqueles que só puderem acompanhar o evento no formato on-line. Já as oficinas serão oferecidas apenas para os participantes que acompanharem o evento presencialmente.
A Jeduca reforça, mais uma vez, nesta edição, o compromisso pela busca constante por equilíbrio de gênero e raça nas mesas e também pela participação dos diversos atores educacionais, como os professores, estudantes e gestores públicos.
O 7º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca já conta com o patrocínio de Fundação Itaú, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, YouTube, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Unibanco e Santillana Educação e apoio da Fecap, Canal Futura, Colégio Rio Branco e Loures Consultoria.