O início do ano letivo, com aulas presenciais em meio à onda da variante ômicron, o debate em torno do piso do magistério e a mudança de critérios para a publicação dos microdados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) são alguns dos temas que marcaram a cobertura de educação neste começo de 2022. Confira as notícias marcadas com a #conteprajeduca no período.
Aprendizagem
No UOL, Ana Paula Bimbati, publicou reportagem que aponta que “4 em cada 10 pessoas veem perdas irrecuperáveis, aponta Datafolha”. Também sobre o tema, a jornalista Mariana Tokarnia ( publicou reportagem na Agência Brasil sobre pesquisa que aponta que dois em cada três estudantes precisam de reforço escolar.
Microdados
Reportagem do G1 aponta que a “Defensoria Pública da União recomenda que Inep publique íntegra dos microdados do Enem 2020”.
Orçamento
No Estadão, Renata Cafardo publicou reportagem que aponta que os orçamentos para investir em educação e ciência voltam a níveis dos anos 2000.
Piso do magistério
Ana Paula Bimbati, para o UOL traz posicionamento da Frente Nacional dos Prefeitos em relação ao reajuste do piso salarial dos professores.
Evasão
Reportagens do Porvir e da Revista Piauí tratam da questão da evasão escolar na reportagens “Menos matrículas, mais evasão: o retrato da educação na Amazônia Legal” e "Mais longe da escola".
Cotas raciais
Após dez anos da lei que instituiu cotas raciais nas universidades federais, o jornalista Ricardo Muniz aborda como o país se prepara para optar entre a continuidade ou desmonte da política pública em reportagem para o Jornal da Unesp.
Novo Ensino Médio
Reportagens de Edison Veiga (DW Brasil) e de Mariana Tokarnia (Agência Brasil) falam sobre a implementação – e seus questionamentos e críticas - do Novo Ensino Médio este ano no país. Confira aqui e aqui.
Fies
Reportagem de Leon Ferrari para o Estadão, trata do sonho do diploma e o endividamento dos jovens com o Fies.
Censo Escolar
Reportagens de Heloisa Cristaldo (Agência Brasil) e do Jornal Nacional trazem informações a partir da divulgação do Censo Escolar, entre elas a queda de 17,5% nas matrículas na educação infantil da rede privada em 2021. Leia aqui e aqui.
Censo e entraves da educação em RR
Reportagens de Vanessa Vieira para o Correio do Lavrado (RR) mostram que idioma e documentação incompleta ainda são entraves para acesso de crianças migrantes à educação e que 65% das escolas roraimenses estão na zona rural.