Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Antonio Cruz/Agência Brasil
Outros

Aprendizagem, piso do magistério e Fies no #conteprajeduca

A hashtag da Jeduca compila as notícias de educação marcadas pelos autores das reportagens ou por outras pessoas nas redes sociais

01/03/2022
Rebeca Oliveira, Especial para a Jeduca

O início do ano letivo, com aulas presenciais em meio à onda da variante ômicron, o debate em torno do piso do magistério e  a mudança de critérios para a publicação dos microdados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) são alguns dos temas que marcaram a cobertura de educação neste começo de 2022. Confira as notícias marcadas com a #conteprajeduca no período.

 

Aprendizagem

No UOL, Ana Paula Bimbati, publicou reportagem que aponta que “4 em cada 10 pessoas veem perdas irrecuperáveis, aponta Datafolha”. Também sobre o tema, a jornalista Mariana Tokarnia ( publicou reportagem na Agência Brasil sobre pesquisa que aponta que dois em cada três estudantes precisam de reforço escolar.

 

Microdados

Reportagem do G1 aponta que a “Defensoria Pública da União recomenda que Inep publique íntegra dos microdados do Enem 2020”.

 

Orçamento

No Estadão, Renata Cafardo publicou reportagem que aponta que os orçamentos para investir em educação e ciência voltam a níveis dos anos 2000.

 

 Piso do magistério

Ana Paula Bimbati, para o UOL traz  posicionamento da Frente Nacional dos Prefeitos em relação ao reajuste do piso salarial dos professores.

 

Evasão

Reportagens do Porvir e da Revista Piauí tratam da questão da evasão escolar na reportagens “Menos matrículas, mais evasão: o retrato da educação na Amazônia Legal” e "Mais longe da escola".

 

Cotas raciais

Após dez anos da lei que instituiu cotas raciais nas universidades federais, o jornalista Ricardo Muniz aborda como o país se prepara para optar entre a continuidade ou desmonte da política pública em reportagem para o Jornal da Unesp.


 Novo Ensino Médio

Reportagens de Edison Veiga (DW Brasil) e de Mariana Tokarnia (Agência Brasil) falam sobre a implementação – e seus questionamentos e críticas - do Novo Ensino Médio este ano no país. Confira aqui e aqui.

 

Fies

Reportagem de Leon Ferrari para o Estadão, trata do sonho do diploma e o endividamento dos jovens com o Fies.


Censo Escolar

Reportagens de Heloisa Cristaldo (Agência Brasil) e do Jornal Nacional trazem informações a partir da divulgação do Censo Escolar, entre elas a queda de 17,5% nas matrículas na educação infantil da rede privada em 2021. Leia aqui e aqui.

 

Censo e entraves da educação em RR

Reportagens de Vanessa Vieira para o Correio do Lavrado (RR) mostram que idioma e documentação incompleta ainda são entraves para acesso de crianças migrantes à educação e que 65% das escolas roraimenses estão na zona rural.

 

 

 

 

#vanessavieira #uol #renatacafardo #pisodomagistério #orçamento #pandemia #oestadodes.paulo #microdadosinep #marianatokarnia #jornalnacional #evasão #fies #g1 #heloisacristaldo #edisonveiga #covid-19 #DWbrasil #correiodolavrado #aprendizagemvoltaàsaulas #anapaulabimbati #agênciabrasil

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO