Em meio aos ataques à jornalista Constança Rezende na internet, a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) está divulgando uma cartilha sobre assédio virtual contra jornalistas. A publicação, “Como lidar com assédio contra jornalistas”, é gratuita e está disponível para download.
A cartilha contém recomendações sobre como agir em casos como o de Constança, repórter do jornal O Estado de S.Paulo, que se tornou alvo de ataques após divulgação de uma acusação falsa, compartilhada pelo presidente Jair Bolsonaro no Twitter no domingo (10/3).
Segundo o post, baseado numa matéria do site Terça Livre, Constanza teria dito a um jornalista francês, numa conversa por telefone, que teve a intenção de arruinar a vida de Flávio Bolsonaro e o governo em reportagens sobre as investigações das denúncias contra Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio. No entanto, esta afirmação não foi feita, como mostra a gravação da conversa, que está em inglês.
O site Estadão Verifica publicou nota sobre o caso, contextualizando e explicando as supostas declarações da jornalista. Antes, o jornal publicou matéria sobre os ataques à repórter.
A cartilha da Abraji contém orientações sobre como os jornalistas podem se prevenir de ataques na internet e sobre o que fazer, caso eles ocorram. A publicação também contém relatos de jornalistas que sofreram assédio na internet.