Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Alice Vergueiro/Jeduca

Associados da Jeduca terão bolsa em curso de fact-checking

Agência Lupa dará treinamento online para checagem de dados de educação, com foco nas eleições, em 1º de setembro; projeto nasceu do interesse despertado por oficina de fact-checking no Congresso da Jeduca

22/08/2018
Redação Jeduca

Responsável pela oficina de fact-checking realizada em 6 de agosto no 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, a Agência Lupa fará em 1º de setembro um workshop pelo Facebook para formação de checadores de dados e informações sobre educação, com foco nas eleições. Aberto a todos os interessados em fact-checking na área, não apenas jornalistas, o curso é pago. Mas a Lupa vai oferecer cinco bolsas integrais para integrantes da Jeduca – a associação apoia o projeto.

 

"Essa iniciativa é fruto do enorme interesse que identificamos na última edição do Congresso da Jeduca", diz Cristina Tardáguila, diretora da agência. "Aqui na Lupa trabalhamos para ampliar a oferta de treinamento em fact-checking. Chegou a hora de oferecer workshops especializados em áreas como educação, saúde e segurança pública. Começar pela educação e com um curso online nos permitirá ter escala e formar ainda mais checadores profissionais." 

No workshop, que será realizado das 9 horas ao meio-dia, os participantes vão receber orientações de como buscar e analisar informações nos principais bancos de dados públicos da educação e realizar exercícios práticos, como produzir checagens com base na metodologia da Lupa. As inscrições estão abertas até 31 de agosto e o preço é de R$ 160,00, mais R$ 16,00 de taxa. Veja aqui mais informações sobre o curso.

 

Os associados da Jeduca interessados nas bolsas deverão escrever para o e-mail contato@jeduca.org.br até 30 de agosto explicando, em até dez linhas, como pretendem usar o aprendizado da oficina online na cobertura das eleições. A diretoria da Jeduca fará a seleção das cinco melhores propostas. Jornalistas de veículos (impressos e digitais) terão preferência na seleção.  

 

Em entrevista concedida antes do Congresso à editora pública da Jeduca, Marta Avancini, o jornalista Raphael Kapa, instrutor da Lupa, comentou sobre a importância do fact-checking na cobertura das eleições. "A pauta da educação é forte no contexto das campanhas eleitorais. Nem sempre é o tema principal, mas é muito comum que políticos citem dados e informações relacionados à educação quando falam sobre suas realizações ou em suas promessas. Por exemplo, citam números de escolas construídas ou quantidade de vagas oferecidas. Por isso, é importante que os jornalistas estejam preparados, saibam acessar e usar bases de dados para checar e filtrar essas declarações."

 

 

 

 

#RaphaelKapa #fact-checking #CristinaTardaguila #AgenciaLupa

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO