Responsável pela oficina de fact-checking realizada em 6 de agosto no 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, a Agência Lupa fará em 1º de setembro um workshop pelo Facebook para formação de checadores de dados e informações sobre educação, com foco nas eleições. Aberto a todos os interessados em fact-checking na área, não apenas jornalistas, o curso é pago. Mas a Lupa vai oferecer cinco bolsas integrais para integrantes da Jeduca – a associação apoia o projeto.
"Essa iniciativa é fruto do enorme interesse que identificamos na última edição do Congresso da Jeduca", diz Cristina Tardáguila, diretora da agência. "Aqui na Lupa trabalhamos para ampliar a oferta de treinamento em fact-checking. Chegou a hora de oferecer workshops especializados em áreas como educação, saúde e segurança pública. Começar pela educação e com um curso online nos permitirá ter escala e formar ainda mais checadores profissionais."
No workshop, que será realizado das 9 horas ao meio-dia, os participantes vão receber orientações de como buscar e analisar informações nos principais bancos de dados públicos da educação e realizar exercícios práticos, como produzir checagens com base na metodologia da Lupa. As inscrições estão abertas até 31 de agosto e o preço é de R$ 160,00, mais R$ 16,00 de taxa. Veja aqui mais informações sobre o curso.
Os associados da Jeduca interessados nas bolsas deverão escrever para o e-mail contato@jeduca.org.br até 30 de agosto explicando, em até dez linhas, como pretendem usar o aprendizado da oficina online na cobertura das eleições. A diretoria da Jeduca fará a seleção das cinco melhores propostas. Jornalistas de veículos (impressos e digitais) terão preferência na seleção.
Em entrevista concedida antes do Congresso à editora pública da Jeduca, Marta Avancini, o jornalista Raphael Kapa, instrutor da Lupa, comentou sobre a importância do fact-checking na cobertura das eleições. "A pauta da educação é forte no contexto das campanhas eleitorais. Nem sempre é o tema principal, mas é muito comum que políticos citem dados e informações relacionados à educação quando falam sobre suas realizações ou em suas promessas. Por exemplo, citam números de escolas construídas ou quantidade de vagas oferecidas. Por isso, é importante que os jornalistas estejam preparados, saibam acessar e usar bases de dados para checar e filtrar essas declarações."