A Jeduca promove na próxima quarta-feira (8), às 10 horas, uma videoconferência sobre a Base Nacional Comum Curricular. O documento vai definir os conhecimentos e habilidades que todos os estudantes brasileiros têm o direito de aprender durante a educação básica.
Participam da videoconferênciam que poderá ser acessada aqui pelo site da Jeduca, a secretária-executiva do MEC (Ministério da Educação), Maria Helena Guimarães de Castro; o diretor da Faculdade de Educação do SESI (Serviço Social da Indústria) de São Paulo e membro do CNE (Conselho Nacional de Educação), Cesar Callegari; e o professor e coordenador da unidade de EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Ação Educativa, Roberto Catelli Jr.
O objetivo da videoconferência é auxiliar os jornalistas sobre os próximos passos referentes à construção da Base e desafios de sua implementação. O debate será mediado pelo jornalista Paulo Saldaña, repórter da Folha de S.Paulo e diretor da Jeduca. Jornalistas podem enviar perguntas antes do debate ou durante o evento para o e-mail contato@jeduca.com.br.
A Base tem sido construída desde 2014, em um processo liderado pelo MEC que contou com a participação de diversas entidades e organizações. A primeira versão foi apresentada em setembro de 2015. Após uma consulta pública que registrou 12 milhões de contribuições, uma segunda versão foi publicada em maio de 2016.
Uma última versão deve ser encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, a quem caberá a análise final. A entrega ao CNE dessa terceira e última versão já foi adiada algumas vezes, mas deve ocorrer até o próximo mês de abril.
Só estará pronto, entretanto, o bloco que trata da educação infantil e do ensino fundamental. O governo decidiu fatiar a Base Nacional e segurar a parte do ensino médio até que a reforma da etapa fosse aprovada no Congresso, o que ocorreu no mês passado. Dessa forma, a Base do ensino médio não ficará pronta antes do fim de 2017.