Além da pressão da produção diária, a rotina jornalística envolve também a cobertura de tópicos sensíveis e de eventos traumáticos. Neste cenário, a crise de saúde mental, enfrentada por jornalistas do mundo todo, é um dos temas de destaque da programação do 2º dia do 9º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca. O evento será realizado nos dias 25 e 26 de agosto.
Para abordar esse assunto, o congresso trará Bruce Shapiro, diretor executivo do Dart Center for Journalism and Trauma e professor da Universidade de Columbia, para falar sobre como os jornalistas podem identificar sinais de estresse, traumas e o esgotamento na profissão e algumas práticas de autocuidado.
Outro destaque da programação, anunciada anteriormente, é a pesquisadora inglesa Jo Boaler, professora inglesa da Universidade de Stanford e autora do livro “Mentalidades Matemáticas”, em mesa que irá discutir as novas pesquisas e incentivos para uma educação matemática menos abstrata e mais criativa.
Nos dois dias de congresso, a programação do congresso terá temas que abordam o jornalismo de educação e o trabalho jornalístico, incluindo a crise climática e a educação no contexto da COP30, produção jornalística e redes sociais, alfabetização dos estudantes brasileiros e desafios do ensino superior.
O 9º Congresso da Jeduca acontece nos dias 25 e 26 de agosto, no Teatro e salas no campus da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), no bairro da Liberdade, em São Paulo.
As mesas de discussão terão transmissão on-line ao vivo para inscritos no evento. A programação também contará com oficinas práticas para os jornalistas, comunicadores e estudantes que vão participar do congresso presencial.
Em breve, teremos mais informações sobre o #Jeduca2025. Fique atento aos nossos canais!
O 9º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca conta com o patrocínio de Fundação Itaú, Fundação Lemann, Imaginable Futures, Instituto Unibanco, Fundação Bradesco, Fundação Telefônica Vivo, Arco Educação, Instituto Ayrton Senna, Instituto Natura e Santillana Educação e apoio da Fecap, Instituto Sidarta e do Colégio Rio Branco.