Da Newsletter da Jeduca
O que a Jeduca fez em 2017 e o que pretende em 2018 foram os temas de um café da manhã com apoiadores da entidade, que aconteceu no começo do mês. Com um ano e meio de existência e 700 associados, a associação agora quer ajudar a qualificar o debate eleitoral deste ano, organizar um segundo congresso maior e mais abrangente e investir na aproximação com estudantes.
O evento reuniu representantes de 28 organizações que apoiam ou são parceiras da Jeduca. Os diretores da associação ouviram as sugestões sobre novos direcionamentos. Para Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos pela Educação, um passo importante para qualificar a cobertura de educação é atrair jornalistas que não são setoristas da área para a pauta. “Cada vez mais, jornalistas de economia e política escrevem sobre educação, mas, como não estão familiarizados com o debate, muitas das matérias publicadas contêm erros ou conceitos equivocados”, disse Priscila.
Ela citou como exemplo matérias de economia que usam o PIB (Produto Interno Bruto) como referência para analisar o investimento em educação no Brasil, que comparam a porcentagem do PIB investida em educação no Brasil com outros países reconhecidos por oferecer uma educação de qualidade. “Esse tipo de comparação pode levar à conclusão de que o Brasil tem um volume adequado de investimento em educação, o que não é necessariamente verdade se analisarmos o gasto por aluno.”
Para o coordenador de cooperação técnica da OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos), Leonardo Serikawal, também presente ao encontro, a qualificação da cobertura de educação passa, necessariamente, pelas faculdades de Jornalismo. “É preciso fortalecer o espaço do debate sobre educação na sociedade, por isso é fundamental atrair os universitários para o tema. Mesmo que não se tornem especialistas quando ingressarem no mercado de trabalho, eles serão sensibilizados para as questões da educação.”
O vice-presidente da Jeduca, Fábio Takahashi, avaliou como positivo o resultado do encontro com os apoiadores e parceiros. “Foi um momento para refletir sobre as conquistas e os desafios”, diz. Para ele, o café da manhã foi uma oportunidade importante para se ouvir pessoas qualificadas e ligadas à área da educação sobre os projetos da Jeduca para 2018.
Hashtag: Se você quer ter a sua matéria divulgada na Newsletter da Jeduca, publique o link nas redes sociais com a #conteprajeduca, para que possamos encontrá-la! O espaço é aberto a autores de matérias de educação, mesmo quem não é associado da Jeduca