Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Jeduca

Café da manhã com apoiadores discute desafios da Jeduca

Em 2018, associação quer ajudar a qualificar o debate sobre educação nas eleições, organizar um segundo congresso mais abrangente e se aproximar mais de estudantes

14/02/2018
Redação Jeduca

Da Newsletter da Jeduca

 

O que a Jeduca fez em 2017 e o que pretende em 2018 foram os temas de um café da manhã com apoiadores da entidade, que aconteceu no começo do mês. Com um ano e meio de existência e 700 associados, a associação agora quer ajudar a qualificar o debate eleitoral deste ano, organizar um segundo congresso maior e mais abrangente e investir na aproximação com estudantes.

 

O evento reuniu representantes de 28 organizações que apoiam ou são parceiras da Jeduca. Os diretores da associação ouviram as sugestões sobre novos direcionamentos. Para Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos pela Educação, um passo importante para qualificar a cobertura de educação é atrair jornalistas que não são setoristas da área para a pauta. “Cada vez mais, jornalistas de economia e política escrevem sobre educação, mas, como não estão familiarizados com o debate, muitas das matérias publicadas contêm erros ou conceitos equivocados”, disse Priscila.

 

Ela citou como exemplo matérias de economia que usam o PIB (Produto Interno Bruto) como referência para analisar o investimento em educação no Brasil, que comparam a porcentagem do PIB investida em educação no Brasil com outros países reconhecidos por oferecer uma educação de qualidade. “Esse tipo de comparação pode levar à conclusão de que o Brasil tem um volume adequado de investimento em educação, o que não é necessariamente verdade se analisarmos o gasto por aluno.”

 

Para o coordenador de cooperação técnica da OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos), Leonardo Serikawal, também presente ao encontro, a qualificação da cobertura de educação passa, necessariamente, pelas faculdades de Jornalismo. “É preciso fortalecer o espaço do debate sobre educação na  sociedade, por isso é fundamental atrair os universitários para o tema. Mesmo que não se tornem especialistas quando ingressarem no mercado de trabalho, eles serão sensibilizados para as questões da educação.”

 

O vice-presidente da Jeduca, Fábio Takahashi, avaliou como positivo o resultado do encontro com os apoiadores e parceiros. “Foi um momento para refletir sobre as conquistas e os desafios”, diz. Para ele, o café da manhã foi uma oportunidade importante para se ouvir pessoas qualificadas e ligadas à área da educação sobre os projetos da Jeduca para 2018.

 

Hashtag: Se você quer ter a sua matéria divulgada na Newsletter da Jeduca, publique o link nas redes sociais com a #conteprajeduca, para que possamos encontrá-la! O espaço é aberto a autores de matérias de educação, mesmo quem não é associado da Jeduca 

#OEI #TodosPelaEducacao #PriscilaCruz #LeonardoSerikawal #Jeduca #FabioTakahashi #apoiadores

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO