Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO

Cambridge vai dar prêmio para associado da Jeduca

Candidatos devem apresentar projeto de reportagem relacionado à educação de idiomas; vencedores farão viagem à Inglaterra para conhecer a tradicional universidade, fundada há cerca de 800 anos

23/07/2018
Redação Jeduca

Jornalistas associados da Jeduca poderão concorrer a uma viagem à Universidade de Cambridge, na Inglaterra. O prêmio é oferecido pelo Cambridge Assessment English, departamento da instituição que fornece certificação de proficiência em inglês e dedica-se à formação de professores.

 

A ideia é atrair a atenção de jornalistas para a produção de pautas relacionadas ao ensino da língua inglesa. Como explica Ana Luisa Bartholo, diretora de Marketing da Cambridge Assessment English no Brasil, o atual contexto é bastante propício para a difusão e o aprimoramento do ensino da língua no país. “Com a aprovação da BNCC [Base Nacional Comum Curricular], o inglês tornou-se disciplina obrigatória no ensino fundamental 2. É uma oportunidade histórica para aprimorar o grau de conhecimento entre os brasileiros e para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas”, afirma.

 

Um estudo do British Council aponta que, entre 80 países analisados, o Brasil está na 41ª posição, classificado na categoria de proficiência baixa em inglês. Além disso, apenas 39% dos professores que lecionam a disciplina no ensino fundamental e no ensino médio são formados em língua inglesa, de acordo com dados do Censo Escolar de 2013, citados pelo British Council.

 

“Vamos oferecer uma imersão na área da educação relacionada ao inglês, numa das mais antigas universidades do mundo. Além de conhecer ações voltadas para a formação de professores, metodologias de ensino, o jornalista premiado terá a oportunidade de conhecer a editora da instituição, entre outras coisas”, diz a diretora. A Universidade de Cambridge foi fundada há cerca de 800 anos e há mais de 100 dedica-se à difusão da língua inglesa em todo o mundo.

 

Como participar

 

Para concorrer, é preciso prestar serviço para veículos de comunicação brasileiros (televisão, rádio, jornal, revista ou portal), ser maior de 18 anos e associado da Jeduca.

 

Os candidatos devem apresentar uma sugestão de pauta ou projeto de reportagem relacionado à educação de idiomas, práticas pedagógicas, avaliação do conhecimento de línguas, formação e desenvolvimento de docentes ou temas correlatos. Um representante do prêmio estará no 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação para dar mais informações. A proposta deve ser enviada para o e-mail marketing.br@cambridgeenglish.org até 1º de setembro de 2018. Veja aqui o regulamento da premiação.

 

As propostas de pauta serão avaliadas por dois representantes da Jeduca e dois representantes do Cambridge Assessment English (um acadêmico e um da área de comunicação e marketing). O resultado será anunciado até 31 de outubro de 2018 nos sites das entidades participantes.

 

A viagem

 

O prêmio consiste de uma viagem para Cambridge, incluindo passagem, três noites de hospedagem, traslado, refeições e visitas à universidade.

 

A programação inclui visita guiada ao departamento de exames e avaliação e reuniões com especialistas de ensino, aprendizagem e avaliação de inglês.

 

A data de embarque será definida entre as partes, no período entre novembro de 2018 e junho de 2019.

 

O vencedor não precisa falar, ler ou escrever em inglês. Neste caso, os integrantes da equipe do Cambridge Assessment English que o acompanharem atuarão como tradutores.

 

Para se associar à Jeduca, é preciso fazer cadastro no site da associação. 

 

#Jeduca #CongressodaJeduca #Cambridge #CambridgeAssessmentEnglish #AnaLuisaBartholo #2ºCongressoInternacionaldeJornalismodeEducacao

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO