No Estadão, a repórter Renata Cafardo e equipe prepararam um especial sobre alfabetização, a partir da história de três meninas de Granja (CE), município mais bem classificado na última ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização). A reportagem inclui quatro podcasts, disponíveis no Spotify..
Para a Agência Brasil, Mariana Tokarnia detalhou os temas em debate na 1.ª Conabe (Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências), realizada pelo MEC (Ministério da Educação) entre 23 de 25 de outubro. Em outras reportagens, a jornalista mostrou a influência da participação dos pais na vida escolar nos resultados dos filhos e enfocou como práticas adotadas por escolas públicas com alunado de baixo nível socioeconômico, colaboraram para um bom desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
A Conabe foi tema de matéria de Paulo Saldaña, para a Folha de S.Paulo, na qual ele destacou a ausência da participação de órgão de secretarias municipais de Educação, que concentram alunos em idade de alfabetização. Saldaña também anunciou que, a partir de 2021, a avaliação da pós-graduação deverá incluir como critérios o impacto social e a interação regional.
A jornalista Paula Ferreira contou, no jornal O Globo, como foi o pronunciamento do ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante a abertura da Conabe. Ela também publicou uma matéria sobre a intenção da Capes de fixar um limite do número de bolsas estudo vinculado ao desempenho dos programas de pós-graduação. E, em parceria com Renata Mariz, analisou propostas de deputados para a renovação do Fundeb.
Em outubro, o canal Futura preparou o especial #Nem1SemProfessor para promover a valorização dos professores e demais profissionais que trabalham com educação.
O repórter Ítalo Cosme comparou o número de matrículas em graduações presenciais e a distância no Ceará para o jornal O Povo.
Julia Neves publicou no site da EPSJV Fiocruz duas matérias sobre anúncios recentes do MEC: na primeira, detalhou o programa Novos Caminhos, para fortalecer a Política de Educação Profissional e Tecnológica. Na segunda, analisou os resultados da campanha de adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.