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Cobertura de educação na campanha eleitoral de 2024 é tema de série de webinários

Eventos realizados pela Jeduca em julho, sempre às quartas-feiras, debaterão as principais questões relacionadas à atuação dos municípios na área e do fazer jornalístico

27/06/2024
Redação Jeduca

Quais temas da educação podem ser assunto nas campanhas nas eleições municipais de 2024? Como identificar e lidar com informações falsas em propagandas ou nas redes sociais? E de que maneira os jornalistas podem aprimorar suas reportagens sobre educação? Que fontes podem consultar e onde podem encontrar dados?

 

Esses são alguns dos temas que farão parte dos debates na série de webinários “A cobertura de educação nas eleições 2024”, promovida pela Jeduca durante o mês de julho.

 

Ao todo, serão quatro webinários sobre temas do campo da educação relacionados às responsabilidades dos municípios na educação e questões do fazer jornalístico, reunindo especialistas e jornalistas. O objetivo é contribuir para a cobertura de educação no contexto da campanha eleitoral.

 

Os eventos serão sempre às quartas-feiras (3, 10, 17 e 24 de julho), às 11h, com transmissão pelo YouTube da Jeduca. As pessoas que acompanharem a transmissão ao vivo poderão solicitar certificado de participação. Os webinário contarão com interpretação em Libras.

 

O webinário A educação e a desinformação nas eleições abrirá a série, no dia 3 de julho. Os convidados - Bruno Ferreira (Instituto Palavra Aberta) e Marta Alencar (COAR Notícias) - falarão sobre o atual cenário de desinformação envolvendo a educação, especialmente em regiões interioranas e afastadas dos grandes centros, onde os veículos de comunicação costumam estar menos presentes. Assista ao webinário aqui.

 

A educação infantil será o tema do segundo webinário, Acesso à educação de qualidade e o desenvolvimento infantil, dia 10 de julho, com participação de Camila Hessel (Lunetas), Leila Sousa (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal) e  Miriam Pragita (ANDI). O webinário abordará, além do papel dos municípios na oferta da educação infantil, sua importância para o desenvolvimento infantil e a necessidade de articulação das políticas educacionais com outras áreas, como saúde e assistência. Acompanhe o evento aqui.

 

O terceiro webinário, Desafios dos anos iniciais do ensino fundamental, no dia 17 de julho, apresentará o cenário da oferta e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, os desafios da transição para os anos finais do fundamental e a importância da continuidade das políticas públicas. Já confirmaram participação no evento Cleuza Repulho (FGV-RJ), Monica Rodrigues Dias Pinto (Unicef) e Vinícius de Oliveira (Porvir). Veja a transmissão aqui.

 

A série termina com o webinário A educação nos planos de governo e como identificar fontes confiáveis, no dia 24 de julho, sobre aspectos relevantes da cobertura jornalística relacionados às eleições, entre eles como reconhecer e evitar “armadilhas” nos programas e propostas dos candidatos a prefeito e a vereador. O webinário contará com o jornalista Daniel Nardin (Amazônia Vox) e Rodrigo Ratier (USP). Acesse a transmissão aqui.

 

A seguir, confira a biografia de alguns dos participantes da série:

WEBINÁRIO 1: A educação e a desinformação nas eleições
3 de julho, às 11h
Assista ao webinário aqui

Bruno Ferreira - Coordenador pedagógico do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta. É mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação pela ECA - USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo). Atuou como professor de Comunicação e Desenvolvimento Social, no Senac-SP, como consultor de alfabetização midiática e informacional da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e formador de professores em cursos de pós-graduação e de formação continuada de redes públicas de ensino.

 

Marta Alencar - Doutoranda em Comunicação pela Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos). Professora substituta da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), Imperatriz. Jornalista. Fundadora da COAR Notícias (Startup Jornalística e Educacional de Debunking e Fact-checking no Nordeste) e do E-COAR Podcast.

 


WEBINÁRIO 2:
Acesso à educação de qualidade e o desenvolvimento infantil
10 de julho, às 11h
Acompanhe o evento aqui


Camila Hessel
- Head de Comunicação do Instituto Alana e diretora de Redação do Lunetas, plataforma de jornalismo diário dedicada às infâncias do Sul Global. Jornalista, construiu sua carreira em veículos de diferentes vocações. Passou pelas redações da Reuters, do Terra, das editoras Abril, Globo e Trip, além do Estadão. Foi Diretora de Criação da Mutato, liderando equipes que desenvolvem campanhas para grandes marcas, e coordenadora de campanhas na Quid.



Leila Sousa
 - Analista de Políticas Públicas na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Graduada em Gestão de Políticas Públicas pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-graduanda em Gestão Pública e Liderança pelo Instituto Singularidades. Trabalhou na prefeitura de São Paulo e no Centro de Liderança Pública nas áreas de monitoramento de projetos e educação. No campo social, é voluntária do grupo SalvaGuarda para correção de redações e monitoria de alunos(as) das escolas públicas.

 

Miriam Pragita - Diretora executiva da ANDI - Comunicação e Direitos e membro da Equipe Executiva da Agenda 227. Foi coordenadora da Secretaria Executiva da RNPI (Rede Nacional Primeira Infância) na gestão de 2018-2021. Concluiu o curso de Liderança Executiva para o Desenvolvimento da Primeira Infância na Universidade de Harvard, em Boston (Estados Unidos). É formada em Ciência e Implementação de Políticas Públicas na Primeira Infância no Insper – Instituto de Pesquisa. É pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e graduada em Educação Física pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


WEBINÁRIO 3: Desafios dos anos iniciais do ensino fundamental
17 de julho, às 11h
Veja a transmissão aqui


Cleuza Repulho
 - Professora do Instituto Singularidades para Pós-Graduação do Vetor, Diretora de Relações Institucionais do Instituto Gesto (2023). Coordenadora técnica do Programa Juntos pela Educação do governo de Pernambuco; Conselheira do Inep desde março de 2024. Mestra em educação pela Universidade Mackenzie. Foi secretária de Educação de Santo André (SP) de 2001 a 2007 e de São Bernardo do Campo (SP) entre 2009-2015. Foi presidente Nacional da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) por 3 vezes - 2007, 2011, 2013.


Monica Dias Pinto - Chefe de Educação do Unicef Brasil (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Atuou na Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas). Foi chefe da Seção de Projetos Educacionais na Pró-Reitoria de Ensino do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Foi especialista e coordenadora do Programa Nacional de Formação de Professores Um Salto Para o Futuro, da Fundação Roquette Pinto em parceria com o MEC. Foi também consultora para TV Escola, MultiRio, Secretarias de Educação e instituições privadas de ensino.

Vinícius de Oliveira - Jornalista e diretor do portal porvir.org, onde produz e edita notícias sobre tendências educacionais e coordenou a criação de guias sobre temas como participação democrática dos estudantes e uso de tecnologia na educação.


WEBINÁRIO 4:  A educação nos planos de governo e como identificar fontes confiáveis
24 de julho, às 11h
Acesse a transmissão aqui

Daniel Nardin - Jornalista pela UFPA (Universidade Federal do Pará) e mestre em comunicação pela UnB (Universidade de Brasília). É fellow 2024 do ICJF (International Center for Journalists) e instrutor acreditado de Jornalismo de Soluções pela SJN (Solutions Journalism Network). Idealizador e coordenador do projeto Amazônia Vox, que trabalha com Jornalismo de Soluções a partir da Amazônia e desenvolve um banco de fontes de conhecimento da região e uma rede de freelancers de comunicação do território. Foi diretor de jornalismo do Grupo Liberal (Belém-PA) e secretário de comunicação do estado do Pará.

Rodrigo Ratier - Jornalista com 24 anos de carreira e doutor em Educação pela USP (Universidade de São Paulo). Professor de jornalismo da USP, colunista de educação no UOL e diretor de relações institucionais na Abej (Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo).

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