Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Webinários

Cobertura de educação na campanha eleitoral de 2024 é tema de série de webinários

Eventos realizados pela Jeduca em julho, sempre às quartas-feiras, debaterão as principais questões relacionadas à atuação dos municípios na área e do fazer jornalístico

27/06/2024
Redação Jeduca

Quais temas da educação podem ser assunto nas campanhas nas eleições municipais de 2024? Como identificar e lidar com informações falsas em propagandas ou nas redes sociais? E de que maneira os jornalistas podem aprimorar suas reportagens sobre educação? Que fontes podem consultar e onde podem encontrar dados?

 

Esses são alguns dos temas que farão parte dos debates na série de webinários “A cobertura de educação nas eleições 2024”, promovida pela Jeduca durante o mês de julho.

 

Ao todo, serão quatro webinários sobre temas do campo da educação relacionados às responsabilidades dos municípios na educação e questões do fazer jornalístico, reunindo especialistas e jornalistas. O objetivo é contribuir para a cobertura de educação no contexto da campanha eleitoral.

 

Os eventos serão sempre às quartas-feiras (3, 10, 17 e 24 de julho), às 11h, com transmissão pelo YouTube da Jeduca. As pessoas que acompanharem a transmissão ao vivo poderão solicitar certificado de participação. Os webinário contarão com interpretação em Libras.

 

O webinário A educação e a desinformação nas eleições abrirá a série, no dia 3 de julho. Os convidados - Bruno Ferreira (Instituto Palavra Aberta) e Marta Alencar (COAR Notícias) - falarão sobre o atual cenário de desinformação envolvendo a educação, especialmente em regiões interioranas e afastadas dos grandes centros, onde os veículos de comunicação costumam estar menos presentes. Assista ao webinário aqui.

 

A educação infantil será o tema do segundo webinário, Acesso à educação de qualidade e o desenvolvimento infantil, dia 10 de julho, com participação de Camila Hessel (Lunetas), Karina Fasson (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal) e Miriam Pragita (ANDI). O webinário abordará, além do papel dos municípios na oferta da educação infantil, sua importância para o desenvolvimento infantil e a necessidade de articulação das políticas educacionais com outras áreas, como saúde e assistência. Acompanhe o evento aqui.

 

O terceiro webinário, Desafios dos anos iniciais do ensino fundamental, no dia 17 de julho, apresentará o cenário da oferta e da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, os desafios da transição para os anos finais do fundamental e a importância da continuidade das políticas públicas. Já confirmaram participação no evento Cleuza Repulho (FGV-RJ) e Vinícius Oliveira (Porvir). Veja a transmissão aqui.

 

A série termina com o webinário A educação nos planos de governo e como identificar fontes confiáveis, no dia 24 de julho, sobre aspectos relevantes da cobertura jornalística relacionados às eleições, entre eles como reconhecer e evitar “armadilhas” nos programas e propostas dos candidatos a prefeito e a vereador. O webinário contará com o jornalista Daniel Nardin (Amazônia Vox) e Rodrigo Ratier (USP). Acesse a transmissão aqui.

 

A seguir, confira a biografia de alguns dos participantes da série (em atualização):

WEBINÁRIO1: A educação e a desinformação nas eleições
3 de julho, às 11h
Assista ao webinário aqui

Bruno Ferreira - Coordenador pedagógico do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta. É mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação pela ECA - USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo). Atuou como professor de Comunicação e Desenvolvimento Social, no Senac-SP, como consultor de alfabetização midiática e informacional da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e formador de professores em cursos de pós-graduação e de formação continuada de redes públicas de ensino.

 

Marta Alencar - Doutoranda em Comunicação pela Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos). Professora substituta da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), Imperatriz. Jornalista. Fundadora da COAR Notícias (Startup Jornalística e Educacional de Debunking e Fact-checking no Nordeste) e do E-COAR Podcast.

 


WEBINÁRIO 2:
Acesso à educação de qualidade e o desenvolvimento infantil
10 de julho, às 11h
Acompanhe o evento aqui

Camila Hessel
- Lunetas 

Karina Fasson - Mestre em Sociologia pela USP, com pesquisa sobre relações raciais na infância. É especialista em Gestão Pública (FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) e bacharel e licenciada em Ciências Sociais (USP - Universidade de São Paulo). Trabalha na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal desde 2017. Em sua trajetória profissional, trabalhou em centros e institutos de pesquisa, organizações do terceiro setor e no setor público. Desde 2012, atua como educadora voluntária no Curso Mafalda, movimento social para estudantes da rede pública. É também pesquisadora associada no Afro-CEBRAP.

 

Miriam Pragita - Diretora executiva da ANDI - Comunicação e Direitos e membro da Equipe Executiva da Agenda 227. Foi coordenadora da Secretaria Executiva da RNPI (Rede Nacional Primeira Infância) na gestão de 2018-2021. Concluiu o curso de Liderança Executiva para o Desenvolvimento da Primeira Infância na Universidade de Harvard, em Boston (Estados Unidos). É formada em Ciência e Implementação de Políticas Públicas na Primeira Infância no Insper – Instituto de Pesquisa. É pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e graduada em Educação Física pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


WEBINÁRIO 3: Desafios dos anos iniciais do ensino fundamental
17 de julho, às 11h
Veja a transmissão aqui

Cleuza Repulho - Fundação Getúlio Vargas (FVG-RJ)

Vinícius Oliveira - Editor do portal Porvir


WEBINÁRIO 4:  A educação nos planos de governo e como identificar fontes confiáveis
24 de julho, às 11h
Acesse a transmissão aqui

Daniel Nardin - Jornalista pela UFPA (Universidade Federal do Pará) e mestre em comunicação pela UnB (Universidade de Brasília). É fellow 2024 do ICJF (International Center for Journalists) e instrutor acreditado de Jornalismo de Soluções pela SJN (Solutions Journalism Network). Idealizador e coordenador do projeto Amazônia Vox, que trabalha com Jornalismo de Soluções a partir da Amazônia e desenvolve um banco de fontes de conhecimento da região e uma rede de freelancers de comunicação do território. Foi diretor de jornalismo do Grupo Liberal (Belém-PA) e secretário de comunicação do estado do Pará.

Rodrigo Ratier - Jornalista com 24 anos de carreira e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de jornalismo da USP, colunista de educação no UOL e diretor de relações institucionais na Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej).

#webinarios #municípios #eleições2024 #educação #cobertura #campanhaeleitoral

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO