Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Valter Campanato/Agência Brasil
Outros

Cobertura destaca queda de Milton Ribeiro e impactos da pandemia

Reportagens marcadas com a #conteprajeduca nas redes sociais traçam panorama das pautas de destaque na mídia

11/04/2022
Ítalo Cosme, Especial para a Jeduca

Em março, a demissão do ministro Milton Ribeiro, que deixou o Ministério da Educação, após a denúncia na imprensa sobre a existência de um gabinete paralelo, controlado por pastores evangélicos, foi um dos destaques da cobertura - ao lado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e os impactos da pandemia na vida escolar de estudantes.

 

Confira, a seguir, a seleção de reportagens marcadas com a #conteprajeduca. E se você quiser que sua reportagem apareça aqui ou viu alguma matéria relevante sobre educação, basta marcá-la com a hashtag nas redes sociais..

 

Enem

De acordo com Paulo Saldaña, para a Folha de S.Paulo, o governo Bolsonaro quer usar questões repetidas no Enem.


A jornalista Thais Borges, fala sobre as consequências da retirada da língua espanhola da prova do Enem para o jornal Correio, da Bahia.

 

MEC e FNDE

As denúncias que derrubaram o então ministro da Educação, Milton Ribeiro, foram feitas em reportagens de Breno Pires, Felipe Frazão e Julia Affonso (“Gabinete paralelo de pastores controla agenda e verba do MEC”), no Estadão, e de Paulo Saldaña (“Ministro da Educação diz priorizar amigos de pastor a pedido de Bolsonaro; ouça áudio”), na Folha de S.Paulo. 

 

Luiza Tenente escreveu, para o G1, para sobre os motivos que levam o FNDE, palco do escândalo dos pastores, ser considerado uma pérola tão disputada no MEC.

 

Pandemia

Em reportagem no Estadão, Ítalo Cosme, informa que, de acordo com pesquisa, a carteira de vacinação é exigida em escolas de 37% das cidades brasileiras.

 

A jornalista Alessandra Dantas, aborda os impactos da pandemia na aprendizagem e na saúde mental das crianças e jovens no Journal 48.

 

Ensino Médio

A reportagem de Isabela Palhares, na Folha de S.Paulo, informa que 96% dos alunos da rede estadual de SP concluíram ensino médio sem saber resolver equação de primeiro grau.


A jornalista Ana Luísa D'Maschio, para o Porvir, fala sobre o que é ser professor ou estudante no ensino médio noturno.

 

Educação Superior

Reportagem de Ítalo Cosme e Leon Ferrari, para o Estadão, mostra que após dois anos de pandemia, até veteranos pisam pela primeira vez na faculdade.

 

O jornalista Domingos Ketelbey, no Diário de Goiás, fala sobre a nova reitoria da Universidade Federal de Goiás

 

#julliaafonso #italocosme #isabelapalhares #g1 #folhades.paulo #felipefrazão #domingosketelbey #diáriodegoiás #correiodabahia #brenopires #analuísad'maschio #alessandradantas #leonferrari #luisatenente #oestadodes.paulo #paulosaldana #porvir #thaisborges

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO