Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congresso
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Rodemarques Abreu/Semed/Agência Senado
#conteprajeduca

Cobertura enfoca retomada presencial e governo Bolsonaro

Seleção de matérias marcadas com a #conteprajeduca em agosto

26/08/2021
Rebeca Oliveira, Especial para a Jeduca

Em agosto e julho, os impactos da pandemia de Covid-19 na educação, a retomada presencial dividiram o espaço da cobertura de educação com assuntos como o governo Bolsonaro, inclusão e avaliação nas matérias marcadas com #conteprajeduca.

 

Pandemia

Paulo Saldaña noticiou na Folha de S.Paulo que, embora o MEC (Ministério da Educação) tenha recursos para instalar internet em escolas públicas previsto no orçamento de 2021, o recurso não está sendo usado.

No UOL, Ana Paula Bimbati publicou matéria sobre a lentidão da secretaria estadual de Educação de São Paulo para entregar tablets às escolas.


As três universidades estaduais paulistas – USP, Unicamp e Unesp - vão exigir vacinação para alunos na volta às aulas presenciais, noticiou Renata Cafardo, no Estadão. A repórter também entrevistou o especialista em educação e ciência da computação Paulo Blikstein sobre o papel do ensino híbrido na retomada presencial das aulas e publicou um especial sobre o “abre e fecha” de uma escola estadual no extremo leste da capital paulista durante os primeiros seis meses de 2021.


O Diário do Nordeste publicou reportagem de  Thatiany Nascimento/Theyse Viana sobre o envolvimento de jovens em iniciativas de busca ativa escolar no Ceará.


O jornalista Etiene Gonçalves noticiou o retorno presencial às aulas em Porto Velho (RO).


As ferramentas digitais mais utilizadas pelas escolas de Roraima para o ensino remoto são o WhatsApp, YouTube e Zoom, relata Vanessa Vieira no Correio do Lavrado.

 

Governo Bolsonaro

Na Folha, Paulo Saldaña publicou matéria sobre a mudança do procurador-geral da Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo) à revelia da reitoria.


Em matéria na Folha de S.Paulo, o repórter Paulo Saldaña analisa o primeiro ano da gestão do ministro da Educação, Milton Ribeiro.


Paulo Saldaña publicou a reportagem “Governo Bolsonaro briga na Justiça para não dar internet a alunos de escola pública”, na Folha.

 

Inclusão

Em reportagem no Estadão, Renata Cafardo noticiou que escolas de elite de São Paulo estão revisando os currículos e as políticas de contratação de professores em função da demanda dos pais por uma educação antirracista.

“Crianças com deficiência atrapalham? Veja perguntas e respostas sobre educação inclusiva” é o título de matéria escrita por Raphael Preto para o Papo de Mãe.


O jornalista Raphael Preto é o autor da matéria “Ministérios defendem ensino domiciliar para crianças com deficiência”, publicada na Folha. Ele também escreveu uma matéria sobre educação integral, publicada no site Papo de Mãe.

 

Avaliação

O jornalista Demétrio Weber, do blog Educa 2022, entrevistou a presidente do CNE (Conselho Nacional de Educação), Maria Helena Guimarães de Castro, sobre a decisão do Ministério da Educação de realizar o Saeb em 2021 no mesmo formato de anos anteriores, apesar da pandemia e uma matéria sobre a previsão de divulgação dos resultados da avaliação.

 

Educação superior

Os jornalistas Marcel Hartmann e Isabella Sander são autores de matérias sobre a aprovação do pedido de impeachment do reitor e da vice-reitora da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) pelo conselho da instuição. Hartmann também noticiou a investigação do reitor da universidade por suposto favorecimento a vestibulanda.


Os impactos do corte do subsídio para importação de insumos e equipamentos para pesquisa é o tema de reportagem assinada por Marcel Hartmann, publicada no portal GZH.


Na Agência Brasil, Mariana Tokarnia abordou o aumento de mensalidade dos cursos de medicina para alunos beneficiados pelo Fies.

 

Outros temas

A repórter Ana Paula Bimbati, do UOL, publicou uma reportagem sobre os impactos do fechamento de salas de Educação de Jovens e Adultos em São Paulo.


No Estadão, Renata Cafardo publicou uma coluna sobre as desigualdades de oferta e demanda por vagas em creche no país.


O projeto de lei que transforma a educação em serviço essencial  em tramitação no Congresso Nacional foi tema de matéria assinada por Raphael Preto no Papo de Mãe.


Após 15 anos, o governo do estado realizou um concurso para professor da educação básica em Roraima, noticia Vanessa Vieira no Correio do Lavrado.

 

 

#renatacafardo #paulosaldaña #folhades.paulo #estadao

PARCEIROS FINANCIADORES
Fundação Lemann
Fundação Telefônica Vivo
Instituto Ayrton Senna
Instituto Natura
Instituto Unibanco
Itaú Social
Itaú Educação e Trabalho
Maria Cecilia Souto Vidigal
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
Abraji
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
CENPEC
OEI
Porto Lauand
Todos Pela Educação
UNESCO
Moderna
Loures
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO