Com o fechamento das escolas, por causa do avanço da Covid-19 no Brasil, cerca de 47,9 milhões de estudantes da educação básica estão em casa. Essa situação alterou a rotina das famílias, afetando, além da educação, os cuidados das crianças, especialmente nas comunidades mais vulneráveis social e economicamente.
Como manter uma rotina de atividades e estudos? Como adotar as medidas de prevenção contra a propagação do coronavírus:? Como manter uma boa convivência entre adultos e crianças em espaços pequenos, por longos períodos de tempo? Como manter os cuidados das crianças num contexto em que muitos estão preocupados em manter o sustento e a renda?
Esses são alguns dos pontos abordados no vídeo a seguir. Nele, Denise Carreira (coordenadora institucional da Ação Educativa), Mariana Luz (CEO da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal) e Vagner de Alencar (diretor da Agência Mural de Jornalismo das Periferias) explicam como isso afeta famílias mais vulneráveis e dão dicas de cobertura para jornalistas de educação.