O evento promovido anualmente pela Associação de Jornalistas de Educação, a Jeduca, desde 2017, será realizado totalmente online neste ano, entre os dias 19 e 23 de outubro. A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.
O #Jeduca2020 tem como tema central “O jornalismo de educação na pandemia - O que fizemos até aqui e como continuamos na retomada”, com atenção especial para a cobertura joxz8rnalística no contexto atual e para as questões educacionais que surgiram em 2020. Entre elas, o agravamento das desigualdades e os grandes desafios de professores, estudantes e gestores diante deste cenário.
19 de outubro
10h
A credibilidade do jornalismo em tempos de coronavírus
Em meio a uma enxurrada de informações falsas, o jornalismo tradicional conseguiu retomar a credibilidade durante a pandemia? Jornalistas falam sobre a importância da informação de qualidade neste ano e, ao mesmo tempo, de como informar bem um público muitas vezes já exausto diante da grande quantidade de notícias. E como ficou o jornalismo de educação nesse contexto?
Cristina Tardáguila (Agência Lupa e International Fact-Checking Network)
Fernando de Barros e Silva (Revista Piauí e Foro de Teresina)
Flavia Lima (Folha de S.Paulo)
Fábio Takahashi (Jeduca e Folha de S.Paulo)- Mediador
14h
Jeduca entrevista: secretários estaduais e municipais falam sobre educação na pandemia
Como os Estados e municípios estão se organizando para retomada das aulas presenciais, o que e como fizeram e estão fazendo para garantir as aulas remotas durante a pandemia, especialmente diante da omissão do MEC.
Elza Fernandes Ortelhado (Secretária Municipal de Educação de Campo Grande/MS)
Getúlio Marques Ferreira (Secretário de Educação do Estado do Rio Grande do Norte)
Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt (Secretária Municipal de Educação de Manaus/AM)
Renato Feder (Secretário de Educação do Estado do Paraná)
Rossieli Soares da Silva (Secretário de Educação do Estado de São Paulo)
Renata Cafardo (Jeduca e O Estado de S. Paulo)– Mediadora
20 de outubro
10h
O jornalismo de educação e a pandemia
Jornalistas de diferentes estados e regiões falam sobre o próprio trabalho durante o ano e sobre os desafios, tanto na produção de notícias quanto na vida pessoal. Os profissionais tiveram que se adaptar a um cenário de isolamento social, com escolas fechadas e uma série de novos protocolos de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus.
Ítalo Cosme (O Povo - CE)
Josué Ferreira (Roraima em Tempo - RR)
Marcel Hartmann (Zero Hora – RS)
Paula Ferreira (O Globo e Revista Época)
Mariana Tokarnia (Jeduca e Agência Brasil) – Mediadora
14h
O coronavírus e as desigualdades educacionais
Para discutir a situação dos mais vulneráveis e mais afetados durante o período de isolamento social, a mesa trará pessoas ligadas diretamente ao dia a dia da escola que falarão sobre dificuldades durante o período de ensino remoto e no retorno às aulas presenciais. Também serão debatidos os efeitos vistos para os próximos anos e o que aprendemos com tudo isso.
Arthur Cabral (Professor em Camaragibe – PE)
Fernanda Lopes Cunha (aluna em Barra do Choça – BA)
Ida Larruscain (Diretora em Sant'Ana do Livramento - RS)
José Alves da Silva (Unifesp)
Raphael Preto (Jornalista freelancer)
Cintia Gomes (Jeduca e Agência Mural) - Mediadora
16h
Mini-curso: Dados e microdados que ajudam a entender a educação
Como acessar o site do Inep, baixar os dados do Censo Escolar e do Saeb e fazer cruzamentos entre as duas bases que podem gerar matérias próprias.
Roberto Padovani (Compendium Data Science)
21 de outubro
10h
As eleições e a Covid
A mesa vai discutir o que muda na cobertura das eleições municipais diante da pandemia Como o pleito influencia a decisão de abrir ou não as escolas? É possível mostrar a situação de creches e escolas sem poder fazer a cobertura presencial? Medidas como avaliações externas de aprendizagem serão consideradas em avaliações dos prefeitos?
Alexsandro Santos (Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo)
Isabela Palhares (Folha de S.Paulo)
Luiz Miguel Martins Garcia (Undime)
Victor Vieira (Estadão) - Mediador
14h
Os desafios do jornalismo independente de educação nos EUA e no Brasil
Sarah Garland, editora-executiva de The Hechinger Report, conta como funciona o site de notícias que cobre exclusivamente educação nos EUA, há 20 anos. Com financiamento de fundações, possui ao menos 25 profissionais em atividade, que focam em assuntos relacionados à desigualdade e inovação. Como é esse trabalho? Como se sustentam? Como têm se saído na pandemia? Ela conversa com Tatiana Klix, que traz também a experiência do Porvir, no Brasil.
Sarah Garland (The Hechinger Report, EUA)
Tatiana Klix (Jeduca e Porvir)- Mediadora
16h
A voz conservadora na educação
Amábile Aparecida Pácios (Fenepe)
Anderson Ribeiro Correia (ITA)
Sóstenes Cavalcante (Deputado federal/DEM-RJ)
Paulo Saldaña (Jeduca e Folha de S.Paulo) - Medicador
22 de outubro
10h
O que será das universidades federais no pós-pandemia?
Setor vive falta de oferta de ensino remoto, cortes de verbas e adiamento do Enem.
Edward Madureira Brasil (UFG e Andifes).
Mariana Pezzo (Labi UFSCar)
Nilton Brandão (Proifes)
Thais Borges (Jeduca e Jornal Correio-BA) - Mediadora
14h
A pandemia e a volta às aulas em diferentes países
Professores e diretores de escolas do Chile, Espanha e Israel contam suas experiências.
Amit Goren (Israel)
Marcela Jara Villavicencio (Chile)
Mario Fiore (Espanha)
José Brito (Canal Futura) - Mediador
23 de outubro
10h
Experiências estrangeiras de cobertura
Jornalistas dos EUA, Uruguai e Nigéria contam suas experiências na cobertura de educação durante os meses da pandemia de coronavírus em seus países.
Adie Vanessa Offiong (Abuja, Nigéria)
Daarel Burnette II (Education Week, EUA)
Leticia Castro (La Diaria, Uruguai
Antônio Gois (Jeduca e O Globo) – Mediador
14h
Mini-curso: o novo Fundeb
O que muda, o que falta ainda e os desafios do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Claudio Riyudi Tanno (Consultor de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados)
O 4.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação tem o patrocínio da Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Unibanco, Itaú Social, Itaú Educação e Trabalho, e apoio do Colégio Rio Branco e Loures Consultoria.