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Congresso da Jeduca terá transmissão online nesta 4ª-feira

Evento pode ser acompanhado a distância pelo canal da Jeduca no YouTube, pelo Twitter e pelo Facebook

27/06/2017
Redação Jeduca

O 1º Congresso de Jornalismo de Educação terá transmissão online das mesas desta quarta-feira, dia 28. A programação poderá ser acompanhada pelo canal da Jeduca no YouTube. Na quinta-feira, dia 29, quando o Congresso terá atividades simultâneas, não haverá transmissão online.


Acompanhe as principais informações do Congresso pelo site da Jeduca, pelo Facebook e pelo Twitter da associação (@Jeducaeduca), com a hashtag #Jeduca2017. Agradecemos a quem puder compartilhar os posts com a hashtag.


A cobertura será feita por estudantes e jornalistas recém-formados do Projeto Repórter do Futuro, da Editora Oboré.


Para quem se inscreveu, as cinco mesas da quarta-feira estão abertas para todos. Haverá tradução simultânea em inglês e espanhol nas mesas com convidados estrangeiros.


Na quinta-feira, várias atividades estão com lotação esgotada. Quem quiser assistir a um evento, mas não o incluiu na sua programação, ainda pode ter uma chance para acompanhá-lo. Se houver lugares vazios, será liberada a entrada de congressistas que estiverem na fila diante da sala, dez minutos após o início da atividade. Quem reservou lugar e não se apresentar até esse limite de dez minutos perderá a reserva.

 

Na quarta-feira, as mesas serão realizadas no auditório do câmpus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (Rua Casa do Ator, 275). Na quinta, todas as atividades do Congresso da Jeduca acontecerão em duas salas (723A e 724A), localizadas no 2º andar do prédio da Anhembi Morumbi, e nos laboratórios 731 e 738, no 3º andar. Isso porque o auditório será utilizado pelo Congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), que começa na quinta e é o maior evento do gênero dedicado a debater jornalismo no país.

 

Confira abaixo as cinco mesas da programação de quarta que terão transmissão online. Confira no link a programação completa dos dois dias do Congresso:

 


Das 9 horas às 10h45

Jornalismo de educação na América Latina
Dois dos mais experientes repórteres de educação da América Latina fazem um panorama da cobertura de educação em seus países. Quais as semelhanças com o estágio da cobertura no Brasil? Quais os principais desafios com relação às temáticas e ao status da cobertura?


Sobre os Palestrantes

 

Ricardo Braginski - Jornal Clarín (Argentina)


É jornalista, editor do jornal Clarín, especializado em educação, tecnologia, ciência e inovação. É professor de jornalismo digital e práticas jornalísticas e participou de programa de aperfeiçoamento na Universidade de Michigan (EUA). Participa de programas jornalísticos na TV e no rádio


Elizabeth Simonsen - Centro de Pesquisas Avançadas em Educação (Chile)


É jornalista, criou e editou a seção de educação do jornal La Tercera (Chile). Atualmente é chefe de comunicação do Centro de Pesquisas Avançadas em Educação da Universidade do Chile. É autora do livro "Mala Educación", que aborda os movimentos estudantis e reformas educacionais no Chile

 

Das 11 horas às 12h30

A educação em tempos de incerteza
A instabilidade política traz incertezas para todas as áreas. A educação não é exceção, mas deveria estar mais blindada por políticas de Estado. O Plano Nacional de Educação é suficiente para exercer esse papel? A constante troca de ministros nos últimos quatro anos afetou políticas públicas da área? Qual o papel da imprensa e da sociedade civil nesse cenário?


Sobre os Palestrantes

 

Priscila Cruz - Todos Pela Educação


É mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government. É graduada em Administração de Empresas pela FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas) e em Direito pela USP (Universidade de São Paulo). Ajudou a fundar o Instituto Faça Parte em 2002, onde atuou como coordenadora até 2005. Foi uma das fundadoras do movimento Todos Pela Educação


Daniel Cara - Campanha Nacional pelo Direito à Educação


É coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, bacharel em ciências sociais e mestre em ciência política. Foi membro da direção da Campanha Global pela Educação (2007-2011) e do Comitê Diretivo da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação (2009-2012). É blogueiro do UOL e venceu o Prêmio Darcy Ribeiro 2015.


Alessio Costa Lima - Undime


É presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e dirigente municipal de Educação de Alto Santo/CE.


Idilvan Alencar - Consed


É secretário de Educação do Ceará e presidente do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). Foi presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). É graduado em Engenharia Civil e mestrando em Gestão e Avaliação de Educação Pública na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora)

 

Das 14 horas às 15h30

Educação 2030: indicadores, dados e relatórios internacionais
Comparar países e seus diferentes contextos é uma tarefa que exige cuidado dos jornalistas. Onde achar dados internacionais comparáveis? Como monitorar o desenvolvimento de nações, especialmente no caso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU?


Sobre os Palestrantes

 

Nihan Koseleci Blanchy - Unesco


Faz parte da equipe do Relatório Global de Monitoramento da Educação


Alejandro Vera - Unesco


Integra a equipe do UIS (Instituto de Estatística da Unesco)

 

Das 15h45 às 17h45

Como conciliar acesso e qualidade na educação infantil
Evidências científicas têm reafirmado a importância da educação infantil no desenvolvimento da primeira infância. No Brasil, ainda hoje quase 75% das crianças de até 4 anos estão fora de creches e pré-escolas. Como aliar a ampliação da oferta com uma educação de qualidade? Como avaliar essa etapa? O que podemos aprender com a experiência de outros países?


Sobre os Palestrantes


Sharon Lynn Kagan - Universidade de Columbia (EUA)


É diretora associada de Políticas no Teachers College da Universidade de Columbia, professora adjunta no Centro de Estudos Infantis da Universidade de Yale e professora na Virgínia e Leonard Marx Foundation. Autora de 225 artigos e 13 livros, trabalha com o Unicef para estabelecer padrões de aprendizado em vários países, incluindo o Brasil


Cisele Ortiz - Abebê


É psicóloga, especialista em educação infantil, professora do Instituto Singularidades, presidente da Abebê (Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê). É co-autora do livro “Ser Professor de Bebês: Cuidar, Educar e Brincar, Uma Única Ação” e coordenadora adjunta do Instituto Avisa Lá


Sandra Zakia - USP


É professora da USP, com doutorado em Educação no tema Avaliação de Aprendizado. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Política, Planejamento e Avaliação Educacional


Das 17h30 às 19 horas

Base Nacional: desafio de abordagem e próximos passos
A Base Nacional Comum Curricular define os conteúdos essenciais que a escola não pode deixar de ensinar. Representa uma cobertura jornalística desafiadora, por se tratar de tema técnico e que envolve processos complexos. Como a Base chega ao Conselho Nacional de Educação e quais são os próximos passos? E o que esperar da Base do ensino médio, que ganhou importância com a reforma dessa etapa?


Sobre os Palestrantes


César Callegari - CNE


É sociólogo e membro do CNE (Conselho Nacional de Educação), onde preside a Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Foi secretário municipal de Educação de São Paulo e secretário de Educação Básica do MEC


Cleuza Repulho - Pedadoga e consultora


É pedagoga e mestre em Educação pela Universidade Mackenzie, pós-graduada em Didática. Já exerceu cargos como diretora de Políticas Educacionais do MEC e presidente da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação). É consultora do Instituto Natura, da Fundação Lemann e do Laboratório de Inovação Educacional


Paulo Carrano - ANPEd


É professor associado da UFF (Universidade Federal Fluminense), onde atua na pós-graduação da Faculdade de Educação. Coordena o Observatório Jovem do Rio de Janeiro da UFF e o Portal EmDiálogo - Ensino Médio Em Diálogo. Integra a diretoria da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)

 

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