Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Congressos

Congresso da Jeduca volta a ser presencial em setembro

A 6.ª edição do evento internacional promovido pela associação será nos dias 12 e 13 de setembro, em São Paulo

22/06/2022
Redação Jeduca

O 6.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca terá como tema “As eleições de 2022 e a cobertura de educação nos próximos anos” e será realizado nos dias 12 e 13 de setembro (segunda e terça-feira) em São Paulo (SP).

 

Depois de dois anos em formato exclusivamente online por causa da pandemia de covid-19, o congresso volta a ser presencial, com uma programação que combina debates e oficinas. Porém, para possibilitar uma participação mais abrangente e democrática, parte da programação será transmitida pela internet e com interação do público via chat.

 

O 6.º Congresso da Jeduca será realizado na Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), localizada no bairro da Liberdade. O local foi escolhido por oferecer espaços amplos, arejados e com acessibilidade. Além disso, o acesso ao teatro e às salas de aula cedidas para o evento não interfere na rotina da instituição, nem na circulação de estudantes. Esses aspectos foram levados em conta pela organização, em função do contexto atual, que requer cuidados relacionados à transição pós-pandemia.

 

Programação

Estão previstas cerca de 20 atividades, entre debates com palestrantes nacionais e internacionais e oficinas especiais para apoiar a prática jornalística sobre aspectos-chave da cobertura de educação.

 

A programação, que ainda será divulgada, deve incluir discussões sobre planos de governo para a educação com representantes dos candidatos à Presidência da República, mesas sobre os bastidores da cobertura do recente escândalo dos pastores no MEC (Ministério da Educação), os dez anos da política de cotas nas instituições federais de ensino, o impacto da pandemia nas escolas e papos sobre jornalismo de educação com humor e jornalismo político. 

 

A inscrição para o congresso presencial, com a programação completa, será paga, como nas edições anteriores à pandemia. Os grandes debates acontecerão no teatro da Fecap e serão transmitidos via internet. As oficinas serão oferecidas apenas para os participantes que estiverem acompanhando o congresso presencialmente.

 

As atividades serão nos períodos da manhã e tarde. Todas as mesas contarão com interpretação em Libras.

 

Como sempre, a seleção de palestrantes e mediadores leva em conta a preocupação de dar voz a professores, estudantes e gestores públicos, além de dar atenção ao equilíbrio de gênero e raça.

 

O 6º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca conta com o patrocínio master de Itaú Educação e Trabalho e Instituto Educbank, patrocínio de Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Península, Instituto Unibanco, Itaú Social e  Santillana Educação, XP Educação e apoio da Fecap, Canal Futura/Fundação Roberto Marinho, Colégio Rio Branco,  Loures Consultoria e Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.

#jeduca2022 #congressointernacionaldejornalismodeeducação #congressodajeduca

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO