Atualizado em 1/8/2024
A Jeduca divulga hoje a lista dos 30 jornalistas selecionados para participar, com todas as despesas pagas, do 8º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação. O evento será em São Paulo (SP), nos dias 2 e 3 de setembro, com foco nos efeitos da crise climática na educação, na inteligência artificial e nas eleições municipais.
Foram 174 inscrições de profissionais de todo o Brasil para as bolsas e a seleção levou em conta critérios de diversidade regional, gênero, raça e etnia, além do perfil de atuação. Os 30 bolsistas são de 23 Unidades da Federação (UFs). A maioria deles (22) se autodeclarou preto (11), pardo (10) ou indígena (1). As mulheres são a maioria.
As bolsas incluem transporte (passagens aéreas e traslados), hospedagem em São Paulo e custos com alimentação durante a estadia. A ação está prevista no orçamento do congresso, que é viabilizado com patrocínio de organizações.
Todos os selecionados são jornalistas que moram fora de São Paulo. Eles atuam em veículos de comunicação, tradicionais ou independentes, ou ainda trabalham como pesquisadores de jornalismo/comunicação. Foram selecionados 3 jornalistas do Rio Grande do Sul como forma de apoio ao jornalismo local por conta da tragédia que atingiu o estado nos últimos meses.
“As bolsas são uma das iniciativas mais poderosas da Jeduca para trazer mais diversidade para o congresso e, especialmente, para que eles voltem para suas regiões com muitas ideias e vontade de fazer jornalismo de educação”, afirma Renata Cafardo, presidente da Jeduca.
Todos os demais inscritos receberão convite cortesia para acompanhar o congresso de forma on-line e, os inscritos de São Paulo, terão ainda gratuidade para a participação do congresso presencial.
A programação completa do congresso será divulgada em breve.
A lista abaixo está em ordem alfabética:
O 8º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca já conta com o patrocínio de Fundação Itaú, Fundação Lemann, Instituto Sonho Grande, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Unibanco, Instituto Ayrton Senna, Instituto Natura e Santillana Educação e apoio da Fecap, Canal Futura, Colégio Rio Branco e Loures Consultoria.