Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Valter Campanato/Agência Brasil
#conteprajeduca

#conteprajeduca: destaques da cobertura de educação em fevereiro

Para ver sua matéria aqui, basta publicá-la nas redes sociais usando a #. E se você vir alguma reportagem que valha a pena divulgar, m

05/03/2020
Rebeca Oliveira, Especial para a Jeduca

Técnicos do Inep ouvidos pela Folha de S.Paulo declaram que o resultado do Enem não é totalmente confiável, informou reportagem de Paulo Saldaña. 

 

Na Carta Capital, Ana Luiza Basilio ouviu especialistas sobre judicialização do Enem. E, no jornal O Globo, Renata Mariz explicou nova proposta de exame Enem seriado, estudada pelo MEC. 



Levantamento do O Globo, divulgado em reportagem de Bruno Alfano,  mostra que caiu a nota de corte de 87% dos 3.353 cursos entre o último dia de inscrições e resultado final do Sisu.

 

Em outra reportagem, ele demonstrou que há, proporcionalmente, mais colégios nas redes estaduais equipados com itens como biblioteca, lousa digital e internet para ensino do que na privada, de acordo com o Censo Escolar 2019 do Inep.



No UOL, Ana Carla Bermúdez noticiou que 19,5 mil vagas de professores e técnicos aprovadas na Lei Orçamentária Anual 2020 dependem do MEC para serem preenchidas. 

 

Análise de dados obtidos pelo repórter Paulo Saldaña, da Folha de S.Paulo, via LAI revela que o corte de bolsas para pós-graduação feito pelo governo em 2019 teve maior impacto no Nordeste.

 

Renata Mariz contou no jornal O Globo como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pretende pautar PEC do Fundeb em março

 

Reportagem de Paulo Saldaña e Fábio Pupo na Folha noticiou que o governo Jair Bolsonaro quer estabelecer um prazo de validade para o novo Fundeb

 

Hugo Passarelli, do Valor Econômico, entrevistou a relatora da PEC do Fundeb, que revelou o montante possível de complementação da União. 

 

O repórter Paulo Saldaña informou, na Folha, que a versão final da PEC do novo Fundeb define em 20% a complementação da União. 

 

Renata Cafardo noticiou  no Estadão o pedido de recolhimento de livros em escolas da rede estadual de ensino de Rondônia. A repórter também explicou a proposta do MEC para avaliação de fluência de leitura de alunos do 2.º ano do ensino fundamental. 

 

No Globo, Renata Mariz noticiou que o Inep recusa-se a aplicar a prova que mede tempo de leitura proposta pelo MEC.

 

Em evento em São Paulo, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, revidou especulações de que estaria deixando o cargo ao dizer que é "cascudo" e tem amigos para defendê-lo, noticiou Hugo Passarelli no Valor Econômico. 

 

No Estadão, Felipe Resk e Renata Cafardo contaram o caso do professor de escola particular de São Paulo detido em operação contra pornografia infantil. 

 

Série de reportagens de Fernanda Baldioti para o Projeto Colabora explora o ensino religioso em escolas públicas do Rio de Janeiro

 

Ao implantar mais 25 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, o Ceará chega a 38% das unidades públicas com jornada prolongada, noticiou Ítalo Cosme no jornal O Povo. 

 

Em Fortaleza (CE), a Escola Municipal Madre Teresa de Calcutá teve o início do ano letivo adiado, informou o no site Vida Ciranda.

 

O Bom dia Brasil contou a história de um jovem que construiu uma escola para alunos carentes em Miracema (TO) com materiais recolhidos de aterro sanitário.



A psicóloga Rosely Sayão defendeu que professores não tenham celulares particulares em sala de aula para proteger a privacidade dos alunos, em entrevista a Renata Cafardo no Estadão: 

 

A secretaria estadual de Educação de Roraima realizou a primeira edição do Carnaval do Centro de Atenção a Pessoas Surdas, contou Vanessa Vieira para o Correio do Lavrado.

#renatacafardo #rebecaoliveira #paulosaldana #hugopassarelli #fundeb #enem #censoescolar2019 #abrahamweintraub

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO