A experiência de estudantes, famílias e professores com as aulas remotas na rede estadual de São Paulo, após um período de férias durante a pandemia de Covid-19, foi tema o podcast Folha na Sala.
O jornalista Marcos Furtado é o autor da reportagem "Professores do RJ relatam pressão e falta de suporte no ensino a distância” da Folha de S.Paulo.
A repórter Thais Borges relata as experiências e percepções das famílias na reportagem "E se eu cobrar demais?": as mães e os pais que se tornaram alfabetizadores na quarentena, publicada no jornal Correio (BA).
O impacto do ensino remoto sobre as desigualdades, durante a pandemia do novo coronavírus, é o tema de três reportagens publicadas no Zero Hora, de Porto Alegre. Na primeira, Marcel Hartman e Tiago Boff abordam as discrepâncias entre escolas públicas e privadas. A segunda, assinada por Gabriel Jacobsen, noticia a intenção do governo do estado do Rio Grande do Sul abrir as escolas para estudantes que não possuem acesso a computador ou a celular. Na terceira, Hartman apresenta algumas boas práticas adotadas por prefeituras gaúchas para reduzir o impacto da crise sobre estudantes e suas famílias
O G1 Acre publicou uma matéria de Janine Brasil sobre como os estudantes estão lidando com a “nova educação” a distância, durante o isolamento social.
No interior do Rio Grande do Norte, o conteúdo escolar está sendo transmitido via rádio, mostra matéria do G1 e Inter TV Cabugi, assinada por Anna Alyne Cunha e Leonardo Erys.
Em seu blog, o jornalista Etiene Gonçalves publicou matéria sobre a oferta de aulas a distância para a rede municipal de Porto Velho e para municípios do interior de Rondônia.
No jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba (SP), Daniela Jacinto publicou a matéria “Qual é a primeira coisa que você pretende fazer assim que terminar a quarentena?”, a partir do relato de crianças.
O site Porvir publicou a matéria “Pandemia de coronavírus deve piorar desigualdade racial no ensino médio”, de Fernanda Nogueira.
Em entrevista a Leonardo Silva do site do Centro do Professorado Paulista, Claudia Costin afirma que o algoritmo não substituirá o professor.
A jornalista Viviane Tavares é a autora de matéria sobre os desafios para harmonizar o calendário escolar no país considerando as especificidades locais no site da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.
A distribuição e acesso à merenda escolar é o tema de uma série de reportagens assinada por Bruno Alfano, Paula Ferreira, Renata Mariz e Thiago Herdy no jornal O Globo. Entre os temas estão a falta de oferta de alimentação escolar a estudantes de 10 estados, a oferta de merenda em capitais do Nordeste, os impactos de uma alimentação pobre sobre o desenvolvimento infantil e as dificuldades enfrentadas pelas famílias.
A Folha publicou reportagem de Paulo Saldaña, Daniel Mariani, Diana Yukari e Emilio Sant’Anna que mostra que menos de 34% dos alunos da rede pública que fizeram o Enem têm acesso à internet.
No UOL, Ana Carla Bermúdez publicou matéria na qual a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), autora de projeto de lei para adiar o Enem, analisa decisão do MEC de postergar a realização do exame.
A repórter Isabela Palhares publicou na Folha de S.Paulo reportagem sobre estrangeiros que estão recorrendo a aulas de português a distância para se manterem familiarizados com o idioma.
O repórter Diego Braga Norte é o autor da matéria “O que é preciso para dar aulas em inglês no ensino superior”, baseada em uma pesquisa da UFPR sobre o tema na revista Ensino Superior.