O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi destaque na cobertura de novembro. A repórter Paula Ferreira, do jornal O Globo, publicou a reportagem “Mais de um terço dos candidatos inscritos no Enem são de localidades sem sala de cinema”, usando como mote o tema da redação deste ano.
Na Agência Brasil, Mariana Tokarnia publicou diversas matérias sobre o exame. Em uma delas repercute o formato da prova de 2019, considerada mais conteudista por professores. Outra matéria traça o perfil dos candidatos com mais de 30 anos e, numa terceira, conta as estratégias das escolas para ajudar os candidatos a superarem a ansiedade.
O jornalista Paulo Saldaña publicou a reportagem “Conselho Nacional de Educação aprova a formação de professor de 4 anos e foco na prática”, em que analisa o novo formato dos cursos de pedagogia e das licenciaturas. Saldaña também é o autor da matéria “Capes ignora regra em caso de empresário ligado a Weintraub”, na Folha, sobre a autorização de abertura de doutorado numa universidade privada.
As novas diretrizes de formação docente também foram tema de podcast apresentado por Ana Paula Evangelista e publicado no site da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, ligada à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Em outro programa, Ana Paula discute o impacto da nova carteirinha estudantil digital, criada pelo MEC, sobre a autonomia das entidades estudantis.
No UOL, Ana Carla Bermúdez mostrou, em reportagem, que o MEC bloqueou recursos do Fies e de bolsas para liberar R$ 1 bi que estavam contingenciados às universidades federais. A jornalista Julia Neves analisa o impacto do Plano Mais Brasil, anunciado pelo governo federal sobre a educação e a saúde no site da a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.
E Paula Ferreira revelou, no jornal O Globo, que mais de metade dos recursos destinados pelo MEC às escolas cívico-militares será destinada aos salários de oficiais da reserva. No jornal cearense O Povo, o repórter Ítalo Cosme publicou a matéria "Cerca de 40 cidades do Ceará pedem escolas cívico-militares; Fortaleza está fora até agora".
O especial “Correio nas escolas”, coordenado pela jornalista Ana Paula Lisboa e publicado no Correio Braziliense apresenta um mapa com informações sobre as 234 escolas de ensino médio do Distrito Federal, além de relatos de leitores e reportagens sobre as instituições de ensino.
A jornalista Lua Gama publicou no site da UFBA (Universidade Federal da Bahia) matéria sobre os bacharelados interdisciplinares da instituição.
No jornal Correio do Lavrado, de Roraima, a jornalista Vanessa Vieira informa que não há previsão para a realização do concurso para contratação de professores, programado para o segundo semestre de 2019.
“Qual o legado da ditatura militar na educação básica brasileira?” é o que Caio Zinet tenta mostrar em matéria publicada no site do Centro de Referências em Educação Integral.
No site do Porvir, Bruna Carolina Carvalho, publicou a matéria “Projeto Transforma alia esporte e educação para formação cidadã”.
Dois programas anunciados pelo MEC foram tema de matériasno siite da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, o Novos Caminhos e o Educação em Prática.