O repórter Marcel Hartmann é o autor de reportagem que demonstra que 90% do desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se deve a fatores socioeconômicos. A matéria, manchete do jornal gaúcho Zero Hora, foi desenvolvida usando inteligência artificial, com programação de Hermes Wiederkehr e infográficos de Anna Fernandes. Os dados usados na matéria mostram que a média dos alunos alunos negros é significtivamente mais baixa do que a dos brancos. Além disso, a reportagem inclui um perfil da escola gaúcha com média mais alta no Enem 2018, localizada na regiao mais rica do estado.
O repórter Paulo Saldaña detalha em reportagem publicada na Folha de S.Paulo o corte de verbas para programas federais em diversas áreas da educação básica, anunciada como prioridade pelo governo Bolsonaro.
“‘Eu me desvinculei e não quero nem saber’, diz ex-ministro Vélez Rodríguez sobre educação” é o título de reportagem assinada por Paula Ferreira da revista Época.
O jornal O Povo, de Fortaleza, publicou matéria de Ítalo Cosme sobre os possíveis impactos do programa Future-se, anunciado pelo MEC em julho, sobre as instiuições federais de ensino superior, especialmente sobre a UFC (Universidade Federal do Ceará).
Em matéria publicada no site Colabora, o jornalista Lauro Neto relata como foi o processo de tradução para a língua kaingang de uma HQ escrita por professores da (UFFS) Universidade Federal da Fronteira Sul sobre conservaçao da água. A versão foi feita por indígenas que cursam licenciatura em Educação do Campo na instituição.