Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Alice Vergueiro/Jeduca
Congressos

Crise no MEC, eleições e retrocessos são temas do 6.º Congresso

Programação do evento organizado pela Jeduca, ainda na fase final de elaboração, combina temas da atualidade e questões da cobertura

14/07/2022
Redação Jeduca

De volta ao presencial, o 6.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca será nos dias 12 e 13 de setembro, em São Paulo. O evento combina mesas e oficinas sobre a cobertura - como a crise dos pastores no MEC e eleições presidenciais - e debates sobre temas atuais na área - como retrocessos na educação e Lei de Cotas. 

 

O congresso tem como tema as “Eleições e a cobertura de educação nos próximos anos” e será realizado no Teatro Fecap, no bairro da Liberdade. As inscrições serão abertas em breve.

 

Entre os participantes confirmados, estão os jornalistas Breno Pires (Piauí, ex-Estadão), Paula Ferreira (O Globo) e Paulo Saldaña (Folha), que participam de mesa sobre os bastidores da cobertura sobre o envolvimento de pastores evangélicos na distribuição de recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que levou à demissão do ministro Milton Ribeiro.

 

A relação entre as coberturas de educação e de política, em meio à crise social, econômica e à pandemia, é tema de outra mesa com Vera Magalhães (O Globo e CBN), Felipe Moura Brasil (Estadão e Rádio Eldorado FM) e Maria Cristina Fernandes (Valor Econômico e CBN). 

 

Os responsáveis pelos planos de educação dos candidatos à presidência também estão sendo convidados para um debate sobre as propostas, assim como ocorreu no Congresso da Jeduca, antes das eleições de 2018. “Jornalismo de educação e humor” é o título da mesa que reunirá jornalistas e cartunistas, como Bennet (Folha) e Cristiano Botafogo (Medo e Delírio em Brasília). 

 

Os desafios da educação na Amazônia também serão discutidos com Raimundo Kambeba, diretor de uma escola indígena, e a professora da Universidade Federal do Amazonas Katia Schweickardt. 

 

Ainda no campo da cobertura jornalística, haverá uma sessão sobre a retomada das aulas presenciais em países onde as escolas permaneceram fechadas durante um longo período por causa da pandemia de covid-19, com participação da jornalista colombiana Paula Casas (El Espectador), entre outros profissionais estrangeiros. 

 

Os retrocessos na educação e os caminhos para reconstruir a escola pública serão debatidos por Denise Carreira (Ação Educativa e Rede Malala) e Fernando Abrucio (FGV). 

 

Em outra mesa, Dyane Brito (UFRB), Luanda de Moraes (UFRJ), Luiz Augusto Campos (Iesp/Uesj)  falarão sobre os dez anos da Lei de Cotas. A mediação será do jornalista Pedro Borges (Alma Preta).

 

Entre as oficinas já confirmadas, estão “Ensino de jornalismo e TCCs”, coordenada pelo jornalista Rodrigo Ratier (USP), que vai trazer vencedores do edital da Jeduca e Itaú Social, e discutir como levar o jornalismo de educação para a faculdade. Outra oficina vai ajudar jornalistas a aperfeiçoar a cobertura sobre a primeira infância, com a professora Juliana Doretto (PUC-Campinas) e as jronalistas Camla Salmazio e Sarah Fernandes (Radinho BdF).

 

O 6.º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca já conta com patrocínios confirmados do Itaú Educação e Trabalho, Instituto Educbank, Instituto Unibanco, Itaú Social, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Santillana Educação e apoio da Fecap, Canal Futura/Fundação Roberto Marinho, Colégio Rio Branco e Loures Consultoria.

 

 

#jeduca2022 #programação #congressodaJeduca #6.ºcongressointernacionaldejornalismodeeducação

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO