Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
OK
A associação
Notícias
Guias
Congressos
Dados educacionais
Edital
Editora pública
Banco de fontes
CONTATO
ASSOCIE-SE
LOGIN ASSOCIADO
Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Outros

#DepoisDasUrnas: saiba como fiscalizar os políticos eleitos

Campanha do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas disponibiliza materiais para acompanhar execução das promessas dos novos titulares do Executivo e Legislativo

08/11/2022
Redação Jeduca

O Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas*, do qual a Jeduca participa, lança nesta terça (8/11) a campanha #DepoisDasUrnas.

 

Partindo do princípio que a responsabilidade dos eleitores e eleitoras não termina quando o voto é depositado na urna, a campanha tem como objetivo estimular o controle social das propostas e ações que serão colocadas em prática pelos candidatos que saíram vitoriosos nas eleições de 2022 para presidente, senadores e deputados que saíram vitoriosos na última eleição ações realizadas pelos candidatos eleitos em 2022.

 

Para isso, a iniciativa divulgará ferramentas e conteúdos nas redes sociais a fim de orientar a população sobre como acessar informações confiáveis e de qualidade.

 

“Um dos compromissos da Jeduca é levar o máximo de informação possível à população e ajudar a qualificar a cobertura jornalística. Para isso, o acesso a dados públicos é algo fundamental e é muito importante que se saiba onde consegui-los”, analisa a jornalista Mariana Tokarnia, diretora da Jeduca e representante da associação no Fórum. “Os dados e informações são uma forma poderosa da sociedade ter controle do que é feito pelos governantes eleitos”, complementa.

 

A campanha ocorrerá no mês de novembro, com a divulgação de ferramentas e conteúdo úteis ao exercício do controle social nos perfis nas redes sociais dos membros do Fórum. O material estará disponível nas redes da Jeduca (aqui, aqui, aqui e aqui).

 

Na primeira publicação da #DepoisDasUrnas, as organizações compartilham quatro ferramentas de transparência ativa para monitorar as atividades do presidente e parlamentares. Nas próximas semanas, a campanha apresentará ferramentas de transparência passiva, dicas, cursos e materiais para ajudar na consulta aos dados.

 

A iniciativa também marca o início das comemorações dos 11 anos de sanção da LAI (Lei de Acesso à Informação), celebrado em 18 de novembro.

*O Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas é uma coalizão de entidades da sociedade civil, organizações de mídia e pesquisadores dedicada a fazer o controle social da implementação da LAI. A coalizão foi criada em 2003.



 

#transparência #eleições2022 #controlesocial #campanha ##depoisdasurnas

PARCEIROS FINANCIADORES
PARCEIROS INSTITUCIONAIS
ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTAS DE EDUCAÇÃO