No G1, Ana Carolina Moreno e Marcelo Valadares publicaram reportagem que mostra que o Brasil possui uma das maiores desigualdades entre ricos e pobres do mundo, segundo o levantamento Mapa da Aprendizagem, com base nos resultados do Pisa 2018.
As desigualdades de acesso ao ensino superior entre brancos e negros no Rio Grande do Sul são tema de reportagem especial assinada por Marcel Hartmann no jornal Zero Hora e no site GaúchaZH (RS).
O repórter Hugo Passarelli publicou, no Valor Econômico, matéria sobre a possibilidade de o ministro Abraham Weintraub (Educação) deixar a pasta no início de 2020.
Na matéria “Menos professores, mais margem: a portaria que muda as faculdades privadas”, publicada na Exame, a jornalista Carol Oliveira analisa os efeitos, nas instituições privadas, do aumento da nova norma que aumenta a carga horária a distância em cursos presenciais.
O jornal O Povo (CE) publicou a matéria “Famílias relatam dificuldades na garantia da inclusão escolar”, de Ítalo Cosme.
A implementação do novo ensino médio é o tema da reportagem assinada por Cátia Guimarães na revista Poli da EPSJV. (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio), ligada à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
A repórter Viviane Tavares publicou matéria no site da EPSJV sobre a criação de uma comissão especial na Câmara dos Deputados para analisar o projeto Escola sem Partido em 2020.
O mesmo site publicou a entrevista “O Pisa é um projeto de colonialismo educacional”, com Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, assinada por Julia Neves, além de um podcast, de Ana Paula Evangelista, sobre projeto de lei que propõe a transferência, na íntegra, da cota da União do salário-educação diretamente aos estados e municípios.
A jornalista Daniela Jacinto publicou a reportagem "Crianças exercitam cidadania e decidem o que melhorar na escola” no jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba (SP).